Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Dois em cada três brasileiros consideram Pelé o melhor jogador da história

    Messi ficou na segunda colocação, bem abaixo do Rei, mas com o dobro de votos de Maradona

    Pelé comemorando o tri em 1970
    Pelé comemorando o tri em 1970 Foto: Alessandro Sabattini/Getty Images

    Alexandre Simõesda CNN

    “Quem já foi rei nunca perde a majestade”. O famoso ditado popular resume bem o que Pelé significa na história do futebol para o torcedor brasileiro. Dois em cada três entrevistados pela Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest apontaram o ex-jogador do Santos, que morreu no final do ano passado, como o melhor de todos os tempos.

    Além disso, “O Maior Raio-X do Torcedor” mostra que, para os brasileiros, a polêmica Pelé ou Maradona não existe. Inclusive, o segundo mais votado é outro argentino, Lionel Messi, que teve 6% dos apontamentos, número onze vezes inferior ao de Pelé, mas o dobro do que teve Maradona.

    Quem é o melhor jogador da história?

    1. Pelé – 66%
    2. Messi – 6%
    3. Ronaldo – 4%
    4. Cristiano Ronaldo e Maradona – 3%
    5. Garrincha – 2%

    O terceiro lugar desse ranking é de Ronaldo, com 4%. Maradona só aparece no quarto lugar, com 3%, tendo a companhia do português Cristiano Ronaldo, outro que ainda está em atividade. O brasileiro Garrincha fecha a lista dos mais votados, com 2%.

    Outros jogadores receberam 11% das indicações, com 5% dos entrevistados não sabendo ou não respondendo.

    Por faixa etária

    • 16 a 30 anos – Pelé (70%), Messi (7%) e Cristiano Ronaldo (5%)
    • 31 a 50 anos – Pelé (61%), Messi e Ronaldo Fenômeno (6%)
    • 51 anos ou mais – Pelé (68%), Messi (5%) e Garrincha (4%)

    O que impressiona é que, quando se faz o recorte da votação por faixa etária, percebe-se que o maior percentual alcançado por Pelé foi numa geração que não o viu jogar.

    Entre os entrevistados de 16 a 30 anos, 70% dos torcedores votaram nele, número parecido com os 68% dos entrevistados com 51 anos ou mais, que tem muita gente que o viu em ação. No grupo entre 31 e 50 anos, o Rei do Futebol teve 61% dos votos.

    Messi foi o segundo mais votado em todas as faixas etárias, mas com um ponto percentual de diferença à medida que a idade aumenta. Foram 7% de indicações entre 16 e 30 anos, 6% na turma entre 31 e 50 anos, e 5% naqueles que têm mais de 51 anos.

    Entre os mais jovens, o terceiro lugar foi de Cristiano Ronaldo, com 5%. Na geração de 31 a 50 anos, que acompanhou a carreira do Fenômeno, ele recebeu os mesmos 6% de Messi, dividindo o segundo lugar. Entre os mais velhos, com mais de 51 anos, Garrincha chegou próximo do atual camisa 10 da Argentina, tendo 4% dos votos, contra 5% do craque do PSG, da França.

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

    Leia também sobre a maior goleada do mundo na história do futebol.

    Chin Shi Huang Mapa do site