Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Falta de segurança é o que mais afasta o torcedor brasileiro dos estádios

    Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest aponta que o Sudeste registra a maior sensação de insegurança

    Briga entre torcedores de Flamengo e Vasco.
    Briga entre torcedores de Flamengo e Vasco. Reprodução

    Alexandre Simõesda Itatiaia

    A falta de segurança é o que mais afasta os torcedores brasileiros dos estádios. Entre os 79% dos entrevistados que afirmaram não frequentar as nossas arenas, 26% deles apontaram aspectos relacionados à segurança como o principal.

    Concentrando sete das oito maiores torcidas do País, o Sudeste é a região em que a falta de segurança é apontada pelo maior número de pessoas (29%) como o principal motivo para elas não frequentarem os estádios.

    Comparativo regional

    No Nordeste, que também concentra um grande número de grandes clubes, com uma rivalidade não só estadual, mas também regional muito forte, 25% dos entrevistados têm a violência como o principal motivo de afastamento dos estádios.

    Na Região Norte, palco do ataque dos remistas aos corintianos nesta quarta-feira (12), a segurança também é o fator principal de afastamento do torcedor do estádio, com 22%.

    No Sul, embora 21% apontem a segurança, o maior percentual, 24%, é de quem acha mais cômodo ficar em casa ou ir ao bar.

    Só no Centro-Oeste a segurança não é apontada por um número significativo de torcedores, pois 14% disseram que ela, ou a falta dela, os afasta dos estádios. O motivo maior, com 26%, é ser mais cômodo ficar em casa ou irão bar. Isso numa região que tem a maioria da sua população torcendo para equipes do Sudeste.

    Outros motivos

    Dentro desse grupo de 79% de torcedores que não vão aos estádios, o segundo motivo mais apontado por eles foi a comodidade de ficar em casa ou ir ao bar (19%). O preço dos ingressos teve 14%, o fato de não ter estádio na cidade onde mora 12% e a acessibilidade 11%. A dificuldade em conseguir bilhetes afasta 3% dos torcedores das arenas. Não sabem ou não responderam ficou com 16%.

    POR QUE NÃO FREQUENTA ESTÁDIOS?

    • Segurança – 26%
    • Comodidade de ficar em casa/ir para o bar – 19%
    • Ingresso caro – 14%
    • Não tem estádio onde mora – 12%
    • Acessibilidade – 11%
    • Difícil conseguir ingresso – 3%
    • NS/NR – 16%

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

    Chin Shi Huang Mapa do site