Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Qual clube é o maior favorito ao título brasileiro? Pesquisa revela opinião das torcidas

    Grupo dos favoritos conta com um gigante que subiu da Série B no ano passado, segundo pesquisa Itatiaia/CNN/Quaest

    Alexandre Simõesda Itatiaia

    Os vencedores das últimas oito edições da Série A integram o G5 dos favoritos ao título brasileiro de 2023, segundo “O Maior Raio-X do Torcedor”. A pesquisa Itatiaia/CNN/Quaest traz várias percepções dos amantes dos principais clubes do país sobre a nossa maior competição, que começa a ser disputada neste sábado (15).

    Atual campeão, o Palmeiras recebeu 23% dos votos, seguido pelo Flamengo, com 21%. A diferença entre eles está dentro da margem de erro máxima da pesquisa.

    Nessa lista dos últimos anos, o Alviverde é o clube que tem mais conquistas, pois venceu o Campeonato Brasileiro também em 2016 e 2018.

    Quem vai ganhar o Campeonato Brasileiro?

    1. Palmeiras – 23%
    2. Flamengo – 21%
    3. Corinthians – 11%
    4. Atlético-MG e São Paulo – 3%
    5. Grêmio – 2%
    6. Outros – 9%
    7. NS/NR – 28%

    A segunda colocação no ranking dos favoritos ao título da Série A é ocupada pelo Flamengo, que aparece colado no Palmeiras com 21% dos votos. Apesar da curta distância, os dois clubes vivem momentos distintos.

    Enquanto os paulistas comemoram o bicampeonato estadual no último domingo, os cariocas foram goleados por 4 a 1 pelo rival Fluminense, perderam uma taça que parecia ganha após os 2 a 0 na partida de ida da final, e o treinador português Vítor Pereira foi demitido pelo time da Gávea na última terça-feira (11).

    Apesar da fase conturbada, o Flamengo tem muita qualidade e mantém alguns jogadores que deram ao clube o bicampeonato em sequência da competição em 2019 e 2020.

    O Corinthians é o terceiro favorito do torcedor brasileiro ao principal título nacional, com 11% dos votos. O Timão levantou a taça duas vezes nas últimas oito edições, mas isso em 2015 e 2017. De toda forma, a força do seu elenco e o tamanho da sua torcida têm relação com essa colocação.

    O G5 dos favoritos à taça do Campeonato Brasileiro é fechado pelo Atlético-MG, campeão em 2021 e terceiro colocado em 2020, com 3%.

    Esse é o mesmo percentual do “intruso” São Paulo, que não levanta a taça da Série A há 15 anos, pois em 2008 fechou a maior sequência de títulos na era dos pontos corridos com um tricampeonato.

    O Grêmio, campeão gaúcho e que contratou o uruguaio Luís Suárez, também foi citado, com 2% dos votos. O clube foi um dos promovidos da Série B de 2022. Outros clubes tiveram 9% das indicações, com 28% não sabendo ou não respondendo.

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

    Chin Shi Huang Mapa do site