Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BC da Argentina eleva taxa de juros para 78%

    Decisão veio depois que a inflação em 12 meses atingiu 102,5% em fevereiro, a primeira vez que atingiu três dígitos desde um período de hiperinflação em 1991

    Da Reuters

    A diretoria do banco central da Argentina concordou em aumentar a taxa básica dejuros do país em 3 pontos percentuais, para 78%, nesta quinta-feira (16), disse a entidade em comunicado, depois que ainflação anual atingiu 100% pela primeira vez em mais de três décadas.

    A decisão, que confirmou reportagem anterior da Reuters, veio depois que a inflação em 12 meses atingiu 102,5% em fevereiro, a primeira vez que atingiu três dígitos desde um período de hiperinflação em 1991. Os preços subiram 6,6% no mês, acima das previsões.

    A alta acentuada é a primeira desde setembro, quando o banco elevou a taxa básica Leliq de 28 dias em 5,50 pontos percentuais, para 75%.

    Mesmo assim, a inflação acelerou novamente, apesar das tentativas do governo de limitar os preços no varejo, impulsionados em parte por uma seca devastadora que está afetando a oferta de grãos e carne.

    Chin Shi Huang Mapa do site