Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gustavo Uribe

    Gustavo Uribe

    Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

    Instagram
    X
    Compartilhar

    Convite para formatura, pedido de vacina, apelo por trem: as mensagens que Lula recebeu por e-mail e carta em 2023

    Média foi de 70 mensagens por dia; principal perfil dos remetentes foi de homens adultos da região Sudeste

    Convite para formatura, pedido de vacina, apelo por trem: as mensagens que Lula recebeu por e-mail e carta em 2023
    Convite para formatura, pedido de vacina, apelo por trem: as mensagens que Lula recebeu por e-mail e carta em 2023

    Em média, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 70 mensagens por dia de cidadãos brasileiros no ano passado.

    No total, foram enviados ao Palácio do Planalto 6.200 cartas e 19,5 mil e-mails tendo o presidente petista como destinatário.

    O levantamento foi obtido pela CNN com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

    O perfil majoritário dos remetentes é de adultos, do gênero masculino e da região Sudeste.

    Os principais pedidos feitos são relacionados à área de Comunicação Social e sugestões sobre administração pública.

    As mensagens são armazenadas pela Diretoria de Documentação Histórica da Presidência da República e, boa parte delas, respondida pelo diretor Claudio Soares Rocha.

    Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais somaram quase metade das cartas e e-mails enviados.

    ACNN teve acesso a oito mensagens. Os remetentes foram mantidos em sigilo, mantendo o direito à privacidade.

    Uma delas foi enviada por uma jovem de 19 anos de Carapicuíba, na Grande São Paulo. Ela solicitou à Presidência da República acesso à vacina que protege contra o HPV.

    “Eu cresci com pais extremamente irresponsáveis, violentos e negligentes. Há uma vacina que eu deveria ter tomado até os meus 14 anos: a vacina contra o HPV. Meus pais não me levaram pra tomá-la. Atualmente, fui atrás dela e descobri que a nonavalente custa em média R$ 2,5 mil”, escreveu.

    Como resposta, a Presidência da República encaminhou o caso para o Ministério da Saúde, que deu prosseguimento ao pedido.

    Em outra mensagem, um homem adulto de Ji-Paraná, em Rondônia, pede investimentos no transporte ferroviário do país e uma maneira que barateie o transporte até Porto Velho.

    “Moro no interior de Rondônia e me custa mais de R$ 300 apenas para ir a Porto Velho, de ônibus. O resto do país, portanto, se mostra inacessível”, escreveu “O brasileiro merece o Brasil”, destacou.

    Como resposta, a Presidência da República incluiu a sugestão nos arquivos oficiais para que seja consultada pela assessoria técnica do governo federal.

    As mensagens também incluem elogios a decisões do presidente, como a indicação do senador Flávio Dino (PSB-MA) para o Supremo Tribunal Federal (STF), enviada por uma mulher de Piracicaba, interior de São Paulo.

    “Quero parabenizar o presidente Lula pela excelente nomeação do ministro Flávio Dino ao STF, uma pessoa preparada e competente”, registrou.

    Houve ainda pedidos de fotografia do presidente, sugestão para melhorar a comunicação com a população e até mesmo convite para festa de formatura.

    “Gostaria de convidar o presidente Lula para a minha formatura em Ciência da Computação. Estou me formando graças à bolsa do Prouni. Sem ela, jamais teria conseguido me graduar nessa universidade”, escreveu.

    Lula não pôde comparecer à festa, mas enviou mensagem agradecendo o convite e desejando votos de sucesso.

    Chin Shi Huang Mapa do site