Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Procedimento que muda cor dos olhos viraliza nos EUA; médico explica técnica proibida no Brasil

    Prática pode causar danos severos à córnea, diz especialista

    Alterar a cor dos olhos viraliza no TikTok
    Alterar a cor dos olhos viraliza no TikTok Reprodução/TikTok

    Bárbara Carvalhocolaboração para a CNN

    São Paulo

    Nos últimos dias, o vídeo no TikTok de um homem sendo submetido a um procedimento para trocar a cor dos olhos viralizou com 4 milhões de visualizações até esta quinta-feira (14).

    A página que divulgou o vídeo é do médico Alexander Movshovich, de Nova York, nos Estados Unidos, que diz que o procedimento é seguro. Em sua conta, diversos vídeos usando o mesmo método são divulgados.

     

    Nos comentários, dezenas de usuários da rede escrevem que desejariam passar pela transformação. Brasileiros se manifestaram na rede para o procedimento chegar ao Brasil.

    @keratonyc

    #blue#blueeyes#frenchblue#kerato_nyc_safe_eye_color_change#ophthalmology#medicine#eyedoctor#eye#eyecolorchange#keratopigmentation#safeeyecolorchange#beauty#permanenteyecolorchange#cosmeticsurgery#plasticsurgery#beforeandafter#eyejob#neweyes#newiris#testimony#keratopigmentationtestimony#surgery#keratonyc#newyork#manhattan

    ♬ original sound – KERATO NYC

    Como o procedimento é realizado?

    ÀCCN,Tiago César Pereira Ferreira, oftalmologista especializado em catarata pelo Instituto de Olhos da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, contou que a prática se chama queratopigmentação.

    “Trata-se de um procedimento oftalmológico que envolve a pigmentação da córnea do olho para alterar sua cor ou aparência, colocando pigmentos no tecido da córnea, como uma tatuagem”, explica.

    “É preciso que seja feito com extrema precisão e cuidado, utilizando técnicas especializadas e equipamentos específicos para minimizar o risco de danos à córnea”, diz.

    No Brasil, o procedimento não é regulamentado para fins estéticos em pessoas com visão saudável, isto é, não é aprovado pelo Conselho Federal de Medicina para essa finalidade. Para isso, existem as lentes de contato coloridas.

    A indicação no Brasil é que a técnica seja usada apenas em casos em que o paciente tenha deficiência visual para melhorar o aspecto do olho.

    “Somente para melhorar a aparência do olho com problemas de desfiguração, sem acuidade visual, ou seja, olhos de pessoas já cegas que estão brancos, para, nesse caso, elevar a autoestima, contribuindo para evitar outras questões de saúde que poderiam ser facilitadas pelo quadro, como a depressão”, comenta.

    @

    ♬ –

    Quais os riscos?

    O especialista explica que os riscos associados à queratopigmentação incluem:

    • Infecções oculares;
    • Reações alérgicas ao pigmento;
    • Danos severos à córnea;
    • Diminuição da acuidade visual.

    Caso profissionais no Brasil realizem queratopigmentação para fins estéticos em pessoas com visão saudável, ou mesmo com indicação inadequada, Tiago afirma que os especialistas podem estar sujeitos a penalidades, incluindo sanções éticas e legais, suspensão ou perda da licença profissional, multas e ações judiciais por danos aos pacientes.

    As penalidades exatas podem variar dependendo das leis e regulamentos locais e vigentes.

    @

    ♬ –

    Chin Shi Huang Mapa do site