Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Copa do Brasil ou Série A? Pesquisa revela competição favorita da torcida

    Na região Norte, 67% dos entrevistados veem sempre ou frequentemente o segundo torneio nacional

    Corinthians e Flamengo disputaram a final da última Copa do Brasil
    Corinthians e Flamengo disputaram a final da última Copa do Brasil Eduardo Carmim/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

    Alexandre Simõesda Itatiaia

    ACopa do Brasil agrada mais ao torcedor brasileiro do que o Campeonato Brasileiro, que começa a ser disputado neste sábado (15). “O Maior Raio-X do Torcedor” mostra os motivos para essa preferência.

    Em primeiro lugar, o formato de mata-mata é o preferido pelo torcedor brasileiro numa comparação com os pontos corridos, que são usados nas Séries A e B. Esse é um apontamento importante da Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest.

    Qual é o melhor formato de campeonato?

    • Mata-mata – 50%
    • Pontos corridos – 38%
    • Depende do campeonato – 1%
    • NS/NR – 10%

    Metade dos entrevistados (50%) disse que prefere competições de mata-mata, com 38% sendo favoráveis aos pontos corridos. Para 1% depende do campeonato e outros 10% não souberam ou não responderam.

    Além disso, tem o fato de a Copa do Brasil ser mais abrangente, pois ela é disputada por clubes de todos os estados do país. A Série A do Campeonato Brasileiro, por exemplo, só tem times de nove unidades da federação.

    Números da pesquisa por região

    No Norte, única região sem representante na primeira divisão nacional, 67% dos entrevistados assistem à Copa do Brasil sempre ou frequentemente, com 52% tendo o mesmo hábito em relação à Série A.

    O Nordeste, que conta com Bahia e Fortaleza na elite, tem 63% dos entrevistados assistindo à Copa do Brasil sempre ou frequentemente, sendo esse número de 53% em relação ao Brasileirão.

    Dos 20 clubes da Série A, 12 são do Sudeste, mas mesmo assim os torcedores da região veem a Copa do Brasil com mais frequência numa comparação com o Campeonato Brasileiro: 61% a 56%.

    No Centro-Oeste, com dois clubes na primeira divisão, os números são muito parecidos, com 57% assistindo sempre ou frequentemente à Copa do Brasil, e 56% ao Brasileirão.

    A única região brasileira onde o Brasileirão tem mais aprovação do que a Copa do Brasil é o Sul, onde 60% assistem sempre ou frequentemente à Série A, e 59% fazem o mesmo em relação ao segundo torneio nacional.

    Campeonatos mais vistos

    1. Copa do Brasil – 61%
    2. Série A do Brasileiro – 56%
    3. Copa Libertadores – 53%
    4. Estaduais – 39%
    5. Liga dos Campeões – 30%

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

    Chin Shi Huang Mapa do site