Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Carnaval: 2º dia de desfiles do Grupo Especial no RJ começa com samba sobre caju

    Seis escolas fecham os desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí nesta segunda-feira (12)

    A escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
    A escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    Seis escolas de samba fecham os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (12), a partir das 22h.

    Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Unidos de Vila Isabel, Estação Primeira de Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Unidos do Viradouro tomam a Marques de Sapucaí na segunda noite de desfiles da categoria mais alta da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

    No domingo (11), desfilaram a Porto da Pedra, Beija-Flor, Acadêmicos do Salgueiro, Grande Rio e Unidos da Tijuca, além da campeã de 2023, Imperatriz Leopoldinense.

    Quem abre o espetáculo desta segunda é a Mocidade Independente de Padre Miguel, com um samba sobre o caju, fruto que foi um dos primeiros tesouros levados por colonizadores quando eles chegaram ao Brasil. Em seguida, a Portela faz uma apresentação baseada no livro “Um defeito de cor”, da escritora Ana Maria Gonçalves, uma homenagem às mulheres negras que influenciaram a história do Brasil.

     

    Unidos de Vila Isabel leva novamente para a avenida seu enredo e seu samba de 1993, composto por Martinho da Vila, que parte de uma história fictícia baseada na cultura yorubá para defender que as crianças são a salvação. Já a Mangueira homenageia uma de suas mais notáveis torcedoras: Alcione.

    Na avenida, a Paraíso do Tuiuti vai usar a linguagem de HQ para contar a história de João Cândido, militar da Marinha de Guerra do Brasil que liderou a Revolta da Chibata, em 1910. E a Unidos do Viradouro mostra como o culto ao vudum serpente saiu da costa ocidental da África e chegou ao Brasil.

    Conheça os sambas-enredo das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

    Confira os horários de desfiles na Sapucaí nesta segunda (12):

    • Mocidade Independente de Padre Miguel, às 22h
    • Portela, entre 23h e 23h10
    • Unidos de Vila Isabel, entre 00h00 e 00h20
    • Estação Primeira de Mangueira, entre 01h00 e 01h30
    • Paraíso do Tuiuti, entre 02h00 e 02h40
    • Unidos do Viradouro, entre 03h00 e 03h50
    Chin Shi Huang Mapa do site