Este conteúdo foi originalmente publicado em Ex-funcionária diz à CNN que Trump é a “ameaça mais grave” à democracia dos EUA no site Chin Shi Huang.
]]>Nesse sentido, a antiga assistente da Casa Branca argumentou que as violações da Constituição por parte de Trump, depois de perder as eleições em 2020, deveriam desqualificá-lo para a presidência.
“Acho que Donald Trump é a ameaça mais séria que nossa democracia enfrentará em nossa vida e, potencialmente, na história americana”, disse Hutchinson durante uma entrevista com Jake Tapper da CNN na terça-feira.
O novo livro de Hutchinson, “Enough”, detalha o caos e a anarquia que marcaram o fim da administração Trump, na qual ela teve um lugar na primeira fila como principal assessora do então secretário-geral da Casa Branca,Mark Meadows, durante as tentativas do ex-presidente para anular as eleições e com o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
Hutchinson, que no ano passado deu um testemunho polêmico perante a comissão da Câmara dos EUA que investigou os acontecimentos de 6 de janeiro, disse a Tapper que teme que as instituições governamentais acabem numa situação ainda pior se Trump vencer novamente a presidência.
“As acusações que Donald Trump enfrenta atualmente – ele é acusado de obstrução à Constituição – são desqualificantes para mim. Donald Trump deveria ser desqualificado para ser presidente dos Estados Unidos; para mim isso não é uma questão”, disse Hutchinson.
“Temos que pensar: como seria um segundo mandato de Trump? Seriam essas as pessoas que dirigem o governo, as pessoas que atualmente enfrentam acusações? Quem trabalharia para Donald Trump no segundo mandato? Essa é a pergunta que devemos nos fazer ou nos consideramos diante deste período eleitoral”, finalizou.
Meadows, ex-chefe direto de Hutchinson, faz parte de um grupo de assessores e conselheiros de Trump na Casa Branca que agora enfrentam acusações criminais. Meadows, junto com outras 18 pessoas, incluindo Trump, foi indiciado no amplo caso de extorsão no distrito do condado de Fulton pelos esforços para reverter a derrota de Trump nas eleições de 2020 na Geórgia.
Meadows se declarou inocente e agora está tentando levar seu caso ao tribunal federal.
Hutchinson disse que sente pena de Meadows estar nessa situação por causa de sua lealdade a Trump, acrescentando que espera estar “fazendo a coisa certa” e cooperando com as investigações sobre o ex-presidente.
“Espero que coopere e cumpra o juramento que fez, porque sabe muito mais do que eu sobre o que aconteceu durante o período de novembro de 2020 a janeiro de 2021”, disse Hutchinson.
Meadows contratou Hutchinson em 2020, depois que ele assumiu o cargo de chefe de gabinete da Casa Branca. No livro, ela escreve que Meadows lhe disse desde o início que se pudesse “manter (Trump) fora da prisão, ele teria feito um bom trabalho”.
“Especialmente na administração Trump e em 2020, todos os dias ficamos com os cabelos em pé”, disse Hutchinson quando questionado sobre o comentário de Meadows. “Estávamos nadando para nos mantermos à tona, mas a maioria de nós estava se afogando.”
Hutchinson disse estar decepcionado com a forma como os líderes do Partido Republicano reagiram a Trump após o ataque ao Capitólio, especialmente o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, com quem desenvolveu um relacionamento próximo enquanto trabalhava no gabinete de assuntos legislativos da Casa Branca e depois para Prados.
“Continuo a ter muito respeito por Kevin. Espero o melhor para ele como presidente da Câmara, especialmente vendo o caos que está acontecendo agora no Capitólio”, disse Hutchinson. “Mas não confio nele para ser um bom líder para o Partido Republicano porque ele é um fantoche de Donald Trump. Kevin não assumiu uma posição forte sobre isso e acredito que Kevin saiba que tudo isso está errado.”
Hutchinson disse que ainda se considera republicana, mas não reconhece a versão atual do Partido Republicano sob a liderança de Trump.
Tapper perguntou a Hutchinson sobre um dos momentos-chave do primeiro debate presidencial do Partido Republicano no mês passado, quando o moderador da Fox News pediu aos adversários que levantassem a mão se apoiariam Trump como candidato presidencial, mesmo que ele fosse considerado culpado dos crimes dos quais ele é acusado.
Quase todos o fizeram, exceto Chris Christie, ex-governador de Nova Jersey, e Asa Hutchinson, ex-governador do Arkansas. Na sua entrevista com Tapper, Cassidy Hutchinson disse que achou a resposta decepcionante e que no início do debate esperava “ver algum tipo de luz no fim do túnel”.
“Eu tinha grandes esperanças em Nikki Haley”, disse Hutchinson. “Achei que ela tinha respostas muito inteligentes e bem informadas para as coisas. Até Mike Pence… Fiquei muito desapontado quando vi Mike Pence levantar a mão.”
No livro, Hutchinson escreve sobre sua luta pessoal com Trump. Ela diz que permaneceu leal a ele mesmo após o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro e planejava se mudar para a Flórida até que Meadows lhe dissesse, na última semana do governo, que não havia emprego para ela lá.
Quando sua amiga, a ex-diretora de comunicações da Casa Branca Alyssa Farah Griffin, se manifestou veementemente contra Trump depois de 6 de janeiro, Hutchinson disse que inicialmente ficou chateada com Farah Griffin, que agora é comentarista política da CNN, por ser desleal.
“Dizer isso agora, em retrospectiva e com a experiência que tive, parece ridículo”, disse Hutchinson. “Mas acho que isso é uma parte importante desse período de transformação para mim. Porque, por outro lado, quando a vi ali, senti um pouco de inveja. Me senti orgulhosa por ela fazer o que achava que deveria fazer e por usar sua voz.”
Hutchinson disse que se tivesse ido a Mar-a-Lago, a sua decisão de testemunhar provavelmente teria sido diferente.
“Para ser totalmente honesta e franca, ainda sentia essa lealdade a ele no final do governo. E temo que se eu tivesse ido para a Flórida, isso só teria crescido e eu não teria mudado minha mente”, disse ela. “Espero ter feito a coisa certa. Mas quando você está nesse ambiente, fica muito mais difícil.”
Hutchinson sentiu a pressão do mundo Trump quando lhe foi inicialmente atribuído um advogado financiado pelo ex-presidente para as declarações que daria perante a comissão em 6 de janeiro do ano passado.
No final das contas, ele mudou de advogado e se apresentou para falar sobre tudo o que viu, sabendo que enfrentaria uma possível reação de Trump e seus aliados por fazer isso.
Antes de mudar de advogado e retornar ao comitê de 6 de janeiro, Hutchinson disse a Tapper que se lembrava de ter conversado com um membro republicano do Congresso, que lhe disse para se olhar no espelho e se perguntar se gostou do que viu.
“Eu não gostei de quem eu era por um tempo”, disse ele. “Eu sabia naquele momento que precisava corrigir meu rumo e voltar a ser a pessoa que queria ser e esperava ser quando comecei a trabalhar no serviço público”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ex-funcionária diz à CNN que Trump é a “ameaça mais grave” à democracia dos EUA no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em 25% dos brasileiros planejam trocar de emprego nos próximos 12 meses, diz pesquisa no site Chin Shi Huang.
]]>De acordo com o estudo global “Hopes and Fears”, da PwC, 25% dos brasileiros afirmaram planejar deixar seusempregos nos próximos 12 meses.
O levantamento ouviu 54 mil pessoas em 46 países.
No ano passado, o número de pessoas que disseram que pretendiam mudar de emprego era de 19%.
Outro dado importante foi o de que 21% dos empregados no Brasil (17% no mundo) relataram dificuldades em pagar suas contas todos os meses.
Diante disso, 27% dos brasileiros têm um emprego extra. A média global é de 21%.
ÀCNN Rádio, a sócia da PwC Brasil Camila Cinquetti explicou que há motivos para o desejo de mudança do brasileiro.
“Temos observado que as principais razões são financeiras, as pessoas enfrentam dificuldades e isso é critério para mudar de emprego”, disse.
Ao mesmo tempo, há outros pontos relevantes para esse movimento: “Trabalhadores não observam oportunidades de crescimento na empresa, para sua carreira, e buscam novas oportunidades.”
O segundo ponto é “a busca por maior equilíbrio pessoal e profissional, já que 44% relataram que estão sobrecarregados nas suas funções.”
No que diz respeito às empresas, 28% dos participantes disseram que as companhias em que atuam não serão economicamente viáveis em dez anos se mantiverem o ritmo atual.
A pesquisa ainda questionou os entrevistados sobre o uso de inteligência artificial.
43% deles no País e 31% no mundo acreditam que a IA vai ajudar a ampliar a produtividade e eficiência no trabalho.
De acordo com Camila Cinquetti, a percepção negativa sobre as novas tecnologias vem sofrendo redução ao longo dos anos.
“O que é importante é que as pessoas passam a ter habilidades mais sofisticadas e humanas necessárias para o dia a dia, que são aportadas pelas tecnologias”, afirmou.
*Com produção de Alessandra Ferreira
Este conteúdo foi originalmente publicado em 25% dos brasileiros planejam trocar de emprego nos próximos 12 meses, diz pesquisa no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Estiagem: Governo federal vai destinar R$ 141 milhões para obras em rios afetados no Norte no site Chin Shi Huang.
]]>O trabalho deve acontecer na hidrovia do Rio Solimões, nos trechos entre os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant e a região do Tabocal no rio Amazonas, que juntos somam 20km. A previsão é que os trabalhos comecem já nos próximos dias.
O anúncio foi feito pelo governo federal em reunião nesta terça-feira (26), em Brasília, com a presença dos ministros do Transporte, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além da bancada federal do Amazonas.
“As obras desses R$ 141 milhões que foram destinados pelo Ministério dos Transportes, dos Portos e Aeroportos e Dnit vão iniciar a partir do dia seis de outubro em duas frentes: a primeira a partir do dia seis, e eu espero, ao lado do ministro Silvio Costa, do governador e de quem desejar, poder iniciar essas obras a fim de tirar os pontos críticos”, anunciou o ministro Renan Filho.
A estiagem no Amazonas já afeta mais de 11 mil pessoas. De acordo com a última projeção da Defesa Civil do Amazonas, da tarde desta terça-feira (26), são 111.058 pessoas e 27.765 famílias impactados.
Em comparação com segunda-feira (25), o balanço teve o acréscimo de 30.362 pessoas e 7.591 famílias das cidades de Amaturá, Santo Antônio do Iça e Coari, que agora compõem as dez cidades consideradas, junto de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Envira, Itamarati, Tefé, Jutaí e Uarini – todas em situação de emergência.
Cinco municípios em emergência ainda não enviaram os dados à Defesa.
Segundo o último informativo, além das 15 cidades em emergência, devido à estiagem, 40 estão em alerta, cinco em atenção e duas dentro da normalidade.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Estiagem: Governo federal vai destinar R$ 141 milhões para obras em rios afetados no Norte no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Torcedores do Fortaleza são detidos após brigarem entre si; veja vídeo no site Chin Shi Huang.
]]>As imagens viralizaram nas redes sociais. A Itatiaia apurou que a briga foi entre duas facções inimigas, a Leõs da TUF e a Jovem Garra Tricolor. Há uma rivalidade antiga entre as duas organizadas, que nos jogos da Arena Castelão ficam distantes, justamente para evitar o confronto.
O primeiro confronto ocorreu mais de uma hora antes da partida, e chamou a atenção dos corintianos que já haviam entrado na arena. A segunda foi com a bola rolando, e houve intervenção da Polícia Militar de São Paulo. O número de torcedores detidos não foi divulgado.
“As pessoas que brigaram não representam o Fortaleza, não representam os nossos valores, estou envergonhado com o que aconteceu e venho pedir desculpas a quem estava na arquibancada, ao estádio inteiro, e quem viu pela TV. Os jogadores no vestiário estavam preocupados porque tem familiares deles que ficam na arquibancada, você prejudica o time e a imagem da instituição”, disse o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.
Ele afirmou que vai procurar a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, e o Ministério Público, para ajudar na identificação dos que brigaram e pedir que eles sejam impedidos de entrar no estádio. E que o Fortaleza já fala com o Governo do Estado, que administra a Arena Castelão, para a colocação da biometria facial para o acesso à arena.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Torcedores do Fortaleza são detidos após brigarem entre si; veja vídeo no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Nova fase da Operação Lesa Pátria: homem que sentou na cadeira de Moraes é preso no site Chin Shi Huang.
]]>Um dos presos é o homem que transmitiu uma live sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes, no prédio do Supremo Tribunal Federal, durante os atos do 8 de janeiro. Aildo Francisco Lima foi preso em São Paulo.
Também no estado, agentes prenderam Basilia Batista, que participou da invasão do Congresso.
O terceiro alvo de mandado de prisão também é uma mulher, ainda não localizada. Ela é moradora do Distrito Federal.
ACNN tenta contato com a defesa dos alvos da operação.
Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo cumpridos em quatro estados ao todo: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.
Em 5 de setembro, a PF cumpriu 53 mandados de busca e apreensão. De acordo com apuração. Veja no vídeo acima.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Nova fase da Operação Lesa Pátria: homem que sentou na cadeira de Moraes é preso no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Povo Xokleng denuncia ameaças no contexto da discussão sobre o marco temporal no site Chin Shi Huang.
]]>Documentos e áudios obtidos pela CNN mencionam a presença de pessoas armadas dispostas a entrar em conflito com os indígenas.
Em um dos áudios, menciona-se a possibilidade de indenização para aqueles que ocupam a terra indígena – um tema ainda em debate no STF.
“Eles têm que indenizar e pagar tudo certinho para que ‘eles’ saiam, mas se não… A bala vai voar, esses caras estão armados de uma maneira que você nem imagina”, afirma uma pessoa não identificada em um áudio recebido pelos indígenas e compartilhado com a CNN.
“As comunidades indígenas estão sob risco de ataques, devido ao aumento das ameaças contra nossas lideranças e à instabilidade política na região. Portanto, é imperativo que se contribua para a segurança do povo Xokleng”, relataram as lideranças Xokleng em um ofício enviado em 22 de setembro aos Ministérios da Justiça e dos Povos Indígenas.
A disputa pela terra onde os Xokleng estão localizados serviu de referência para o STF rejeitar, na semana passada, a tese do marco temporal – a ideia de que a demarcação de terras indígenas só pode ocorrer em locais ocupados pelos povos originários quando a Constituição atual foi promulgada, em 5 de outubro de 1988.
No entanto, o debate não está encerrado. Está prevista para esta quarta-feira (27) uma retomada na discussão do assunto no STF, incluindo a avaliação sobre se as pessoas que ocuparam terras indígenas de “boa-fé” devem ou não ser indenizadas pelo Estado.
Para o cacique-geral da tribo Xokleng, Setembrino Camlem, a indenização para aqueles que ocuparam terras indígenas pode gerar “mais conflitos”.
“A disputa entre o indígena e o não indígena continuará se o Supremo decidir pela indenização. NoSenado, temos preocupações com outros temas, mas a questão do território é nossa grande dificuldade; nosso povo enfrenta convivências prejudicadas”, afirmou.
ACNN procurou os Ministérios da Justiçaedos Povos Indígenas e aguarda resposta.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Povo Xokleng denuncia ameaças no contexto da discussão sobre o marco temporal no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Guitarrista do Queen, astrofísico Brian May ajuda Nasa em missão para capturar asteroide do espaço no site Chin Shi Huang.
]]>May disse estar “imensamente orgulhoso” de fazer parte da equipe que coletou a amostra do asteroide Bennu.
“Olá, pessoal da Nasa, fãs do espaço, aficionados por asteroides. Aqui é Brian May, do Queen, como você provavelmente sabe, mas também estou imensamente orgulhoso de ser um membro da equipe OSIRIS-REx”, disse o músico de 76 anos em um vídeo transmitido pela Nasa TV no domingo (24).
A espaçonave OSIRIS-REx passou pela Terra no domingo, sete anos depois de ter sido lançada ao espaço para coletar amostras do asteroide próximo à Terra, chamado Bennu. Recolheu a amostra do asteroide com mais de 4,5 mil milhões de anos em 2020, antes de partir na sua viagem de regresso à Terra, especificamente ao Utah, nos EUA, em 2021.
May desempenhou um papel crucial na missão, criando imagens estereoscópicas a partir dos dados da sonda que permitiram ao líder da missão, Dante Lauretta, e à equipa localizar um local seguro para aterrar e recolher uma amostra.
No clipe, May pediu desculpas por não estar com a equipe naquela importante ocasião.
“Estou ensaiando para uma turnê do Queen, mas meu coração fica com vocês enquanto esta preciosa amostra é recuperada”, explicou ele.
“Feliz dia de retorno da amostra e parabéns a todos que trabalham arduamente nesta missão, especialmente ao meu querido amigo Dante.”
“Deus abençoe a todos”, acrescentou.
Depois de deixar a cápsula de amostra em Utah, a OSIRIS-REx continua suas viagens para estudar um asteroide diferente, chamado Apophis, disse a agência espacial.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Guitarrista do Queen, astrofísico Brian May ajuda Nasa em missão para capturar asteroide do espaço no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Após Taylor Swift em jogo da NFL, vendas de camisas de suposto affair aumentam 400% no site Chin Shi Huang.
]]>“Travis Kelce foi um dos cinco jogadores mais vendidos da NFL e viu um aumento de quase 400% nas vendas em toda a rede de sites Fanatics”, disse um porta-voz do Fanatics, parceiro oficial de comércio eletrônico da NFL.
A cantora apareceu torcendo pelos Chiefs durante a transmissão da FOX Sports, vestida com uma jaqueta vermelha e branca do time. Ela parecia estar sentada ao lado de Donna Kelce, a mãe do jogador, conversando e rindo durante todo o jogo no Arrowhead Stadium, em Kansas City.
A demonstração de apoio de Swift vem depois de semanas de especulação, por jornalistas e fãs da cantora, de que ela e Kelce estão namorando, embora os dois não tenham confirmado publicamente qualquer affair.
(Publicado por Jairo Nascimento)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Após Taylor Swift em jogo da NFL, vendas de camisas de suposto affair aumentam 400% no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Inquérito aponta que motorista não teve culpa no atropelamento de Kayky Brito no site Chin Shi Huang.
]]>O ator de 34 anos foi atropelado por um carro com motorista de aplicativo em 2 de setembro, por volta de 1h. O ator estava no quiosque Dona Maria, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro com alguns amigos quando foi buscar algo no carro que estava estacionado do outro lado da avenida.
Vídeo de câmeras de segurança mostram que Kayky sai correndo do carro para tentar atravessar de volta para o quiosque, quando é atropelado por um Fiat Argo que levava uma mulher e uma criança de 10 anos do Recreio dos Bandeirantes para a Barra da Tijuca.
Kayky teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) vinte dias após ser atropelado quando tentava atravessar a avenida da praia da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. É o que informa o boletim médico enviado pelo Hospital Copa D’or, localizada na zona sul da capital fluminense, enviado à CNN no dia 22.
O texto, assinado por Edno Wallace (médico assistente), Ney Pecegueiro (médico assistente) e Marcelo London (diretor médico do Copa D’Or), afirma ainda que Kayky “está consciente, conversando com os familiares e cooperando no processo de reabilitação ortopédica”.
As imagens mostram ainda o momento em que o ator quase foi atingido por outro veículo, minutos antes de ser atropelado ao atravessar a avenida.
Um vídeo, enviado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro à CNN, mostra os estragos deixados no veículo pelo acidente. Veja o vídeo abaixo.
O carro envolvido no atropelamento do ator Kayky Brito já passou por perícia e foi liberado para o motorista.
Segundo o delegado Ângelo Lages, titular da 16ª DP (Barra), o motorista costumava gravar as corridas com o celular. Essas imagens já foram entregues pela defesa e estão sendo analisadas pela polícia.
Sthefany Brito, irmã de Kayke Brito, publicou declaração ao irmão após ele ser internado com politraumatismo e traumatismo craniano, vítima de um atropelamento
Crédito: Reprodução/InstagramSthefany disse que "não existe" sem o irmão e que ele foi a primeira pessoa que amou
Crédito: Reprodução/InstagramO ator Kayky Brito foi atropelado no posto 6, na praia da Barra, no Rio de Janeiro, após ter ido ao carro buscar algum pertence, segundo autoridades
Crédito: Reprodução/ InstagramEm atualização.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Inquérito aponta que motorista não teve culpa no atropelamento de Kayky Brito no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Grupos políticos articulam pedido de impeachment de Landim por multas de técnicos no site Chin Shi Huang.
]]>Rodolfo Landim foi eleito em 2019 e, atualmente, cumpre seu segundo mandato, que vai até o fim de 2024. Neste período, o clube já desembolsou cerca de R$ 37 milhões com as demissões de Doménec Torrent, Rogério Ceni, Paulo Sousa e Vitor Pereira. A saída de Sampaoli custará cerca de R$ 8 milhões.O ex-presidente do Flamengo, Márcio Braga, é um dos nomes mobilizados. Os sócios e conselheiros estudam como fundamentar o pedido de impeachment para levar a proposta aos poderes do clube.
Segundo o estatuto, o processo deve ser tocado pelo Conselho Deliberativo. Contudo, o próprio presidente do CoDe, Antônio Alcides, é alvo de insatisfação na Gávea por conta da condução em sessões que terminaram em confusão na Gávea. O seu impeachment também pode ser pedido.
Dois casos que explicam a insatisfação com o presidente do CoDe foram nas reuniões que tiveram como pautas a proposta de emenda que visa impedir a candidatura no Flamengo de sócios com cargo público e a da cassação do título de grande benemérito de Kleber Leite, ambas em 2023.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Grupos políticos articulam pedido de impeachment de Landim por multas de técnicos no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Fluminense x Internacional: veja os prováveis times pela Libertadores no site Chin Shi Huang.
]]>Para a partida no Rio de Janeiro, o técnico Fernando Diniz terá todos os seus jogadores à disposição para o clássico nacional. Recuperados de lesão, Jhon Arias e Paulo Henrique Ganso estão à disposição do técnico na equipe que começar o confronto. O camisa 10 é a dúvida.
Enquanto Arias está confirmado entre os 11 iniciais, Ganso é dúvida do treinador. O jogador disputa vaga com John Kennedy e a tendência é que comece entre os titulares, para deixar uma equipe mais cautelosa. Alexsander também inicia assim o confronto. Marcelo está confirmado na lateral esquerda.
O Colorado, do técnico Eduardo Coudet, vem com algumas mudanças. Uma delas é a entrada de Hugo Mallo na lateral-direita no lugar de Bustos, para tentar fechar um pouco mais a defesa. O espanhol, que chegou a pedido do treinador, pode atuar também como zagueiro.
Além dele, Vitão Johnny retornam a zaga e meio-campo, respectivamente, após se recuperarem de lesão e estão confirmados pelo treinador. Enner Valencia e o goleiro uruguaio Rochet, principais reforços para a competição, começam o confronto.
Vale lembrar que o jogo de volta acontece na próxima quarta-feira (4), no Beira-Rio, em Porto Alegre, no mesmo horário. O vencedor encara na decisão Palmeiras ou Boca Juniors-ARG, que iniciam também a semifinal na quinta-feira (28), em Buenos Aires, com a volta no dia 5, no Allianz Parque.
Provável Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Alexsander e Paulo Henrique Ganso (John Kennedy); Arias, Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Provável Internacional: Rochet; Mallo, Vitão, Mercado e Renê; Johnny, Aránguiz, Mauricio, Alan Patrick e Wanderson; Valencia. Técnico: Eduardo Coudet.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Fluminense x Internacional: veja os prováveis times pela Libertadores no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Luxemburgo sobre Fortaleza: “trabalho deles está na nossa frente há bastante tempo” no site Chin Shi Huang.
]]>Vanderlei, de início, destacou a capacidade do Leão do Pici em criar chances através da velocidade, como muitas vezes fez, com Marinho e Guilherme. Em seguida, atrelou o nível do jogo a uma vantagem que o Fortaleza tem em relação ao trabalho feito no Corinthians.“Não é contra o Fortaleza. Eles são bem preparados, tem que ter cuidado, são velozes na transição ofensiva, e temos que ter cuidado na chegada. Tivemos a posse de bola, e faltou mais contundência no último terço. A dificuldade não é só o Corinthians que vai encontrar, todas equipes vão encontrar. Eles jogam juntos há três anos, que vem aqui no Morumbi e ganham, jogam de igual para igual. O trabalho deles está na nossa frente há bastante tempo”, disse o treinador.
Luxemburgo segue pressionado no Corinthians e tem a Copa Sul-Americana como seu grande alicerce para se manter no comando da equipe. O duelo de volta será no dia 3 de outubro, em Fortaleza.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Luxemburgo sobre Fortaleza: “trabalho deles está na nossa frente há bastante tempo” no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Rosa Weber lidera última sessão do STF como presidente antes de aposentadoria no site Chin Shi Huang.
]]>Weber deve se aposentar oficialmente no dia 2 de outubro, data de seu aniversário de 75 anos – idade limite para atuação no STF. A ministra será a segunda magistrada do Supremo a se aposentar em 2023, após a saída de Ricardo Lewandowski em maio.
O ministro Luís Roberto Barroso será o novo presidente do Supremo. A posse está prevista para quinta-feira (28), junto ao vice-presidente, o ministro Edson Fachin.
A idade para aposentadoria compulsória foi determinada pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/2003 – ou “PEC da Bengala” – em 2015, que aumentou a idade máxima de 70 anos para 75 anos.
Votos em processos em plenário virtual e assinaturas de decisões poderão ser feitas por Weber até o dia 1º de outubro.
Os votos da ministra continuam valendo mesmo após a sua aposentadoria, portanto, seu eventual sucessor, ou sucessora, não poderá votar caso esses julgamentos sejam adiados.
Na sessão desta quarta-feira no STF serão trabalhadas questões em torno do novo marco temporal, tese invalidada pela Corte por 9 votos a 2 na última quinta-feira (21).
Serão definidas as regras que deverão ser seguidas por todas as instâncias da Justiça em casos sobre demarcação de terras indígenas.
Rosa Weber, também presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), se emocionou durante as homenagens recebidas na terça-feira (26) em sua última sessão no comando do Conselho.
“É um verdadeiro mar de emoções que toma conta de mim. Estou com enorme necessidade de impedir que os diques internos se abram e que as lágrimas transbordem”, disse Weber.
“Comentei na sessão anterior que eu choro muito, eu sou muito chorona, mas as lágrimas sempre escorrem para dentro. Mas elas têm, nesses dias, teimado em mudar o rumo.”
A sucessão de Rosa Weber tem gerado debates que pressionam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) para indicações que reforcem a representatividade da Suprema Corte, que hoje conta com 2 mulheres – com a ministra Cármen Lúcia – para 9 homens.
Com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski, havia expectativas de que Lula apostasse em nomes de representatividade feminina e negra, mas a vaga foi ocupada por seu advogado, o jurista Cristiano Zanin.
Lula afirmou na segunda-feira (25) que gênero e cor não serão critérios levados em conta para a indicação de sucessores na Corte.
“Estou muito tranquilo, pois vou escolher uma pessoa que possa atender aos interesses e expectativas do Brasil, que possa servir ao Brasil, que tenha respeito com a sociedade brasileira. Uma pessoa que tenha respeito, mas não tenha medo da imprensa”, disse Lula.
“Já tenho várias pessoas na mira, não precisa perguntar essa questão de gênero ou cor, eu já passei por tudo isso. No momento certo, vocês vão saber quem eu pretendo indicar”, acrescentou.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, é considerado o favorito para ocupar a vaga de Weber no STF.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Rosa Weber lidera última sessão do STF como presidente antes de aposentadoria no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Marco temporal: STF trabalha por consenso sobre indenização e ministros não descartam pagamento prévio no site Chin Shi Huang.
]]>Ministros ouvidos pela CNN, em caráter reservado, dizem que o esforço do tribunal será por uma solução de consenso —a chamada decisão ‘per curiam’.
Esses magistrados não descartam, inclusive, que o caminho consensual passe pelo pagamento da indenização prévia, contrariando o entendimento do governo Lula.
Em documento entregue a ministros do STF na segunda-feira (25), a Advocacia-Geral da União (AGU) disse não ser “razoável” a adoção desse tipo de compensação e citou falta de previsão constitucional para a indenização com antecedência.
No debate sobre as indenizações, os ministros vão discutir, basicamente, dois formatos.
No primeiro deles, proposto pelo ministro Alexandre de Moraes, o pagamento das compensações deve ocorrer no âmbito do processo de demarcação, como condicionante para sua conclusão. Ou seja, os ocupantes dessas terras devem ser indenizados antes da destinação da área aos povos originários.
Apresentado pelo ministro Cristiano Zanin, o segundo formato prevê que o processo de indenização deve correr em ação paralela à da demarcação.
Diferentemente de Moraes, o magistrado entende que a responsabilidade de indenizar não deve ficar restrita à União, podendo ser arcada por estados e municípios.
O governo federal trabalha para que a tese de Zanin preça. Já a tese de Moraes é, hoje, a que mais agrada à bancada ruralista no Congresso porque, na prática, a desocupação das terras só acontecerá após o pagamento das indenizações.
Para lideranças indígenas, no entanto, a vinculação da compensação ao processo de demarcação pode ser um entrave para que essas áreas sejam entregues, formalmente, aos povos originários.
ÀCNN, ministros que antes indicavam acompanhar a tese de Zanin admitem, nos bastidores, a possibilidade de rever suas posições em nome do consenso.
Um dos caminhos em debate pode, por exemplo, admitir a indenização prévia, desde que haja compartilhamento de responsabilidade entre União e os demais entes federativos que titularam para o pagamento dessa compensação.
Esses magistrados também dizem que a solução consensual no Supremo pode prever, por exemplo, acordos entre os responsáveis pela titulação da terra e os ocupantes dos locais que não passem, necessariamente, pelo ressarcimento com recursos financeiros.
Com exceção do relator, Edson Fachin, os demais ministros que votaram contra o marco temporal entendem ser possível a indenização pelo valor da terra em si, a chamada terra nua, além das eventuais benfeitorias feitas no território. Hoje, a lei só prevê indenização pelas benfeitorias.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Marco temporal: STF trabalha por consenso sobre indenização e ministros não descartam pagamento prévio no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Após série de críticas ao BC, Lula recebe Campos Neto no Planalto pela 1ª vez nesta quarta no site Chin Shi Huang.
]]>O encontro, a convite do presidente do BC, vai ocorrer no final da tarde e será o primeiro entre os dois desde que Lula assumiu seu terceiro mandato.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também deverá estar presente. “Acredito que vai ser uma reunião em que os dois tentam tirar proveito e ressaltar aspectos positivos do encontro”, analisa Cristiano Noronha, vice-presidente da Arko Advice.
A Selic, taxa básica de juros, é o principal ponto de atrito entre os dois. No início do mandato de Lula, a taxa estava em 13,75% — agora, encontra-se em 12,75%.
Por considerá-la elevada, o presidente não chegava nem a mencionar o nome de Campos Neto, citado como “cidadão” pelo petista. Lula também dizia que “Campos Neto não foi indicado pelo povo”.
“Quando tinha o [Henrique] Meirelles [no comando do BC], eu conversava com o Meirelles”, completou em referência à falta de diálogo entre ele e Campos Neto até então.
Já em agosto, mantendo a tensão entre eles, o chefe do Executivo disse que o presidente do BC “não entende de Brasil” e “de povo”.
Fontes disseram à CNN que o pedido para o encontro partiu de Campos Neto, que, além de Lula, vem sendo alvo de críticas duras e pessoais também de muitos governistas, de dentro e fora do PT.
Relatos feitos à reportagem por pessoas próximas a Lula apontam que, antes de aceitar o pedido do chefe do BC, ele consultou Haddad e aliados que têm bom diálogo com a autoridade monetária.
As quedas recentes da taxa de juros — duas já foram promovidas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC — ajudaram a arrefecer os ânimos entre Lula e Campos Neto.
Aliados de Lula dizem que ele parou de reclamar com frequência das decisões do BC, mesmo mantendo tom ácido sobre o presidente do banco publicamente.
Há três semanas, durante evento em Fortaleza, Lula criticou o patamar de juros e afirmou: “Se ele conversa com alguém, não é comigo”, em referência ao presidente do Banco Central.
O encontro está sendo considerado um sinal de respeito à institucionalidade dos cargos e à independência do BC, um fator novo na transição de governo do país.
Na avaliação de pessoas próximas a Lula, nenhum dos dois marcaria um encontro se não fosse para selar uma convivência mais respeitosa entre eles.
No entanto, ninguém já aposta em pacificação, mas o gesto de aproximação pode inaugurar um período de maior naturalidade na convivência entre os presidentes da República e do Banco Central.
*Publicado por Pedro Jordão, da CNN, em São Paulo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Após série de críticas ao BC, Lula recebe Campos Neto no Planalto pela 1ª vez nesta quarta no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Na reta final, CPMI tenta acordo para aprovar convocações de ex-comandantes das Forças Armadas no site Chin Shi Huang.
]]>Na próxima quinta-feira (28), a CPMI espera o depoimento de Alan Diego dos Santos, preso por tentar explodir um caminhão-tanque perto do Aeroporto de Brasília.
No mesmo dia, o colegiado tentará realizar uma reunião para deliberar sobre a convocação do Almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, do Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) e do general Marcos Antonio Freire Gomes, ex-comandante do Exército.
Os três teriam participado de um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para discutir um suposto plano de intervenção militar. A reunião teria sido revelada pelo ex-ajudante de ordens Mauro Cid, em delação premiada.
Segundo a relatora da CPMI, Eliziane Gama (PSD-MG), é preciso entender se a reunião de fato ocorreu e o que foi tratado.
Uma sessão deliberativa para aprovar os requerimentos de convocação dos ex-comandantes estava prevista para esta terça-feira (26), mas foi adiada por falta de acordo.
Para que os requerimentos da relatoria sejam pautados, o presidente da comissão, deputado Arthur Maia (União-BA), afirmou que, antes, deve colocar em votação o pedido da oposição para convocar Sandro Augusto de Sales Queiroz, ex-comandante do Batalhão de Pronto Emprego da Força Nacional de Segurança Pública.
Ao menos 11 requerimentos da oposição pedem a convocação do militar. “Colocaremos requerimento do comandante da Força Nacional, caso não seja aprovado, nós continuaremos com os requerimentos que já foram aprovados. Se aprovado, os outros requerimentos serão aprovados. É a defesa do direito de minoria”, disse.
Além das convocações, Eliziane espera conseguir aprovar pedidos de quebra de sigilo das movimentações bancárias do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Segundo ela, a ideia é que o relatório final da comissão seja lido no dia 17 de outubro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Na reta final, CPMI tenta acordo para aprovar convocações de ex-comandantes das Forças Armadas no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Sem Caixa, Câmara freia ritmo de votações no site Chin Shi Huang.
]]>A avaliação nos bastidores, de acordo com lideranças ouvidas pela CNN, é que, diante desse cenário, Lira ainda estuda o que pode ser feito, mas, provavelmente, pautas consideradas prioritárias para o governo não devem avançar em breve na Casa.
O governo pode encontrar dificuldades de aprovar medidas que o ajudem a alcançar a meta de déficit zero. Pautas como taxação de offshores e fundos exclusivos, e até mesmo, o orçamento de 2024, podem ficar em “banho maria”.
“A Casa já está parada. Lira voltou dos Estados Unidos e viajou para o estado, viajou para São Paulo… já é uma sinalização ele não parar aqui. A expectativa era que a solução viria da viagem deles à Nova York, e não veio. Foi uma frustração”, afirmou em reservado um líder próximo à Lira.
Lula afirmou publicamente nesta segunda-feira (25) que, por enquanto, não está disposto a trocar a presidência da Caixa, hoje ocupada por Rita Serrano.
“Não adianta ficar torcendo para a água que você quer que passe embaixo da ponte chegue logo, ela vai chegar no momento certo”, disse Lula.
A declaração foi dada dias após o presidente da Câmara afirmar, também publicamente, que a mudança no comando do banco estava acertada e de “porteira fechada”, indicando que todas as vice-presidências do banco serão preenchidas por indicados de partidos do Centrão.
A resposta pública de Lula gerou “estresse e desconfiança” entre líderes do bloco na Câmara. Até o momento, não há conversa prevista entre o presidente da República e Arthur Lira.
A indicação da presidência da Caixa foi prometida por Lula à Lira e faz parte do pacote para entrada de PP e Republicanos na Esplanada dos Ministérios, que deve garantir votos de deputados dos partidos do Centrão. As 12 vice-presidências devem ser entregues e divididas entre partidos do bloco, apesar de resistências por parte do PT.
Um líder relembrou que o “clima não está bom” desde a nomeação de André Fufuca (PP-MA) no Ministerio do Esporte e de Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) em Portos e Aeroportos. As cerimônias de posse “tímidas” frustraram a expectativa de um grande evento no Palácio Planalto, e foram avaliadas, nos bastidores, como o “anticlímax”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sem Caixa, Câmara freia ritmo de votações no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Burocracia e atrasos podem custar R$ 59 bi à construção até 2025, diz estudo no site Chin Shi Huang.
]]>Ampliar a distribuição de água em alguma grande cidade do país, um projeto possível de ser concluído em cinco meses, costuma levar 15.
No caso da manutenção de uma rodovia, o tempo entre o cenário ideal e o real quase quadruplica: em vez de cinco meses possíveis, perdem-se 18, ou um ano e meio, considerado cada trecho de 100 quilômetros a ser renovado.
Esses são alguns exemplos levantados junto às maiores empresas do setor no Brasil pelo estudo “Burocracia na Construção: o custo da ineficiência nos processos”, feita pela consultoria Deloitte a pedido da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
A pesquisa se debruçou sobre quais são os principais gargalos responsáveis pelos atrasos quase crônicos que acometem os projetos, desde o segmento imobiliário até as grandes obras de infraestrutura, quando não acabam totalmente paralisadas, e tentou, também, mensurar o quanto custa esse atraso.
A estimativa é que, de 2023 até 2025, o setor terá deixado de ganhar R$ 59,1 bilhões por conta desse tempo a mais que os projetos acabam levando para ser concluídos, atrasados por problemas como regras confusas, lentidão nas licenças ou falta de mão de obra qualificada, entre outros.
O valor equivale a 8% do volume total de investimentos previstos no período pelo setor, considerados tanto o mercado imobiliário quanto os grandes projetos de infraestrutura já contratados.
“Se você for, por exemplo, montar um restaurante para colocar em operação em um ano, mas coloca em dois anos, todo o dinheiro investido vai ficar empatado durante esses dois anos antes de começar a dar retorno”, explica Eduardo Capobianco, representante do Sindicato da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP) na Fiesp e um dos idealizadores da pesquisa.
“O custo adicional desse prolongamento do investimento, para a construção, significa essa perda avaliada em 8% desses investimentos que o estudo tentou mensurar.”
Um estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), feito há dez anos, calculou que 12% dos custos de se erguer um imóvel existem apenas por conta dos atrasos no processo.
Isso significa que o preço final da casa, aquele que será pago pelos consumidores, acaba cerca de 7% maior, de acordo com o presidente da Cbic, Renato Correia. “Estamos há dez anos dessa pesquisa e os números não mudaram muito”, diz ele.
“Imagine que você leve 18 meses para aprovar um projeto na Prefeitura, no licenciamento, e compra um terreno que vale 10% do custo da obra”, conta Correia.
“Esse terreno vai ficar parado durante meses, com 13% de taxa de juros, mais o IPTU que paga, mais a roçagem que tem que fazer porque o mato cresce, às vezes há os custos para vigiar, senão invadem. Tudo isso somado, ao longo do tempo, quando junta toda a burocracia, vai impactar em algo como 12% dos custos.”
Os gargalos analisados pela pesquisa da Deloite são de toda ordem. Eles vão desde velhos conhecidos do país, como a complexidade tributária e as dificuldades de logística, até alguns especialmente sensíveis para a construção civil, como a recorrente dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e, principalmente, a miríade de trâmites de regras difusas e processos demorados envolvendo os processos de licenciamento junto aos governos municipais, estaduais e federal.
“O Brasil tem 26 estados, mais 5.568 municípios, fora a União, cada um com seu regramento, sua legislação e seus procedimentos burocráticos”, diz Capobianco, da Fiesp.
“Isso obriga o empreendimento, seja uma estrada, um edifício, a lidar com um monte de repartições e agências com burocracias extensas, e que não se comunicam entre si.”
Para mensurar a morosidade de todos eles, a pesquisa conversou e com executivas das 40 maiores construtoras do país, abarcando desde os edifícios imobiliários até rodovias, ferrovias, saneamento e portos, por exemplo.
Para chegar ao cálculo do “custo da burocracia”, estimado nos R$ 59,1 bilhões até 2025, foi perguntado a eles quanto tempo os seus projetos “ótimos” levaram para ser concluídos – ou seja, os empreendimentos que conseguiram realizar sem grandes percalços e sem fugir dos prazos planejados.
Isso foi comparado a qual costuma ser o prazo médio de execução dos projetos de cada um deles como um todo, no geral bem maior.
“A ineficiência nos processos pode aumentar o prazo médio de execução em até 16 meses para obras de infraestrutura e em até 13 meses para construção imobiliária, na comparação com as médias dos melhores prazos apresentados pelos executivos entrevistados”, explica o estudo em seu relatório.
O “dinheiro perdido” foi calculado com base nessa diferença de tempo: ele precificou o quanto os investimentos feitos por essas empresas perdem valor ao longo do tempo e o quanto de custo adicional é drenado por cada um desses meses a mais que as obras acabam demorando antes de entrarem em funcionamento.
Para a coordenadora de projetos de construção na Fundação Getulio Vargas (FGV), Ana Maria Castelo, parte da resposta para a perda de produtividade causada pelo peso da burocracia passa pela padronização e digitalização de processos junto ao poder público, como registros e licenças.
“Uma questão característica da construção civil é que ela atua regionalmente, e essa é uma dificuldade que existe no mundo inteiro. A construção americana também enfrenta esse problema, porque na hora que vai atuar em uma localidade há especificidades ambientais que exigem também regulações diferentes”, diz ela.
“Mas tudo isso pode ser mitigar se conseguir uma melhor padronização dos processos. (…) A digitalização também pode agilizar os processos.”
Essa digitalização, de acordo com ela, é ainda relativamente lenta e acontece em ritmos bem diferentes entre os milhares de municípios do país, com alguns, como as grandes capitais, já bastantes avançados, enquanto outros estão longe disso.
Os resultados dessa baixa modernização aparecem, por exemplo, na dificuldade que as empresas têm em coisas simples, como obter informações de que etapa estão os seus pedidos de licença que devem ser protocolados na prefeitura para que a construção de um prédio possa começar.
“Nós acabamos associando a burocracia a algo ruim, mas ela é necessária. A gente precisa ter regras. Imagina se cada um pudesse fazer o que quiser?”, diz a pesquisadora da FGV.
“A questão está na profusão de regras e na demora, o que torna os processos muito mais custosos e acaba sendo uma das variáveis que minam a produtividade do setor.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Burocracia e atrasos podem custar R$ 59 bi à construção até 2025, diz estudo no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Conselho de Ética da Câmara analisa pareceres sobre deputados do PT, PL e outras siglas nesta quarta (27) no site Chin Shi Huang.
]]>São eles:
*Com informações da Agência Câmara de Notícias
Este conteúdo foi originalmente publicado em Conselho de Ética da Câmara analisa pareceres sobre deputados do PT, PL e outras siglas nesta quarta (27) no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em STF define regras sobre marco temporal para demarcação de terras indígenas no site Chin Shi Huang.
]]>A Corte derrubou na semana passada, por 9 votos a 2, a tese do marco temporal para destinação de territórios aos povos originários. Para a maioria dos ministros, é inconstitucional limitar a demarcação à data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.
Agora, a Corte vai fixar a tese de julgamento. Deverão ser definidos pontos relacionados ao tratamento jurídico da posse indígena de suas áreas e as possibilidades de indenização a ruralistas que tenham ocupado de boa-fé esses locais.
O Legislativo reagiu à conclusão da análise pelos ministros. Congressistas da bancada ruralista pretendem tocar propostas com intuito de validar o marco temporal para demarcações de terras indígenas, em contestação a decisão do STF.
Durante o julgamento, ministros apresentaram diversas propostas, com divergências entre si. No momento de fixar a tese, a Corte decidirá um entendimento único sobre o caso.
Há um debate entre os magistrados sobre se pontos como indenização podem ser definidos no escopo da ação que trata do marco temporal, ou se deve ficar para o debate dentro de uma outra ação, que tem esse objeto específico.
Com exceção do relator, Edson Fachin, os demais ministros que votaram contra o marco temporal entendem ser possível a indenização pelo valor da terra em si, além das eventuais benfeitorias feitas no território.
Atualmente, a lei só prevê indenização pelas benfeitorias. Há diferenças também sobre como se daria essa indenização: se vinculada ao processo de demarcação, ou se em um procedimento à parte.
Uma eventual vinculação poderia dificultar novas demarcações de terras indígenas, já que o pagamento das indenizações deveria ser feito antes da destinação da área aos povos originários.
Tal proposta é rechaçada pelos movimentos e entidades indígenas. Em documento entregue a ministros do STF na segunda-feira (25), a Advocacia-Geral da União (AGU) disse não ser “razoável” a adoção de indenização prévia.
O órgão também defende que eventual responsabilidade de indenizar não fique restrita à União, podendo ser arcada por estados e municípios. Para a AGU, e preciso ainda delimitar claramente o escopo da indenização para se evitar disputa sobre valores a serem ressarcidos pelo poder público.
Outra questão que também enfrenta resistência de grupos indígenas é a que foi levantada pelo ministro Dias Toffoli, sobre as possibilidades de aproveitamento econômico das terras indígenas.
O ministro defendeu que seja reconhecida a omissão do Congresso em regulamentar norma sobre aproveitamento dos recursos naturais nas terras indígenas, o potencial energético de rios ou a pesquisa e a lavra das riquezas minerais. Ele propôs dar 12 meses para que congressistas regulamentem a questão. Gilmar Mendes sinalizou apoio a essa proposta.
O marco temporal é uma tese defendida por ruralistas estabelecendo que a demarcação de uma terra indígena só pode ocorrer se for comprovado que os indígenas estavam sobre o espaço requerido em 5 de outubro de 1988 – quando a Constituição atual foi promulgada.
A exceção é quando houver um conflito efetivo sobre a posse da terra em discussão, com circunstâncias de fato ou “controvérsia possessória judicializada”, no passado e que persistisse até 5 de outubro de 1988.
O caso em discussão no STF tem relevância porque é com este processo que os ministros definem se a tese do marco temporal é válida ou não: tem repercussão geral.
O que foi decidido vale para todos os casos de demarcação de terras indígenas que estejam sendo discutidos na Justiça. Assim, a decisão do STF tem validade geral no sentido de considerar inválida a tese do marco temporal.
O Congresso passou a discutir o tema, com o objetivo de colocar o marco temporal na lei. A proposta foi aprovada na Câmara. No Senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiou para 27 de setembro a votação do projeto.
Nada impede que os congressistas continuem com a deliberação. Em caso de aprovação, ainda é preciso que a proposta passe por sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em um hipotético cenário de aprovação e sanção, o Supremo poderia ser acionado para derrubar a lei ou parte dela, dado que a Corte já considerou inconstitucional a tese do marco temporal.
O processo do marco temporal em discussão no STF teve repercussão geral reconhecida em 2019. Isso significa que a definição adotada pela Corte servirá de baliza para todos os casos semelhantes em todas as instâncias da Justiça.
O caso concreto é uma ação do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) contra o povo Xokleng, da Terra Indígena Ibirama-La Klaño.
O território fica às margens do rio Itajaí do Norte, em Santa Catarina. Da população de cerca de 2 mil pessoas, também fazem parte indígenas dos povos Guarani e Kaingang.
O governo catarinense pede a reintegração de posse de parte da área, que estaria sobreposta ao território da Reserva Biológica Sassafrás, distante cerca de 200 quilômetros de Florianópolis.
A data da promulgação da Constituição Federal – 5 de outubro de 1988 – é o ponto central da tese do marco temporal. No artigo 231 da Carta Magna, está estabelecido o seguinte:
“São reconhecidos aos índios (sic) sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.”
A proposição de um marco temporal já havia sido ventilada antes, mas ganhou tração a partir de um precedente que apareceu em julgamento do próprio STF, em 2009, quando a Corte julgou a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.
Na ocasião, os ministros entenderam que os indígenas tinham direito ao território, porque estavam no local na data da promulgação da Constituição.
A partir daí, a tese passou a ser mobilizada para os interesses contrários aos indígenas: ou seja, se eles poderiam também pleitear as terras sobre as quais não ocupassem na mesma data.
Este conteúdo foi originalmente publicado em STF define regras sobre marco temporal para demarcação de terras indígenas no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Probabilidade de mulheres negras fazerem aborto é 46% maior do que para brancas, diz Fiocruz no site Chin Shi Huang.
]]>O número significa que, para cada 10 mulheres brancas que fizerem aborto, haverá, aproximadamente, 15 mulheres negras.
O levantamento indica ainda que, ao chegar aos 40 anos de idade:
“Existem desigualdades raciais em todas as edições da PNA [Pesquisa Nacional de Aborto]. São sempre as mulheres negras que mais realizam abortos. São sempre as mulheres negras as mais vulneráveis ao aborto e, consequentemente, ao aborto inseguro”, reflete a pesquisadora Emanuelle Góes, uma das autoras do estudo.
A pesquisa foi feita com uma amostra de mulheres de 18 a 39 anos de idade, gerada a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
O levantamento utilizou a técnica da coleta de dados através de urna, em que a entrevistada preenche um formulário com questões sensíveis e o deposita em um recipiente fechado.
A análise também foi baseada na Pesquisa Nacional de Aborto (PNA), realizada nos anos de 2016, 2019 e 2021, e divulgada na terça-feira (26).
Os levantamentos dos anos de 2016 e 2021 cobrem todo o Brasil urbano; já o de 2019 tem dados apenas da área urbana da região Nordeste.
Não foi possível dizer muito sobre as mulheres indígenas e amarelas (asiáticas), pois, segundo a Fiocruz, o número dessas mulheres nas amostras não é grande. A maior parte dos resultados das comparações que as inclui é vulnerável a flutuações puramente estatísticas.
A pesquisa foi publicada na revista Ciência e Saúde Coletiva da Abrasco, com coautoria de Góes, da Fiocruz Bahia, e de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos.
Na última sexta-feira (22), a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, votou pela descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.
O voto da ministra, que vai se aposentar esta semana, diz que o aborto é uma questão de saúde pública e reprodutiva da mulher. O tema ainda será retomado em julgamento no plenário físico do STF.
Atualmente, o aborto só é permitido no Brasil em três condições:
A Fiocruz diz acreditar que a criminalização impede que as mulheres acessem os serviços de saúde público e privados para realizar aborto.
Como consequência a isso, mulheres usam métodos inseguros para abortar, ficando expostas a riscos desnecessários.
A criminalização, segundo a fundação, também impediria o debate que poderia ajudar na prevenção do aborto.
“O problema fundamental é que o aborto é tratado como um crime. A criminalização restringe o acesso das mulheres ao sistema de saúde antes do aborto, pois não é disponível, e depois do aborto, por medo de denúncias e represálias”, dizem os autores do estudo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Probabilidade de mulheres negras fazerem aborto é 46% maior do que para brancas, diz Fiocruz no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Oposição articula PEC que permite ao Congresso derrubar decisões do STF no site Chin Shi Huang.
]]>A proposta conta com 137 das 171 assinaturas necessárias para ser oficialmente apresentada.
Algumas frentes parlamentares anunciaram, na terça-feira (26), apoio público ao texto do deputado Domingos Sávio (PL-MG).
Antes, no mesmo dia, o parlamentar esteve reunido na liderança do partido para debater estratégias dentro do Congresso Nacional para frear o que a oposição vem chamando de “ativismo judicial”.
O autor da proposta diz ter expectativa de finalizar o recolhimento de assinaturas ainda esta semana. Além da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), outras 15 frentes apoiaram a iniciativa, como a Evangélica e a da Segurança Pública.
Em nota, as frentes repudiaram o que definiram como “contínua usurpação de competência pelo Supremo Tribunal Federal em temas como legalização das drogas, descriminalização do aborto, direito de propriedade e legítima defesa, entre outros”, sob alegação de que tais temas são de competência do parlamento.
Após a reunião da FPA, o deputado definiu como “usurpação de competências” as atitudes dos membros da Suprema Corte. Apesar disso, ele nega que exista alguma afronta ao Judiciário.
“Nossa proposta se dirige a deixar claro o artigo 49, que relata as competências do Congresso Nacional. Não se mexe nas competências do Executivo nem do STF”, afirmou.
O artigo 49 da Constituição Federal trata sobre a atuação do Legislativo. O texto prevê a competência exclusiva do Congresso Nacional de “sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa”.
A partir disso, o parlamento poderia, por maioria Constitucional — três quintos da Câmara, em votação em dois turnos, e três quintos do Senado, também em dois turnos — sustar os efeitos de decisão no STF.
Sávio referiu-se aos magistrados do STF como “os 11 iluminados, que se julgam 11 Constituições ambulantes, cada um responde à Constituição à sua maneira”.
O deputado criticou a suposta tomada de decisões, por parte da Suprema Corte, no lugar do parlamento. “Se o Congresso não decidiu é porque entendeu que ainda não era o momento de decidir. Não decidir é uma decisão”, frisou.
ACNN procurou o STF em relação às acusações feitas pelo parlamentar. A assessoria da Suprema Corte informou que não comentará o assunto.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Oposição articula PEC que permite ao Congresso derrubar decisões do STF no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Como os tênis “sportstyle” conquistaram o mercado de revenda no site Chin Shi Huang.
]]>Hoje, os calçados “sportstyle” – adaptações modernas de tênis para trilha, corrida ou caminhada – tornaram-se a categoria mais recente a atingir preços exorbitantes no mercado de revenda.
Celebridades, especialistas em moda e entusiastas do gorpcore cobiçam favoritos como os tênis de trilha XT-6 da Salomon ou a silhueta Gel Kayano 14 da Asics desde a década de 2010, quando os designers começaram a cooptar a estética dos esportes ao ar livre de nicho, mas o estilo esportivo entrou no mainstream mais recentemente: A Hoka e a empresa suíça On só se tornaram marcas de US$ 1 bilhão/ano no ano passado.
Uma rápida olhada em qualquer site de revenda dirá que esse estilo de calçado é o que está gerando entusiasmo entre os fãs de tênis. Na plataforma de revenda StockX, com sede nos EUA, as marcas de tênis que mais cresceram neste ano em termos de vendas foram a On, com atividade comercial aumentando mais de 15 mil % em relação ao ano anterior, a Salomon, com alta de 202%, e a Asics, com alta de 72%.
Embora estas marcas ainda estejam atrás da Nike, Adidas e New Balance em termos de comércio global, o seu volume na plataforma – Asics e Salomon são a quinta e a sexta marcas mais vendidas, respetivamente – está aumentando rapidamente graças a estratégias emprestadas dos seus maiores concorrentes e tendências favoráveis, como a preferência de longo prazo dos consumidores pelo uso de calçados de alto desempenho na vida cotidiana, disse Drew Haines, diretor de merchandising da StockX para tênis e itens colecionáveis.
Os tênis sportstyle combinam estilo e desempenho de maneira única. Nike Dunks ou New Balance 550 são inspirados no esporte, mas um atleta sério provavelmente não os usaria na quadra. Hokas ou Salomons projetados em cores vibrantes para o público da moda, no entanto, são idênticos aos seus homólogos da linha de desempenho menos chamativos.
Todos os Salomons são produzidos para resistir à Ultra Trail du Mont Blanc, a lendária ultramaratona alpina de 160 quilômetros, disse o presidente-executivo da marca, Franco Fogliato, em abril.
“Adoramos a moda e como ela nos permite brincar com o design dos nossos produtos, mas nunca comprometeremos o desempenho”, disse ele.
Embora a maior parte das vendas da Salomon venha dos seus calçados básicos para caminhada e corrida (e equipamentos de esqui), seu maior impulsionador de crescimento vem dos entusiastas da moda e dos consumidores que compram seus calçados para uso diário.
Agora é tão provável ver Salomons nas ruas do Brooklyn ou no leste de Londres – ou, no caso da Rihanna, no show do intervalo do Super Bowl – quanto nas montanhas.
No trimestre encerrado em 30 de junho, a categoria sportstyle da Asics aumentou as vendas líquidas em 51,5% em relação ao ano anterior, para 28,1 bilhões ienes (US$ 193 milhões), enquanto o lucro aumentou 72,5%.
A categoria é o segundo segmento mais lucrativo da gigante japonesa de tênis, atrás apenas de sua principal linha de desempenho, de acordo com o relatório trimestral de lucros da empresa. Enquanto isso, as vendas líquidas da On aumentaram 52,3% ano a ano, para 444,3 milhões francos suíços (US$ 504,8 milhões) no primeiro semestre de 2023.
Os especialistas acreditam que esta categoria de calçado sobreviverá por muito tempo na moda, como os tênis grossos, que foram eliminados pelo ciclo de tendências em rápida evolução. Isto se deve em parte às credenciais de utilidade, durabilidade e desempenho dos tênis esportivos, que representam uma boa relação custo-benefício para os consumidores, ao mesmo tempo que têm estilo.
“Com o seu preço e a associação com marcas e retalhistas de alto padrão, parece que há um caminho para eles atuarem especificamente na alta moda a longo prazo”, disse o especialista em moda masculina e consultor de marca Clayton Chambers.
O mercado de revenda desempenha um papel vital ao permitir que os consumidores regulares tenham acesso a estes produtos, especialmente porque as colaborações mais badaladas são frequentemente lançadas através de retalhistas de nicho ou através de ativações pessoais peculiares.
Ao longo do último ano, a Asics atingiu o status hype de tênis após colaborações esgotadas com o digital mood board Jjjjound e a marca de moda feminina de Copenhague, Cecilie Bahnsen, juntamente com a parceria de estilo esportivo de longa data da marca com o designer de moda masculina baseado em Londres, Kiko Kostadinov.
Pares da primeira iteração da colaboração Bahnsen, que apresentam tênis de corrida Asics Gel adornados com flores azuis salientes, mudam de mãos na StockX hoje a um preço médio de venda de US$ 730, de acordo com a plataforma. (Os tênis foram inicialmente vendidos por US$ 425).
O avanço da moda original da Salomon ocorreu em 2016, quando a marca lançou sua primeira colaboração de tênis com a The Broken Arm, uma boutique parisiense moderna. Nesse mesmo ano, contratou o antigo designer da Arc’teryx, Jean-Phillippe Lalonde, para liderar as suas ofertas de estilo desportivo, e a marca tornou-se uma colaboradora de moda em série.
Seu tênis mais badalado até agora neste ano veio em maio na forma de uma parceria esgotada com a marca Sandy Liang, de Nova York, lançando uma edição especial de seu tênis de trilha XT-6 nas cores rosa, preto e verde escuro.
Depois de serem vendidos a US$ 175 no lançamento inicial, os tênis atualmente são negociados na StockX a um preço médio de US$ 400. Sportstyle é agora a categoria de produtos de crescimento mais rápido para a marca em termos de vendas, disse o executivo de marketing da Salomon, Alex van Oostrum, em fevereiro.
O trabalho de Lalonde na Salomon não passou despercebido por muito tempo. Em 2021, a On contratou o designer para supervisionar seus projetos especiais e parcerias de moda, que desde então incluíram colaborações de calçados com a Loewe e a marca de agasalhos técnicos Post Archive Faction.
O sucesso das colaborações das marcas de sportstyle também levou a um aumento da procura no mercado secundário pelos seus tênis comuns, bem como ajudou a quebrar o monopólio dos tênis hype anteriormente desfrutados pela Nike, Jordan e Adidas com a sua agora extinta linha Yeezy, disse Haines, da StockX.
“Os fãs de tênis estão cada vez mais vendo marcas como Salomon, Asics e On como uma forma de se diferenciar”, disse Haines. “É como se um dia eles acordassem percebendo que tinham 30 pares em seu guarda-roupa, metade deles Jordans e a outra metade Yeezys, e pensassem: ‘já é hora de mudar a rotação’”.
*Nota do editor:Este artigo foi publicado originalmente por The Business of Fashion, parceiro editorial da CNN.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Como os tênis “sportstyle” conquistaram o mercado de revenda no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: 4 conclusões sobre a participação de Joe Biden no piquete de grevistas no site Chin Shi Huang.
]]>A visita de Biden antecedeu em um dia a do ex-presidente Donald Trump, que deve enfrentá-lo na disputa e espera reduzir o apoio do atual presidente entre os eleitores operários.
O fato criou um dos contrates mais diretos entre os prováveis adversários, à medida em que cada um deles olha cada vez menos para as primárias e mais para as eleições gerais.
Pouco após o anúncio da greve pelo United Auto Workers (UAW) — sindicato que representa trabalhadores do setor automotivo –, Biden expressou seu apoio à causa.
Ele também enfrentou pressão de seus colegas de partido para parecer proativo depois de prever, publicamente, no início de setembro, que não ocorreriam paralisações.
Apenas quando o presidente do sindicato convidou publicamente o chefe do Executivo, ele mudou sua agenda de viagens e definiu uma ida a Michigan.
Nessa altura, Trump já havia anunciado seus próprios planos de visitar o estado — contrariando a recomendação do UAW.
Usando um boné do sindicato e um megafone para se pronunciar, Biden demonstrou uma ruptura com as tentativas de neutralidade de seus antecessores. Ofereceu o exemplo mais explícito de sua premissa econômica, centrada nos trabalhadores, e não nas corporações.
“Agora eles estão incrivelmente bem”, disse ele, sobre os lucros das montadoras após receber assistência federal. “E adivinhe: você também deveria estar incrivelmente bem”.
Pela primeira vez nesta temporada de campanha, Biden e Trump competem diretamente pelos mesmos eleitores, cada um tentando apelar aos trabalhadores sindicalizados.
“Vocês merecem um aumento significativo”, disse Biden na visita. “Nós os salvamos, já é hora de eles nos defenderem.”
As visitas sublinham uma semelhança em identidades políticas amplamente divergentes: reivindicar a posição de defensor da classe trabalhadora. O poderoso bloco eleitoral poderá ajudar a decidir as eleições do próximo ano. Biden venceu Michigan por pouco em 2020, mas Trump conquistou o estado em 2016.
As circunstâncias, contudo, evidenciam diferenças: enquanto Biden foi convidado, Trump não é “bem-vindo” nos atos, conforme o presidente do sindicato.
Embora o republicano tenha anunciado seus planos antes do atual presidente, a Casa Branca insiste que a visita desta terça não foi estimulada pelo antecessor.
Trump, que não planeja aderir a um piquete, falará em um local não sindicalizado. O sindicato não considera o evento na Drake Enterprises em Clinton Township, Michigan, como uma manifestação de solidariedade ao UAW, segundo uma fonte sindical.
Embora se denomine o “presidente mais pró-sindical da história”, Joe Biden adota um limite quando se trata de apoio soa trabalhadores do setor automotivo.
Quando um repórter questionou se um aumento salarial de 40% para a área deveria ser aplicado, os grevistas gritaram que “sim”, e foram acompanhados pelo democrata.
Contudo, a Casa Branca alega “não estar envolvida” nas negociações. Antes da viagem do presidente, a secretária de imprensa Karine Jean-Pierre afirmou que “é algo para as partes envolvidas decidirem como vai funcionar”.
Biden manteve contato com executivos da indústria automotiva, inclusive por telefone, nos dias que antecederam a paralisação, mas não se reuniu com eles durante a visita a Michigan.
Uma greve prolongada poderá repercutir na economia do país, o que pode provocar aumento nos preços dos veículos e mudanças na cadeia de abastecimento.
Ainda que o presidente esteja claramente ao lado do sindicato, ocupantes de seu cargo habitualmente trabalham pela neutralidade em disputas trabalhistas. O próprio Biden interviu, no início de seu mandato, para evitar uma greve no setor ferroviário.
Ao sair do Força Aérea Um, avião oficial da presidência norte-americana, em Michigan, Joe Biden disse “não estar preocupado” com o que seria necessário para obter o apoio do sindicato responsável pelo movimento.
A agremiação tem tradicionalmente apoiado o Partido Democrata, e é difícil visualizá-la caminhando na direção de Donald Trump em 2024.
Ainda assim, o UAW tem expressado preocupação com os esforços do presidente pela transição da frota automotiva norte-americana em veículos elétricos.
Dadas as atuais negociações contratuais da área, não surpreende que o sindicato adie o apoio a qualquer candidato, buscando as melhores condições que conseguir para isso.
O presidente do UAW, Shawn Fain, elogiou Biden por sua participação no piquete, e falou duramente contra os executivos do setor: “Eles pensam que são donos do mundo, mas nós é que fazemos ele se movimentar”.
Primeiro presidente em exercício a participar de um piquete. A Casa Branca procurou realçar o fato realizado por Joe Biden, retratando-o como um momento em que a história foi escrita.
Em 2019, o democrata esteve em Kansas, onde vestiu uma camiseta vermelha do UAW e subiu na carroceria de uma caminhonete. No ano seguinte, se juntou aos trabalhadores de cassinos, em Las Vegas. Em ambos os casos, ainda não ocupava o cargo atual, que assumiu em 2021.
Embora alguns de seus correligionários na posição tenham expressado apoio aos sindicatos historicamente, suas posições foram mais discretas. John F. Kennedy, por exemplo, permitiu aos trabalhadores federais o direito à negociação coletiva, mas alertou-os sobre os riscos econômicos envolvidos em uma greve.
Durante seus mandatos, Bill Clinton e Barack Obama procuraram resolver paralisações que poderiam ter amplas repercussões na economia local.
Existem razões práticas para que eles tenham buscado a neutralidade: o Conselho Nacional de Relações Trabalhistas, cujos membros são nomeados pelo presidente, mas que deve funcionar de forma independente, tem 28 casos pendentes que foram movidos pelo United Auto Workers.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: 4 conclusões sobre a participação de Joe Biden no piquete de grevistas no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em iPhone 15: pré-venda no Brasil começa nesta quarta-feira (27) no site Chin Shi Huang.
]]>Lançado oficialmente no dia 12 de setembro em um evento na sede da empresa em Cupertino, na Califórnia, as linhas do novo iPhone 15 vêm movimentando a internet pelas suas novas funções e pelos seus preços, que variam de acordo com cada modelo e configuração.
A versão mais barata do iPhone 15, com tela de 6,1 polegadas e armazenamento de 128 GB, custa R$ 7,3 mil. Já o iPhone 15 Pro Max, com tela de 6,7 polegadas e 1 TB de memória, é o mais caro da nova linha, com valor próximo de R$ 14 mil. Os preços são da loja online da Apple no Brasil.
iPhone 15
iPhone 15 Plus
iPhone 15 Pro
iPhone 15 Pro Max
Entre as principais mudanças do novo iPhone estão o revestimento de titânio, 5 cores diferentes (branco, preto, rosa, verde e amarelo), câmeras de nível profissional e o inédito “botão de ação”.
O novo botão é uma adaptação do botão de silenciar na lateral para uma ferramenta mais personalizável, permitindo aos usuários executar vários comandos, desde gravar um memorando de voz e tirar uma foto até ligar a lanterna.
O botão também pode ser programado para iniciar qualquer aplicativo ou atalho, essencialmente transformando-o em um controle remoto ou plataforma de lançamento para obter acesso rápido a algo que você deseja sob demanda. Saiba mais aqui sobre o “botão de ação”.
Além disso, a Apple aderiu à entrada de carregador USB-C nos novos modelos. As entradas Lightning das versões anteriores dos iPhones não existem mais.
Em entrevista à CNN, o CEO e fundador da Zmes, Marcelo Tripoli, afirmou que a Apple não tinha razão técnica para adotar tecnologia diferente da USB-C no iPhone15.
“O USB-C é comprovadamente a melhor tecnologia, mais rápida para transferência. Não tinha nenhum motivo técnico para a Apple não adotar essa tecnologia, a não ser uma reserva de mercado, de ter uma tecnologia da qual ela tinha propriedade”, disse.
“Isso é uma bênção para todos os consumidores. Não tem nada mais desagradável do que estar com seu celular na casa de um amigo ou no restaurante e o cabo não funcionar”, completou.
Em relação a mudanças no sistema, o novo iPhone apresenta uma ferramenta expandida chamada de “Ilha Dinâmica” que abriga alertas, notificações e outros controles, no lugar do entalhe, o notch, a parte frontal do aparelho.
O recurso estava disponível anteriormente apenas no iPhone 14 Pro.
O iPhone 15 também vem com processador biônico A16 — o mesmo chip usado no iPhone 14 Pro — com mecanismo neural que lida com tarefas mais complicadas, como transcrições de correio de voz ao vivo no dispositivo, segundo a empresa.
O chip possui banda ultralarga que possibilita o aparelho se conectar a outros dispositivos próximos, como encontrar melhores amigos que compartilham sua localização em locais lotados ou ativar alguns dos recursos do iOS 17.
Se você está pensando em aproveitar a pré-venda desta quarta-feira para comprar o iPhone 15, é importante considerar outros métodos de adquirir o smartphone que podem valer mais a pena para o seu bolso, como a possibilidade de alugar, parcelar ou importar.
Para o especialista em finanças e investimentos Hulisses Dias, o aluguel pode não ser uma das melhores alternativas, especialmente para quem quer um aparelho para uso pessoal.
“Caso você queira alugar, no fim das contas você vai ter um custo maior, em troca de não ter o desembolso de uma parcela mais alta”, afirma.
No entanto, Dias destaca que a estratégia pode ser vantajosa para quem deseja um aparelho para uso comercial.
“Para uso comercial, as alternativas de aluguel por um banco podem funcionar […] O primeiro é passo é entender qual o retorno você vai ter com esse aparelho”, avalia.
“O iPhone é um bem de capital. É como se fosse uma máquina multifunções, já que é calculadora, máquina de fotografar, telefone, assim como outras coisas”, acrescenta.
Com relação ao parcelamento, cabe ao cliente procurar a alternativa que mais se encaixe em seu orçamento, de preferência sem acréscimo de juros.
Para o especialista, a importação é a forma mais vantajosa para comprar o novo iPhone 15.
Ele cita o exemplo de pessoas que aproveitam uma viagem para os Estados Unidos, por exemplo, para trazer aparelhos com custos mais alto no Brasil.
“Existe a possibilidade do telefone ser considerado um item de uso pessoal e não fazer parte da cota que os turistas têm de US$ 1 mil dólares livres de imposto”, afirma.
Ele usa como exemplo o iPhone 15 de US$ 799, a uma taxa de câmbio de R$ 4,95, o que custaria cerca de R$ 3,9 mil, sem taxas inclusas.
“Quando a gente compra um telefone em Nova York, existe uma taxa de acréscimo de 8,49%; na Flórida, é 6,8%; em Washington, 5,75%. Além do IOF, caso a compra seja feita no cartão de crédito ou débito em viagens internacionais”, explica.
*Sob supervisão de Gabriel Bosa
Este conteúdo foi originalmente publicado em iPhone 15: pré-venda no Brasil começa nesta quarta-feira (27) no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em LDU x Defensa y Justicia ao vivo: acompanhe o jogo pela Copa Sul-Americana no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em LDU x Defensa y Justicia ao vivo: acompanhe o jogo pela Copa Sul-Americana no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em São Paulo x Coritiba ao vivo: acompanhe o jogo pelo Campeonato Brasileiro no site Chin Shi Huang.
]]>
Este conteúdo foi originalmente publicado em São Paulo x Coritiba ao vivo: acompanhe o jogo pelo Campeonato Brasileiro no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Inter Miami x Houston Dynamo ao vivo: acompanhe o jogo pela Copa dos Estados Unidos no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Inter Miami x Houston Dynamo ao vivo: acompanhe o jogo pela Copa dos Estados Unidos no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Fluminense nunca foi derrotado como mandante em mata-mata da Libertadores no site Chin Shi Huang.
]]>Nesta quarta-feira (27), às 21h30 (de Brasília), diante do Internacional, sua torcida e o Maracanã serão os trunfos pelo primeiro jogo da semifinal.
Jogando no Rio de Janeiro pela competição, o Fluminense tem um aproveitamento muito acima da média. Ao todo, são 15 jogos em mata-matas na Libertadores, com 12 vitórias e três empates. Sendo assim, o Tricolor soma um aproveitamento de 86,7% dos jogos.
O Fluminense já mandou jogos de mata-mata na Copa Libertadores, além do próprio Maracanã, no Nilton Santos e em São Januário. O confronto diante do Internacional, em 2012, inclusive, aconteceu na casa do Botafogo e foi vencido pelo Flu por 2 a 1.
O número de gols também impressiona. São 30 gols marcados, média de dois por partida, enquanto sofreu apenas nove.
Mesmo assim, o estádio foi palco da maior frustração da torcida tricolor em toda história: a derrota, nos pênaltis, na final de 2008 diante da LDU-EQU. Vale lembrar, que durante a partida, o Tricolor aplicou 3 a 1, com três de Thiago Neves.
Contra times brasileiros, o Tricolor mediu forças com o próprio Internacional e contra o São Paulo. Diante dos paulistas, em 2008, foi derrotado por 1 a 0, no Morumbi, mas reverteu o placar ao vencer por 3 a 1, no Maracanã.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Fluminense nunca foi derrotado como mandante em mata-mata da Libertadores no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Fluminense x Internacional ao vivo: acompanhe o jogo pela Libertadores no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Fluminense x Internacional ao vivo: acompanhe o jogo pela Libertadores no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Dissidente chinês “preso” em aeroporto de Taiwan pede asilo nos EUA ou no Canadá no site Chin Shi Huang.
]]>Chen Siming, conhecido pelas suas comemorações anuais do massacre da Praça Tiananmen, em 1989, que é fortemente censurado e continua a ser um grande tabu político na China, disse à CNN que fugiu da China em julho, depois de estar sob crescente pressão e perseguição das autoridades.
Ele comemora o aniversário do massacre – que viu tropas e tanques limparem à força uma praça de Pequim cheia de estudantes e manifestantes pró-democracia – desde 2017, tanto por meio de manifestações de rua como nas redes sociais.
Essas atividades já haviam resultado na penalização ou na detenção administrativa de Chen, mas ele disse que o controle de Pequim aumentou significativamente nos últimos anos.
Dissidentes e ativistas da sociedade civil sofreram uma repressão cada vez maior sob o comando do líder Xi Jinping, o líder mais assertivo da China numa geração.
Chen afirmou que recebeu ligações diárias da polícia, que iria até sua casa se ele não atendesse. Outras vezes, as autoridades lhe pediam que se apresentasse na delegacia, aparentemente de forma arbitrária.
Ele disse à CNN que “se sentiu triste, zangado e com medo” depois de receber a chamada em 21 de julho, quando a polícia lhe disse para se submeter a uma avaliação psiquiátrica.
Depois de voltar da delegacia, ele arrumou suas roupas e fugiu, viajando pela China até chegar à fronteira sul com o Laos, uma rota terrestre comum, mas arriscada, para quem tenta fugir.
Quando a noite caiu, ele cruzou a fronteira para as montanhas do Laos, disse ele à CNN – e no início de agosto, cruzou o rio Mekong e entrou na Tailândia.
Enquanto estava na Tailândia, Chen explicou que se registrou como refugiado no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, descrevendo um processo acelerado – mas ainda não se sentia seguro, temendo que seu status não o protegesse de ser detido por autoridade, policiais ou agentes de imigração.
O reino do Sudeste Asiático não reconhece o conceito de asilo e, em vez disso, subcontrata os pedidos de refugiados às Nações Unidas, que procuram resolver os requerentes bem-sucedidos em outros países. Muitas pessoas passam anos na Tailândia antes de irem para outros locais.
Muitos dissidentes chineses não se sentem seguros na Tailândia, dadas as ligações muitas vezes amigáveis do governo com Pequim.
Por fim, Chen também decidiu fugir da Tailândia – e desembarcou em Tawan, com escala em Guangzhou. Ao chegar ao Aeroporto Internacional de Taoyuan, ele postou um vídeo no X (antigo Twitter) dizendo: “Para evitar a opressão política do Partido Comunista Chinês, vim agora para Taiwan”.
“Espero receber asilo político dos EUA ou do Canadá. Peço aos amigos que apelem ao governo de Taiwan para que não me mande de volta para a China”, citou, acrescentando a legenda: “Sou forçado a ficar preso ilegalmente aqui”.
Taiwan é uma ilha democrática autônoma, com 24 milhões de habitantes, que o Partido Comunista, no poder de Pequim, reivindica como seu território, apesar de nunca a ter controlado.
Nos últimos anos, também tem sido cada vez mais vista como um porto seguro para dissidentes que fogem da China, incluindo manifestantes pró-democracia e líderes de Hong Kong, à medida que Pequim reprime a cidade.
No entanto, Taiwan também não possui quaisquer leis locais que reconheçam o conceito de asilo e a agência da ONU para os refugiados (ACNUR) não opera lá.
Logo após postar seu vídeo, Chen foi levado para interrogatório pelas autoridades de imigração de Taiwan e pelo Conselho de Assuntos do Continente, explicou à CNN. Ele ainda está no aeroporto.
O Conselho de Assuntos do Continente de Taiwan disse à CNN na última segunda-feira (25): “Com relação à questão do dissidente chinês Chen Siming estar preso no Aeroporto Internacional de Taoyuan, o governo está atualmente trabalhando nisso e não é capaz de compartilhar detalhes relevantes”.
Em 2019, dois dissidentes chineses passaram meses a viver em Taoyuan antes dos seus casos serem finalmente vistos.
O ACNUR recusou-se a comentar o caso de Chen. A CNN entrou em contato com o Escritório de Assuntos de Taiwan na China para se posicionar sobre a questão.
Enquanto Chen espera que seu caso seja analisado, ele deseja um eventual asilo no Ocidente, seja no Canadá ou nos Estados Unidos.
“Dado o atual clima político na China, não há espaço para eu operar lá”, justificou. “Espero que o governo dos EUA apoie o povo chinês e ajude a pôr fim ao regime autoritário do Partido Comunista Chinês, para que a China tenha democracia.”
A sua jornada dramática se junta a outros casos nos últimos anos que destacaram os perigos para os dissidentes chineses que procuram refúgio no Sudeste Asiático.
Durante décadas, os críticos do Partido Comunista Chinês fugiram para a Tailândia – mas isso também se tornou mais arriscado nos últimos anos.
Em 2015, dois membros de um pequeno partido político de oposição – Jiang Yefei e Dong Guangping – foram presos pela polícia tailandesa.
Várias semanas depois, apesar dos protestos do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, os dois homens foram extraditados para a China e presos.
Após a extradição de Dong, sua esposa e filha fugiram da Tailândia para o Canadá.
Mais recentemente, em agosto deste ano, o proeminente advogado Lu Siwei foi preso no Laos enquanto viajava para os Estados Unidos, enfrentando ameaça de deportação de volta para a China.
O Laos fica do outro lado da fronteira sudoeste da China e tem sido um ponto de saída comum, embora arriscado, para dissidentes chineses que tentam deixar o país.
Lu era conhecido por navegar no sistema criminal da China, assumindo casos delicados durante anos – até que a sua licença foi revogada pelas autoridades em 2021 por representar um dos 12 ativistas que foram interceptados pela guarda costeira chinesa no mar a caminho de Taiwan enquanto tentavam fugir.
A notícia da sua detenção também levou dezenas de grupos de direitos humanos a assinarem uma petição apelando às autoridades do Laos para libertarem Lu e suspenderem os processos de deportação, citando “a elevada probabilidade de tortura e outros maus-tratos” caso Lu regressasse à China.
Chen também recebeu apoio de comunidades ativistas desde a sua chegada a Taiwan.
Wang Dan, um líder estudantil durante os protestos na Praça Tiananmen em 1989 e que desde então vive no exílio, se manifestou nas redes sociais no sábado (23) que o mundo estava “muito preocupado” com o pedido de asilo de Chen.
Ele acrescentou que uniu esforços para ajudar Chen e acredita que haverá um bom resultado.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Dissidente chinês “preso” em aeroporto de Taiwan pede asilo nos EUA ou no Canadá no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Pelo menos 100 morrem e 150 ficam feridos em incêndio em festa de casamento no Iraque no site Chin Shi Huang.
]]>O desastre no distrito de Hamdaniya, no nordeste do estado de Nínive, foi desencadeado por fogos de artifício, velas e outros materiais usados durante a celebração de um casamento, disse a Defesa Civil do país.
O governador de Nínive, Najm Al-Jubouri, disse à INA que os feridos foram transferidos para hospitais em Nínive e na região do Curdistão. “Ainda não há uma contagem final de mortos e feridos”, disse Al-Jubouri, segundo a INA.
Vídeos do momento mostram uma fumaça espessa saindo do Al Haytham Wedding Hall enquanto multidões e ambulâncias se reúnem do lado de fora.
Um convidado do casamento disse um veículo de mídia local que os noivos estavam seguros, mas arrasados. “Os noivos estão bem. Eu estava com eles agora, mas a condição deles é devastadora devido ao que aconteceu com as pessoas daqui”, disse.
O primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shiaa Al-Sudani, instruiu seu gabinete a ajudar as pessoas afetadas pelo incêndio, de acordo com um comunicado do seu gabinete.
O líder iraquiano telefonou para o governador de Nínive para falar do incidente e ordenou uma mobilização total para ajudar as vítimas, segundo o seu gabinete e a INA.
Tragédia num casamento no Iraque pic.twitter.com/XX9hJddcvT
— MIZRAIM
(@Ag1899Aguiar)September 26, 2023
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pelo menos 100 morrem e 150 ficam feridos em incêndio em festa de casamento no Iraque no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Ed Sheeran faz versão especial de música para atriz de “Friends”; entenda no site Chin Shi Huang.
]]>Courteney Cox teve um marco adorável em seu Instagram nesta semana, compartilhando uma montagem em vídeo de imagens românticas em homenagem ao seu aniversário de 10 anos com o namorado Johnny McDaid.
McDaid, um músico, e Cox foram apresentados há uma década por ninguém menos que Sheeran.
A postagem tinha como trilha sonora o hit de Sheeran, “Shape of You”, e começou com uma foto da estrela de “Friends” e do cantor.
Depois de mais uma foto de Sheeran, desta vez com McDaid, o vídeo mostrou uma montagem de imagens fofas do casal apaixonado.
Em seguida, Cox incluiu um videoclipe de Sheeran com sua esposa Cherry Seaborn, sentado ao lado de McDaid.
No clipe, Sheeran canta para a câmera, mudando a letra de sua famosa música para “Johnny está apaixonado pelo seu corpo. E ontem à noite você estava no quarto dele, e agora os lençóis dele cheiram a você. Todos os dias descobrindo algo totalmente novo. A barba de Johnny tem o seu formato.”
A postagem, que foi curtida por Jennifer Aniston, que também fez parte da série, junto com quase outros 600 mil usuários do Instagram, também recebeu comentários apreciativos de outras celebridades como Justin Theroux, Isla Fisher, Leslie Mann e Ricki Lake.
McDaid é membro da banda Snow Patrol e já trabalhou com músicos como Sheeran, Robbie Williams e Pink.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ed Sheeran faz versão especial de música para atriz de “Friends”; entenda no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Sul-Americana: em jogo morno, Corinthians e Fortaleza empatam pela ida da semifinal no site Chin Shi Huang.
]]>O primeiro tempo até que foi animado, com os dois gols da partida, marcados por Zé Welison (Fortaleza) e Yuri Alberto (Corinthians). Mas, na etapa final, os times evitaram se expor e deixaram a decisão da vaga na final para o jogo da volta, terça que vem (3/10), na Arena Castelão, em Fortaleza.
Quem vencer, estará numa final inédita de Copa Sul-Americana. Em caso de novo empate, decisão por pênaltis. Na outra semifinal, LDU e Defensa y Justicia fazem o primeiro jogo nesta quarta (27), no Equador, às 19h.
O Fortaleza, que encontrou uma formação titular que vem sendo trabalhada por Juan Pablo Vojvoda, dominou os primeiros 30 minutos, mesmo sem ter maior posse de bola. Principalmente nas costas de Fagner, era mais perigoso e chegava dentro da área de Cássio.
Aos 22 minutos, Marinho cobrou escanteio, Zé Welison cabeceou e Cássio aceitou. Mas, imediatamente, o árbitro uruguaio Esteban Ostojich marcou falta, não se sabe se de Welison ou de Titi, que também estava próximo à jogada.
Mas o VAR Leodán Gonzalez salvou Ostojich, já que ninguém na Neo Quimica Arena ou pela televisão viu qualquer falta no lance. Demorou cinco minutos, mas o gol foi confirmado.
O Fortaleza reclamou ainda de dois lances de pênaltis, um de Gil em Bruno Pacheco, outro de Fábio Santos em Marinho, mas recuou, dando mais a bola ao Corinthians, e a Renato Augusto, o que nunca é um bom negócio.
No gol de empate, aos 40 minutos, Fagner aplicou um chapéu em Zé Welison no campo de defesa, e tocou para Renato Augusto. No meio do campo, ele deu um ótimo lançamento para Yuri Alberto, que avançou e bateu forte.
O segundo tempo manteve o Corinthians com a bola mais no pé, mas o Fortaleza também levava perigo, principalmente em jogadas laterais. Marinho saiu machucado, mas a velocidade ainda era usada. No Timão, a entrada de Mosquito deu mais mobilidade.
Os times voltam a se enfrentar na volta da semifinal da Copa Sul-Americana na próxima terça-feira (3), na Arena Castelão, na capital cearense, às 21h30 (de Brasília). Mas antes jogam pelo Brasileirão.
No sábado (30), às 18h30 (de Brasília), no Morumbi, o Corinthians visita o São Paulo, pela 25ª rodada. No mesmo dia, às 16h (de Brasília), o Fortaleza recebe o Grêmio, na Arena Castelão.
Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo (Gustavo Mosquito), Giuliano, Maycon e Renato Augusto; Wesley (Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Titi, Brítez e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Lucas Sasha), Zé Welison (Pedro Augusto) e Pochettino (Calebe); Guilherme (Machuca), Marinho (Yago Pikachu) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Gols: Yuri Alberto (40min1ºT) para o Corinthians; Zé Welison (21min1ºT) para o Fortaleza.
Cartões amarelos: Lucas Veríssimo, Gabriel Moscardo, Renato Augusto (Corinthians); Brítez, Guilherme, Bruno Pacheco (Fortaleza).
Público: 42.198 presentes.
Renda: R$ 3.014.588,00.
Motivo: jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana.
Data e horário: 26 de setembro de 2023, às 21h30 (de Brasília).
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP).
Árbitro: Esteban Ostojich (URU).
Auxiliares: Nicolás Tarán (URU) e Carlos Barreiro (URU).
VAR: Leodán González (URU).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sul-Americana: em jogo morno, Corinthians e Fortaleza empatam pela ida da semifinal no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Mingau está sem sedação e abre os olhos, mas sem interação consciente, diz hospital no site Chin Shi Huang.
]]>O artista, que foi baleado na cabeça no dia 3 de setembro, está em processo de “desmame” da ventilação mecânica, e seu quadro clínico é considerado estável.
“A fase de hipertensão intracraniana foi superada, entrando agora em etapa de reabilitação, com intensificação do suporte fisioterapêutico. O paciente está sem sedação, apresentando abertura dos olhos, porém sem interação consciente com o ambiente até o momento”, diz o boletim.
Nesta terça-feira (26), a polícia prendeu mais um suspeito da tentativa de homicídio contra Mingau. Segundo Marcelo Russo, delegado responsável, agora há três suspeitos presos no caso. Outros dois permanecem foragidos.
“Nós estamos agora fechando o cerco no fechamento total da conclusão das prisões”, disse Russo.
“Não descartamos a possibilidade, enquanto as prisões vão ocorrendo, de identificarmos outros elementos que, porventura, também possam ter participado da empreitada criminosa que vitimou o Mingau, então nós estamos ainda progredindo”, ressaltou o policial.
Ele também destacou que foram apreendidas oito armas. Além disso, foi recebido o laudo da perícia técnica de confronto balístico.
Ainda de acordo com Russo, tanto o estojo quanto o projétil que foram recuperados no local do crime, ao ser feita a análise com as armas apreendidas, a comparação foi positiva.
*publicado por Tiago Tortella, da CNN
*com informações de Letícia Cassiano, da CNN
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mingau está sem sedação e abre os olhos, mas sem interação consciente, diz hospital no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Há um tensionamento no diálogo entre o agro e o presidente Lula, diz Blairo Maggi à CNN no site Chin Shi Huang.
]]>“Há um tensionamento nessa relação, embora as duas partes estejam tentando criar um espaço para diálogo através do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que é um ex-assentado e um agricultor que tem procurado fazer esse encontro”, disse.
Maggi associou as dificuldades no diálogo entre o setor e o Executivo a fatores como a fiscalização no campo e a questões ambientais.
“O pessoal [do agro] se ressente bastante da fiscalização no campo, porque ela é dura, às vezes até maldosa. Nessas questões do meio ambiente os agricultores também sofrem muito. Há uma pressão muito forte e isso estraga um pouco essa relação”, afirmou.
Para o ex-ministro, o posicionamento de Lula com relação ao armamento também gera ruídos na comunicação.
“Para a agricultura é muito cara a propriedade, é um sentimento muito forte, e a gente sabe que o partido do presidente defende outra coisa. Ele defende a reforma agrária, ele defende a invasão — é claro que todo mundo fala muito isso abertamente — e isso machuca muito a agricultura”, destacou.
“Outra coisa que machuca muito a agricultura e que opõe contra a política é a questão do armamento. Eu sou contra o armamento, mas não há a possibilidade de você viver numa fazenda, de você estar distante das áreas de segurança e não ter a possibilidade de manter uma arma, manter alguma coisa para se defender”.
“Esses valores são o que fazem uma diferença hoje na política com o presidente Lula, porque ele defende uma coisa e os agricultores defendem outra”, acrescentou.
Por outro lado, o ex-ministro afirmou não ver “grandes problemas” em relação à conduta do presidente em questões mais amplas que envolvem a agricultura, como produção, reconhecimento e recursos dos planos Safra. “Isso tem caminhado”, disse.
Para Maggi, a falta de segurança jurídica é um dos fatores que impedem o Brasil de se desenvolver mais.
“O que o Brasil é carente, para mim, e afasta um pouco os investimentos, é a segurança jurídica. A gente brinca que no Brasil até o passado é incerto. São muitas mudanças. E aí não é só a questão da política, mas a própria Justiça também”, disse.
Na visão da Maggi, o país precisa de planejamento e objetivos claros, “e que a legislação acompanhe tudo isso, dê segurança para fazer as coisas”.
“Quando a gente toma o financiamento de um banco estrangeiro, por exemplo, ele quer garantias, obviamente, e as garantias que a gente tem para dar são nossas terras, nossos ativos. Quando ele recebe uma terra de garantia, se eu não pagar a conta, ele tem dificuldade de executar, porque ele não tem essa propriedade. Então essas coisas que a gente precisa regular”, completou.
O ex-ministro também falou sobre o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para ele, o programa é importante para o Brasil, mas não irá cumprir todos os projetos previstos.
“Eu acho o PAC importante, porque ele coloca um projeto na vitrine, mas não acredito que o governo vá pegar dinheiro e fazer uma obra que nem a Ferrogrão, que foi para o PAC”, afirmou.
O novo PAC prevê investimento de quase R$ 350 bilhões em seu eixo voltado a “Transporte Eficiente e Sustentável”. Entre os projetos contemplados estão as construções de novas ferrovias, com investimento público de R$ 5,7 bilhões.
Para Maggi, a iniciativa privada tem recursos para tocar o projeto, mas é necessário segurança jurídica para proteger o investidor.
“Dinheiro não falta no mundo para nenhum tipo de projeto, o que precisa é o investidor ter a segurança de que ele vai colocar seu recurso ali, ele vai cobrar os juros necessários para sobreviver na operação, e que daqui a 30, 40, 50 anos depois esteja amortizado e pago. É assim que funciona a coisa”, acrescentou.
Maggi disse ver “com tristeza” a questão da fome no Brasil, que é um dos maiores produtores de grãos do mundo.
“Eu vejo com tristeza. Lá em Cuiabá, a algum tempo atrás, foi até manchete a ‘fila do ossinho’, onde o maior produtor de pecuária do Brasil, que tem 10 bovinos para cada habitante, tinha pessoas numa fila para comprar um ‘ossinho’ para poder se alimentar”, disse.
“Eu acho que isso só vai mudar com o país crescendo cada vez mais, gerando mais emprego. O imposto é grande, então que seja bem distribuído”, completou.
“Eu acho feio esse tipo de coisa, é feio um país como o nosso, acho que o segundo maior exportador de alimentos do mundo, ver pessoas ao nosso lado passar fome. Então é política, realmente é fazer uma política de distribuição de renda e geração de emprego, não tem jeito”, concluiu.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Há um tensionamento no diálogo entre o agro e o presidente Lula, diz Blairo Maggi à CNN no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Especulado no Flamengo, Tite chega ao Rio de Janeiro; veja o que ele falou no site Chin Shi Huang.
]]>Abordado pela imprensa no aeroporto Santos Dumont, Tite fez questão de ressaltar que “tem residência” na cidade, evitou falar sobre um possível convite rubro-negro e pediu “respeito”. Veja abaixo:
O treinador está livre desde que deixou a Seleção Brasileira após a eliminação para a Croácia na Copa do Mundo do Catar. Tite mora na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e passou uma temporada em Porto Alegre. O técnico de 62 anos chegou à cidade acompanhado pela família.
Enquanto não anuncia a demissão de Sampaoli, o Flamengo se reapresentou nesta terça para o primeiro treino após a derrota para o São Paulo na final da Copa do Brasil, no último domingo (24).
O próximo compromisso rubro-negro é contra o Bahia, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, no sábado (30), ás 16h, no Maracanã.
O Flamengo retomou as atividades visando a partida diante do Bahia, pelo @Brasileirao!#VamosFlamengo
: Marcelo Cortes /CRF pic.twitter.com/PFSDHb9dX3
— Flamengo (@Flamengo) September 26, 2023
(Publicado por Luccas Oliveira)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Especulado no Flamengo, Tite chega ao Rio de Janeiro; veja o que ele falou no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia prende mais um suspeito de tentativa de homicídio contra Mingau, do Ultraje a Rigor no site Chin Shi Huang.
]]>Segundo Marcelo Russo, delegado responsável, agora há três suspeitos presos no caso. Outros dois permanecem foragidos.
“Nós estamos agora fechando o cerco no fechamento total da conclusão das prisões”, disse Russo.
“Não descartamos a possibilidade, enquanto as prisões vão ocorrendo, de identificarmos outros elementos que, porventura, também possam ter participado da empreitada criminosa que vitimou o Mingau, então nós estamos ainda progredindo”, ressaltou o policial.
Ele também destacou que foram apreendidas oito armas. Além disso, foi recebido o laudo da perícia técnica de confronto balístico.
Ainda de acordo com Russo, tanto o estojo quanto o projétil que foram recuperados no local do crime, ao ser feita a análise com as armas apreendidas, a comparação foi positiva.
Em novo boletim médico, o Hospital São Luiz disse que Mingau segue internado em Unidade de Terapia Intensiva UTI), em processo de “desmame” da ventilação mecânica, e com quadro clínico estável.
“A fase de hipertensão intracraniana foi superada, entrando agora em etapa de reabilitação, com intensificação do suporte fisioterapêutico.
O paciente está sem sedação, apresentando abertura dos olhos, porém sem interação consciente com o ambiente até o momento”.
*publicado por Tiago Tortella, da CNN
Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia prende mais um suspeito de tentativa de homicídio contra Mingau, do Ultraje a Rigor no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Antônio Fagundes fala sobre homossexualidade do filho: “tem que acabar com a homofobia” no site Chin Shi Huang.
]]>A declaração foi feita durante relato sobre o momento em que seu filho, o ator Bruno Fagundes, lhe contou sobre ser gay.
“Minha geração foi criada debaixo dessa estrutura machista, patriarcal, reacionária, onde a pessoa não existe. Existem valores que são infligidos a você desde criança e você carrega pelo resto da vida sem nem saber o porquê. E ninguém merece viver assim”, disse em entrevista à TV Globo nesta terça-feira (26).
“Acho que a gente tem que passar por isso, tem que entender isso e acabar com isso. Acabar de uma vez. Acabar com a acabar com a misoginia, homofobia, patriarcado, machismo, sexismo, racismo. Todas essas estruturas que foram montadas, que não dependem da gente, mas que a gente tá carregando à frente e nós temos que romper com isso”, declarou.
Bruno Fagundes assumiu sua homossexualidade publicamente em janeiro deste ano e seu relacionamento com o ator Igor Fernandez.
O filho de Antônio Fagundes também revelou como foi dar a notícia aos pais.
“São dois aliados. E quando você tem a sua família como aliado, você realmente não tem barreiras. Foi um processo que a gente construiu juntos. Não foi da noite para o dia porque é uma estrutura que está nas nossas costas, uma estrutura geracional. Ainda mais nós [Bruno e o pai], que temos uma diferença de uma geração entre nós. E a gente entendeu que o amor é a saída”, falou.
A cantora Anitta já revelou em entrevistas e em seu documentário “Vai Anitta”, na Netflix, que seus pais aceitam sua bissexualidade — relacionamento e atração por homens e mulheres — desde muito nova.
A atriz Bruna Griphao contou aos colegas, durante sua participação no reality show “Big Brother Brasil”, que conversou sobre sua bissexualidade com seu pai. “Eu contei para o meu pai porque, na época, eu comecei a receber um monte de ameaças”, falou.
O ator Rodrigo Simas, namorado da atriz Agatha Moreira, também revelou sua bissexualidade em março deste ano. Em declarações, seu pai, Beto Simas, expressou apoio ao filho.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Antônio Fagundes fala sobre homossexualidade do filho: “tem que acabar com a homofobia” no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Proibida no Brasil, venda de cigarros eletrônicos é liberada em 80 países no site Chin Shi Huang.
]]>Entretanto, em outras nações, a regulamentação vem permitindo um maior controle e fiscalização desse comércio. Ao menos 80 países — como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá — liberaram a venda, mas sempre com regulamentação, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A OMS também aponta uma tendência de redução de danos na comparação com o cigarro tradicional nesses países onde o consumo e a venda são permitidos.
Há um ano, o Ministério da Saúde britânico disse que os vaporizadores são 95% menos prejudiciais do que os cigarros comuns. Embora as autoridades do Reino Unido também alertem para os riscos, especialistas afirmam que os vaporizadores podem servir como alternativa inicial para quem quer parar de fumar.
“Acho que essa é a principal razão pela qual existem cigarros eletrônicos, ou vapes, como os chamamos. Eles não existem para que alguém possa começar a usá-los sem ter sido previamente fumante ou sem tentar parar de fumar. A razão pela qual queremos que eles existam é como um substituto do cigarro tradicional”, explicou Konstantinos Farsalinos, cardiologista e pesquisador do Centro de Cirurgia Cardíaca Onassis.
Nos Estados Unidos, um estudo recente, divulgado no fim de junho pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), informa que as vendas mensais de cigarros eletrônicos no país aumentaram 46,6%, passando de 15,5 milhões de unidades vendidas em janeiro de 2020 para 22,7 milhões em dezembro de 2022. Isso sem incluir o comércio online.
Mas nesses países onde a venda e o consumo são liberados, existem diversas regras. Portugal e Itália, por exemplo, estabeleceram limites de nicotina presente no líquido e tamanho do refil para recarga.
Especialistas destacam que a venda legal pode gerar mais segurança aos consumidores.
“A falta de regulamentação atrapalha essa questão, por que, o que nós temos são produtos, na sua grande maioria, contrabandeados do Paraguai ou da China, quando não feitos em fábricas de fundo de quintal, sem nenhum controle sanitário, sem nenhum controle de qualidade”, pondera Rodolfo Behrsin, médico pneumologista.
Um exemplo de regulamentação na utilização dos cigarros eletrônicos vem da Suécia, que considera os vapes como menos prejudiciais do que os cigarros convencionais.
Como primeiro passo para os fumantes se livrarem definitivamente do vício do tabaco, as autoridades suecas incentivam que eles migrem inicialmente para os dispositivos eletrônicos.
Com essa medida, a Suécia está muito próxima de se tornar a primeira nação a Europa considerada “livre do tabagismo”, com uma taxa abaixo de 5% na incidência de fumantes na sua população.
No Reino Unido, o país também é considerado um modelo em termos de regulamentação. Com o lema “trocar para parar”, o Ministério da Saúde iniciou um projeto com fornecimento de vaporizadores para auxiliar pelo menos 1 milhão de adultos a abandonar os cigarros tradicionais.
A iniciativa custará 45 milhões de libras, cerca de R$ 270 milhões, e faz parte de um pacote anunciado pelo governo do país que também inclui o combate às vendas ilícitas e a menores de 18 anos.
Números do NHS, o serviço de saúde pública do Reino Unido, divulgados no ano passado, revelaram que 9% dos alunos do ensino médio usam os vapes, incluindo quase um em cada cinco jovens de 15 anos.
“O problema que vejo tem sido a adesão dos jovens que começam a usar este produto, e o que é necessário para minimizar isso é um bom sistema regulatório”, ressaltou Karl Fagerström, especialista em cessação de tabagismo.
Na Ásia, a regulamentação também foi implementada. No Japão, por exemplo, a parcela dos consumidores que migraram para vapes chegou a 25% dos fumantes adultos.
Na Oceania, o Ministério da Saúde da Nova Zelândia criou um site com informações sobre os cigarros eletrônicos. Lá, os vapes aparecem como um aliado para os que querem reduzir ou parar com o consumo de tabaco.
“É absolutamente importante que os consumidores recebam uma comunicação precisa sobre os riscos, comunicação científica sobre quais são as diferenças entre os cigarros e estes produtos que reduzem o risco”, colocou Delon Human, médico e presidente da Health Diplomats.
Por sua vez, Jorge Alberto Costa e Silva, ex-presidente da Academia Nacional de Medicina ressalta que “não custa nada se dar um crédito àquilo que, se já for feito dentro desses critérios, já funciona em outros países. Vamos estudar bem como é que funcionou, porque que tá funcionando e não reinventar a roda”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Proibida no Brasil, venda de cigarros eletrônicos é liberada em 80 países no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Waack: Augusto Heleno e a maldição do tríplice coroado no site Chin Shi Huang.
]]>Heleno nunca foi um general qualquer. E por isso seu depoimento teve um caráter especial.
Ele era visto antes da vitória de Bolsonaro em 2018 como um nome capaz de agregar o que a instituição militar poderia oferecer ao novo presidente: capacidade de organização, quadros com formação técnica superior e comprometimento com políticas de Estado. Como é fartamente sabido, não foi o que aconteceu.
Bolsonaro tratou de envolver oficiais generais — e a própria instituição das Forças Armadas — num projeto político pessoal, caótico, errático e mal-sucedido, que está sob a suspeita de ter tramado algum tipo de golpe ao perder as eleições.
De um símbolo do que poderia ter sido, Heleno virou no final do governo o símbolo do dano que o envolvimento político de generais acabou trazendo para a própria instituição militar.
Talvez, quem sabe, exista uma maldição do tríplice coroado. É o título que se dá a quem, na carreira militar, foi sempre o primeiro da turma nos cursos de formação de oficiais. Ou seja, o mais inteligente dos inteligentes.
Só houve dois tríplices coroados no Exército, e Heleno foi o segundo.
O primeiro foi o general João Baptista Figueiredo, um dos presidentes na ditadura militar, que ficou célebre com a frase que disse ao sair do cargo: “Me esqueçam”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Waack: Augusto Heleno e a maldição do tríplice coroado no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Mega-Sena: nenhuma aposta acerta 6 dezenas e prêmio acumula em R$ 5,2 milhões; confira os números no site Chin Shi Huang.
]]>Sem vencedores, o prêmio acumulou para R$ 5,2 milhões. O próximo sorteio será na quinta-feira (28).
Segundo informações da Caixa, 36 apostas acertaram 5 números, com prêmio de R$ 35.309,01 para cada.
Outros 3.112 apostadores tiveram 4 acertos, com cada um levando R$ 583,51.
O sorteio foi realizado às 20h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Caixa.
Uma forma de apostar na Mega-Sena, além dos jogos individuais, é formar um grupo para escolher os números, o chamado bolão.
Ao ser registrada no sistema, a aposta gera um recibo de cota para cada participante, que pode resgatar a sua parte do prêmio individualmente.
Os bolões têm valor mínimo de R$ 10 e cada cota deve ser de pelo menos R$ 5, sendo possível realizar um bolão de no mínimo duas e no máximo 100 cotas.
O apostador também pode adquirir cotas de bolões organizados pelas lotéricas. Basta solicitar ao atendente a quantidade de cotas que deseja e guardar o recibo para conferir a aposta no dia do sorteio.
Nesse caso, poderá ser cobrada uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota, a critério da lotérica.
O prêmio bruto corresponde a 43,35% da arrecadação. Dessa porcentagem:
Não havendo acertador em qualquer faixa, o valor acumula para o concurso seguinte, na respectiva faixa de premiação.
Os prêmios prescrevem 90 dias após a data do sorteio. Após esse prazo, os valores são repassados ao Tesouro Nacional para aplicação no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Publicado por Amanda Sampaio, da CNN.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mega-Sena: nenhuma aposta acerta 6 dezenas e prêmio acumula em R$ 5,2 milhões; confira os números no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Associação de roteiristas de Hollywood encerra greve antes de votação final de novo contrato no site Chin Shi Huang.
]]>O anúncio encerra efetivamente uma greve de meses, que paralisou a indústria.
“O Conselho do WGAW e o Conselho do WGAE também votaram pelo levantamento da ordem de restrição e pelo fim da greve a partir das 00h01 da quarta-feira, 27 de setembro. Isto permite que os redatores retornem ao trabalho durante o processo de ratificação, mas não afeta o direito dos membros de tomar uma decisão final sobre a aprovação do contrato”, informou a associação.
O acordo provisório, alcançado no início desta semana, marca um ponto de virada para os estúdios de cinema e televisão de Hollywood, depois de tanto o WGA como o SAG-AFTRA, o sindicato que representa os atores, entrarem em greve para lutar por salários mais elevados e definir critérios para o uso da inteligência artificial.
O contrato, que expira em maio de 2026, inclui aumentos salariais, melhores benefícios, proteções contra o uso de inteligência artificial pelos estúdios, garantias de remuneração por streaming, termos de emprego de maior duração e outras vantagens.
Um resumo do acordo da WGA incluía proteções de IA. “A IA não pode escrever ou reescrever material literário”, de acordo com o resumo, que também observou a exigência de que os materiais gerados pela IA sejam divulgados aos roteiristas.
O acordo também abordou os acordos residuais de streaming e a transparência dos dados relacionados ao streaming. A ascensão da Netflix e de outros serviços ao longo dos últimos anos transformou Hollywood, tornando-se uma questão importante nas greves.
Embora a liderança sindical tenha permitido que os membros do sindicato voltem ao trabalho, os seus contratos com os estúdios ainda não foram oficialmente ratificados, o que significa que os membros do sindicato ainda podem rejeitar os termos do acordo, potencialmente prolongando uma greve histórica que paralisou muitas partes do setor de entretenimento dos EUA.
O sindicato disse que “os eleitores poderão votar de 2 a 9 de outubro e receberão cédulas e materiais de ratificação quando a votação for aberta”.
A WGA começou oficialmente a greve em 2 de maio, tornando a greve uma das mais longas de sua história. O recorde até o momento foi registrado em 1988, quando a paralisação durou 154 dias.
As greves de Hollywood tiveram um impacto econômico nacional de mais de US$ 5 bilhões, segundo economistas. Além da produção audiovisual, restaurantes e empresas que atendem a indústria do entretenimento, como maquiagem e trabalho de custódia, também sofreram uma recessão.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Associação de roteiristas de Hollywood encerra greve antes de votação final de novo contrato no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Leila Pereira, presidente do Palmeiras, relata ameaças de morte: “Tenho medida protetiva” no site Chin Shi Huang.
]]>Em entrevista da porta do hotel em que o Palmeiras ficará hospedado, a dirigente relatou que recebeu ameaças de morte e, por isso, tem medida protetiva contra alguns torcedores.
Quem tem que resolver as coisas são as autoridades policiais e o Ministério Público. Quem tem que tomar providências é a autoridade pública. Como as ameaças que eu sofro, o torcedor me ameaça de morte, gente! Tanto é que eu tenho uma medida protetiva agora. É um absurdo
Leila Pereira, presidente do Palmeiras
“Então, quem tem que tomar providência são as autoridades públicas. Se nós quisermos melhorar o futebol no Brasil, tem que começar a ir às autoridades, tomar providências contra quem lesa patrimônio do clube”, completou.
Leila criticou a falta de proteção das autoridades. Ela disse que, por um futebol melhor no país, o aumento na segurança é necessário.
“Quem ameaça de morte a presidente, tem que se tomar providência, tem que se processar. Como que nós queremos ter um futebol melhor se nossas autoridades não protegem quem tem que ser protegido?”, finalizou.
Em 13 de setembro, Leila Pereira conseguiu medida protetiva contra três membros da Mancha Alviverde, principal torcida organizada do clube. Ela sofreu ameaças de perfis fakes durante live de protesto na porta da empresa dela, em 29 de junho.
O presidente da Mancha Alviverde, Jorge Luis Sampaio Santos, e os vice-presidentes da organizada Thiago Melo, o “Pato Roko”, e Felipe de Mattos, o Fezinho, não podem ter contato pessoal ou virtual com Leila Pereira.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Leila Pereira, presidente do Palmeiras, relata ameaças de morte: “Tenho medida protetiva” no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Anvisa autoriza pesquisa clínica com células CAR-T no tratamento contra o câncer no site Chin Shi Huang.
]]>A pesquisa deve ser realizada pela Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDHERP), em parceria com o Instituto Butantan.
O tratamento consiste em reprogramar as próprias células do paciente para atacar e destruir o câncer.
A técnica está sendo desenvolvida para pessoas que sofrem de leucemia linfoide aguda B e linfoma não Hodgkin B, em casos de reaparecimento da doença ou de resistência ao tratamento convencional.
Os estudos estão em fase clínica inicial e sua segurança e eficácia serão avaliados, informou a Anvisa.
De acordo com a agência, a aprovação “envolve revisões frequentes dos dados e informações da pesquisa, com ações planejadas até dezembro de 2024, para monitorar de perto o desenvolvimento do produto”.
“Se os resultados forem bons, o objetivo é registrar o produto rapidamente para que as pessoas tenham acesso a uma opção de tratamento segura, eficaz e de alta qualidade disponível no SUS“, afirmou a agência.
Segundo informações do Instituto Butantan, o primeiro voluntário brasileiro a receber um tratamento experimental com células CAR-T, em 2019, apresentou remissão total de um linfoma em estágio terminal.
Esse tipo de terapia, criada nos Estados Unidos, vem sendo testada desde 2010. Nos Estados Unidos, os resultados positivos levaram à aprovação do tratamento pela agência reguladora americana Food and Drug Administration (FDA), em 2017.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Anvisa autoriza pesquisa clínica com células CAR-T no tratamento contra o câncer no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em TSE tira Forças Armadas e STF de auditoria das urnas no site Chin Shi Huang.
]]>A medida, proposta pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, foi aprovada em sessão da Corte, com o argumento de que não é competência de nenhuma das entidades.
“A primeira alteração que proponho é a atualização do rol das entidades fiscalizadoras. Proponho duas alterações com supressões. A primeira é a do Supremo Tribunal Federal. Não me parece que seja competência do Supremo, guardião da Constituição, órgão competente para julgar e analisar recursos, fazer parte do rol de fiscalizadoras”, disse.
Moraes afirmou que as Forças Armadas são indispensáveis para a organização do processo eleitoral. Porém, argumentou que a participação da entidade na fiscalização do sistema eletrônico é incompatível com suas atribuições.
“Não se mostrou necessário, razoável e eficiente a participação das Forças Armadas. Demonstrou-se absolutamente incompatível com as atribuições constitucionais, e também a participação na comissão de transparência eleitoral”, acrescentou.
O ministro reforçou que as Forças Armadas vão continuar auxiliando a Justiça Eleitoral no transporte de urnas eletrônicas e na segurança dos eleitores e locais de votação.
“O importante, e aí sim imprescindível auxílio, é a constante parceria das Forças Armadas com a Justiça Eleitoral, essa permanecerá. Permanecerá nas atividades que realmente são as atividades que as Forças Armadas historicamente e tradicionalmente sempre realizaram, numa grande parceria com a Justiça Eleitoral, para a segurança dos eleitores dos locais de votação, além do imprescindível apoio logístico que as Forças Armadas dão na realização de transporte de urnas”, concluiu o ministro.
O ministro também acrescentou que o Supremo é o guardião da Constituição e órgão máximo do Poder Judiciário e por esse motivo, cabe à Corte a análise de eventuais ações e recursos propostos contra decisões do TSE, que também possui três integrantes em comum com o STF.
Outras decisões
Além dessa modificação, os ministros incluíram o Teste de Integridade com Biometria na norma, que define as regras para a realização dos procedimentos de fiscalização do sistema eletrônico de votação.
Foram estabelecidos, no texto referendado pelos ministros, alguns critérios a serem observados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). São eles:
No mínimo 5% e no máximo 10% do total de urnas destinadas ao Teste de Integridade deverão contar com o uso da biometria cedida pelos voluntários;
A testagem será aplicada em ao menos cinco capitais brasileiras e no Distrito Federal;
As localidades das seções eleitorais que farão o teste com biometria serão definidas pelas Comissões de Auditoria da Votação Eletrônica até 10 dias antes da votação.
O Teste de Integridade ocorre no dia das eleições e consiste em um batimento para confirmar se o voto digitado pelo eleitorado foi corretamente contabilizado. Todo o processo é filmado e conta com o acompanhamento de uma empresa de auditoria externa, contratada por licitação.
Entidades fiscalizadores das urnas:
Este conteúdo foi originalmente publicado em TSE tira Forças Armadas e STF de auditoria das urnas no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda o que causa afta na boca e possíveis tratamentos no site Chin Shi Huang.
]]>Apesar de não ser exclusiva da bochecha — pode aparecer também no céu da boca e até na garganta, esse é o tipo mais comum.
Mas o que causa afta na boca? Quanto tempo demora para ela sair? E o que fazer para curá-la? Entenda a seguir.
Uma afta é uma lesão ulcerativa que pode ocorrer na mucosa da boca, incluindo a língua, as bochechas internas, os lábios e o céu da boca.
Esse é um problema comum que pode afetar pessoas de todas as idades, embora sejam mais comuns em adolescentes e adultos jovens.
Elas são geralmente dolorosas e desconfortáveis. Possuem uma aparência esbranquiçada ou amarelada com uma borda avermelhada.
Os sintomas geralmente iniciam com sensações de dor ou ardência, seguidas de uma afta que surge em 1 ou 2 dias. Não há formação de bolhas neste processo.
As aftas dentro da boca não são contagiosas . Elas não são transmitidas de uma pessoa para outra pelo contato direto, como um resfriado ou uma infecção viral.
As aftas são feridas ou úlceras que se desenvolvem na mucosa da boca devido a vários fatores, como traumas, estresse, deficiências nutricionais ou outros fatores desencadeantes individuais.
No entanto, é importante mencionar que algumas condições de saúde que podem causar aftas bucais, como o vírus do herpes simples (que pode causar herpes labial), podem ser contagiosas se houver contato direto com a ferida ou o fluido do blister.
Mas as aftas em si não são contagiosas. Elas são uma condição intra oral que não é transmitida através do contato casual com outra pessoa.
Segundo o Ministério da Saúde, as possíveis causas das aftas dentro da boca ainda não são completamente compreendidas, uma vez que existem outras condições orais que podem apresentar sintomas iniciais semelhantes.
No entanto, alguns fatores que podem estar relacionados ao surgimento dessas lesões incluem estresse, nutrição inadequada, lesões na região bucal ou alterações hormonais.
Veja a seguir.
Oestresse emocional é um fator desencadeante comum para o desenvolvimento de aftas. O mecanismo exato não é totalmente compreendido, mas acredita-se que o estresse possa enfraquecer o sistema imunológico.
Como consequência, isso pode desencadear inflamações na mucosa bucal, levando ao surgimento das aftas.
A nutrição inadequada também pode influenciar as aftas na boca, especialmente chocolate, café, amendoim, ovos, cereais, amêndoas, morango, queijo e tomate.
No geral, alimentos mais condimentados, frutas cítricas ou ácidas e substâncias ou medicamentos que queimam também podem gerar um quadro de afta na boca.
Outro aspecto indireto da nutrição que pode influenciar o aparecimento são os refluxos estomacais também.
Traumas na boca, como mordidas acidentais, escovação dental agressiva ou o uso de aparelhos ortodônticos que causam atrito constante, podem ferir a mucosa bucal.
Dentes mal posicionados na arcada dentária, restaurações fraturadas,dentes cariados, próteses mal adaptadas, entre outros, também podem ser causas para essa lesão. Tudo isso pode criar um ambiente propício para o desenvolvimento de aftas.
Mudanças hormonais, como aquelas que ocorrem durante o ciclo menstrual, gravidez ou menopausa, podem estar associadas ao aparecimento de aftas em algumas pessoas.
As flutuações hormonais podem afetar a sensibilidade da mucosa bucal e desencadear o surgimento das aftas.
No geral, as aftas bucais saem cerca de 10 a 14 dias após o aparecimento, inclusive, sem deixar marcas na boca.
O processo geralmente começa com sensações de dor ou ardência na área afetada. Em seguida, a ferida em si se forma em 1 a 2 dias.
Ela cresce até atingir o seu tamanho máximo, o que geralmente ocorre nos primeiros dias após o seu surgimento. Durante essa fase, a afta pode ser dolorosa e desconfortável.
Após atingir o tamanho máximo, a afta começa a cicatrizar. A duração dessa fase pode variar, mas geralmente leva cerca de 7 a 14 dias para a afta cicatrizar completamente.
Por se tratar de um problema comum e sem complicações, por mais que incomode, o tratamento da boca com afta costuma ser simples: esperar passar a lesão durante o período de 2 semanas.
No entanto, se o problema persistir, é indicado procurar serviços de saúde ou um profissional da área para uma avaliação mais rigorosa.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda o que causa afta na boca e possíveis tratamentos no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Corinthians x Fortaleza: veja escalações da semifinal da Copa Sul-Americana no site Chin Shi Huang.
]]>Pelo lado corinthiano, a expectativa durante a preparação cresceu pela presença ou não do meia Renato Augusto entre os relacionados. O meia estará em campo, mas Matías Rojas foi cortado dos relacionas por lesão no músculo posterior da coxa esquerda.
A disputa nas laterais entre Fagner e Bruno Méndez pela direita, além de Fábio Santos e Matheus Bidu pela esquerda, também foi motivo de especulação. Os veteranos Fagner e Fábio ganharam a disputa.
O técnico Juan Vojvoda, que nunca venceu o Timão na Neo Química Arena, já viu seis técnicos passarem pelo clube rival desde a estreia pelo Leão do Pici. Para o duelo em São Paulo, o treinador conta com os desfalques de Pedro Rocha e Hércules.
O Fortaleza entra em campo contra o Corinthians para ser o primeiro clube do Nordeste a chegar na final da competição, organizada pela Conmebol desde 2002.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Corinthians x Fortaleza: veja escalações da semifinal da Copa Sul-Americana no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Fala de Lula sobre Caixa deixa base do PP irritada e pode comprometer votações no site Chin Shi Huang.
]]>Segundo lideranças ouvidas sob reserva, a entrega do comando do banco como parte do acordo para entrada do partido no governo teria sido apalavrada por Lula ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).
Assim como foi prometido ao ministro do Esporte, Andre Fufuca (PP-MA), pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), e o chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA).
Porém, em entrevista na segunda-feira (25), Lula deu a entender que não tem pressa para fazer as trocas. “O único cargo que eu não posso mexer é no meu e no do [vice-presidente] Geraldo Alckmin, que foi o povo brasileiro que deu. Mas o restante eu posso mexer em qualquer um e posso dizer que, por enquanto, não estou disposto a mexer com nada. Eu estou disposto a fechar o ano bem”, disse.
No entanto, no PP a avaliação é de que, nas últimas votações, a legenda já respondeu ao apoio do Planalto pela reeleição de Arthur Lira à Câmara, no início deste ano.
Atualmente, a bancada na Câmara, formada por 49 deputados, tem entregado mais da metade dos votos para o governo.
No Senado, onde o partido tem seis senadores, há mais dificuldade por causa da atuação do presidente nacional da legenda, Ciro Nogueira (PP-PI). Ele declarou abertamente que continuará fazendo oposição ao governo.
Lira afirmou, em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo”, que tem um acordo com o presidente para receber a Caixa de “porteira fechada”. Ou seja, com todas as 12 vice-presidências.
A fala de Lira tampouco agradou aliados, que defendem manter as conversas sobre o assunto sob reserva para não atrapalhar a negociação.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Fala de Lula sobre Caixa deixa base do PP irritada e pode comprometer votações no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Novo “supercontinente” pode exterminar humanos e tornar Terra inabitável, sugere estudo no site Chin Shi Huang.
]]>Utilizando os primeiros modelos climáticos de um futuro distante, feitos por supercomputadores, cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, previram como os extremos climáticos se intensificariam depois que os continentes do mundo se fundirem para formar um supercontinente, a “Pangea Ultima”, em cerca de 250 milhões de anos.
Eles descobriram que o lugar poderá ser extremamente quente, seco e praticamente inabitável para humanos e mamíferos, que não evoluíram para lidar com a exposição prolongada ao calor excessivo.
Os pesquisadores simularam tendências de temperatura, vento, chuva e umidade para o supercontinente e usaram modelos de movimento de placas tectônicas, química oceânica e biologia para calcular os níveis de dióxido de carbono.
Ainda de acordo com o estudo, não só a formação de Pangea Ultima levaria a erupções vulcânicas mais regulares, expelindo dióxido de carbono na atmosfera e aquecendo o planeta, mas o sol também se tornaria mais brilhante, emitindo mais energia e aquecendo ainda mais a Terra, observaram especialistas no artigo, publicado na última segunda-feira (25) na revista Nature Geoscience.
“O supercontinente poderia criar um golpe triplo que compreenderia o efeito da continentalidade, sol mais quente e mais CO2 na atmosfera”, disse Alexander Farnsworth, pesquisador associado sênior da Universidade de Bristol e principal autor do artigo.
“Temperaturas entre 40ºC e 50ºC e extremos diários ainda maiores, agravados por elevados níveis de umidade, acabariam por selar o nosso destino. Os humanos – juntamente com muitas outras espécies – morreriam devido à sua incapacidade de liberar esse calor através do suor para resfriar seus corpos”, acrescentou Farnsworth.
O aumento do calor, observou Farnsworth, criaria um ambiente sem fontes de alimento ou água para os mamíferos.
Embora existam grandes incertezas ao se fazer previsões para um futuro tão distante, os cientistas disseram que o quadro parece “muito sombrio”, com apenas cerca de 8% a 16% das terras do supercontinente habitáveis para mamíferos.
O dióxido de carbono pode atingir o dobro dos níveis atuais, de acordo com o relatório, embora esse cálculo tenha sido feito com base na suposição de que os humanos parem de queimar combustíveis fósseis agora, “caso contrário, veremos esses números muito, muito mais cedo”, explicou Benjamin Mills, professor de Evolução do Sistema Terrestre na Universidade de Leeds e coautor do estudo.
Esta perspectiva não é desculpa para complacência quando se trata de enfrentar a crise climática atual, alertaram os autores. As alterações climáticas causadas pelo homem já estão resultando em milhões de mortes no mundo todos os anos.
“É de vital importância não perder de vista a nossa atual crise climática, que é resultado das emissões humanas de gases com efeito de estufa”, citou a coautora Eunice Lo, pesquisadora de alterações climáticas e saúde na Universidade de Bristol.
“Embora prevermos um planeta inabitável dentro de 250 milhões de anos, hoje já vivemos um calor extremo que é prejudicial à saúde humana. É por isso que é crucial atingir emissões líquidas zero o mais rápido possível”, acrescentou Lo.
As alterações climáticas estão em vias de transformar a vida na Terra, com bilhões de pessoas e outras espécies chegando a locais que não podem se adaptar, a menos que o aquecimento global seja drasticamente abrandado, de acordo com um importante relatório apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) publicado no ano passado.
Os cientistas alertam há décadas que o aquecimento precisa ficar abaixo de 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais, com a janela para reduzir a nossa dependência de combustíveis fósseis e evitar mudanças catastróficas que transformariam a vida que temos hoje.
A última extinção em massa ocorreu há cerca de 66 milhões de anos, quando um asteroide colidiu com a Terra e matou os dinossauros e a maior parte da vida no planeta.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Novo “supercontinente” pode exterminar humanos e tornar Terra inabitável, sugere estudo no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Campos Neto pediu e Lula vai recebê-lo no Planalto pela primeira vez no site Chin Shi Huang.
]]>Será o primeiro encontro entre os dois desde que Lula assumiu seu terceiro mandato presidencial.
A reunião vai acontecer no Palácio do Planalto no final da tarde de quarta-feira (27).
O encontro vai contar com a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Fontes disseram à CNN que o pedido para o encontro partiu de Campos Neto, que vem sendo alvo de críticas duríssimas e pessoais não só de Lula, mas de muitos governistas, de dentro e fora do PT.
Relatos feitos à reportagem por pessoas próximas ao presidente da República dão conta de que, antes de aceitar o pedido do chefe do BC, Lula consultou Haddad e aliados que tem bom diálogo com a autoridade monetária.
A queda recente da taxa de juros — duas já foram promovidas pelo Copom — ajudou a arrefecer os ânimos. Aliados de Lula dizem que o presidente parou de reclamar com frequência das decisões do BC, mesmo mantendo tom ácido sobre Campos Neto publicamente.
Há três semanas, durante um evento em Fortaleza, Lula criticou o patamar de juros e afirmou: “se ele conversa com alguém, não é comigo”, em referência ao presidente do Banco Central.
O encontro está sendo considerado um bom sinal de respeito à institucionalidade dos cargos e à independência do BC, um fator novo na transição de governo do país.
Na avaliação de pessoas próximas a Lula, nenhum dos dois marcaria um encontro se não para selar uma convivência mais adequada entre eles.
Ninguém aposta em pacificação ainda, mas o gesto de aproximação pode inaugurar um período de maior naturalidade na convivência entre os presidentes da República e do Banco Central.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Campos Neto pediu e Lula vai recebê-lo no Planalto pela primeira vez no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Mundial de Clubes: Fifa abre venda de ingressos com valores a partir de R$ 50 no site Chin Shi Huang.
]]>As entradas podem ser compradas pelo próprio site da entidade e estão divididas em três pacotes: jogos individuais, partidas de cada um dos estádios e todos os confrontos da competição. As primeiras horas, inclusive, foram de grande procura, com até 400 mil pessoas na fila de espera.
Os ingressos mais baratos são para os jogos das quartas de final e a decisão de terceiro lugar, com valores entre 40 e 100 riales, o que corresponde à faixa entre R$ 53,11 e R$ 132,80. Para assistir às semifinais, a entrada custa entre 60 a 175 riales (R$ 79,70 a R$ 232,48).
O segundo ingresso mais caro do Mundial de Clubes é justamente da abertura, com preços entre 65 e 180 riales (R$ 86,33 a R$ 239,06). Naturalmente, a grande final tem o ingresso mais caro, com preços a partir de 75 riales (R$ 99,63).
Esta é a primeira fase da venda de ingressos para o Mundial de Clubes. Outras duas cargas serão abertas em outubro e em novembro.
12/12: Al-Ittihad X Auckland City;
15/12: Al-Ahly X Al-Ittihad ou Auckland City
15/12: León X Urawa Red Diamonds
18/12: Campeão da Libertadores X Al-Ahly, Al-Ittihad ou Auckland City
19/12: Manchester City X León ou Urawa Red Diamonds.
22/12: times a definir
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mundial de Clubes: Fifa abre venda de ingressos com valores a partir de R$ 50 no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Espécie de tarântula azul elétrica é descoberta na Tailândia no site Chin Shi Huang.
]]>Um grupo de pesquisadores tailandeses encontrou a aranha durante uma expedição à província de Phang-Nga, no sul do país, para pesquisar a diversidade e distribuição dos animais na região.
“(Encontramos) uma nova espécie de tarântula que exibe uma tonalidade azul-violeta hipnotizante, que lembra faíscas azuis elétricas”, disse Narin Chomphuphuang, pesquisador do Departamento de Entomologia e Fitopatologia da Universidade Khon Kaen, à CNN.
O estudo detalhando a descoberta foi publicado na revista científica ZooKeys em 18 de setembro.
A equipe que encontrou as espécies que vivem em uma floresta de mangue também incluiu o YouTuber da vida selvagem tailandesa JoCho Sippawat, que é autor do artigo publicado na semana passada.
Alguns membros da mesma equipe também descobriram um tipo de tarântula até então desconhecido — agora chamado Taksinus bambus — que vivia nos caules ocos de plantas de bambu na Tailândia no ano passado.
A equipe leiloou o direito de nomear as novas espécies para divulgar a descoberta e aumentar a conscientização e arrecadar fundos para o povo indígena Lahu, do norte da Tailândia, grupo do qual Sippawat faz parte. Chilobrachys natanicharum deriva dos nomes de dois executivos da empresa vencedora da campanha de nomeação.
“O azul é uma das cores mais raras que aparecem na natureza, o que torna a coloração azul nos animais particularmente fascinante”, disse Chomphuphuang.
Os pesquisadores disseram que essa coloração vem do arranjo de “nanoestruturas fotônicas biológicas, e não de pigmentos”.
Isso significa que a coloração azul elétrica não vem da presença de pigmentação azul, mas sim “da estrutura única de seu cabelo, que incorpora nanoestruturas que manipulam a luz para criar essa impressionante aparência azul”, explicou Chomphuphuang.
A escassez do azul na natureza pode ser atribuída a dificuldades na absorção e reflexão de comprimentos de onda específicos de luz. “Para parecer azul, um objeto precisa absorver quantidades muito pequenas de energia enquanto reflete luz azul de alta energia”, o que é um desafio, disse ele.
De acordo com o trabalho de pesquisa, a coloração única da tarântula vem de dois tipos de pelos, “azul metálico e violeta”, que estão presentes em diferentes partes do corpo, incluindo as pernas, as quelíceras (apêndices em forma de pinça na frente do boca) e a carapaça (concha superior).
A coloração e outras características das aranhas variavam de acordo com o sexo e a idade. Fêmeas e machos jovens têm mais cabelos de cor violeta do que azuis metálicos em partes do corpo, acrescentou o estudo.
A tarântula recém-descoberta vive em ocos de árvores, dificultando sua captura, e os pesquisadores tiveram que subir em árvores para atraí-la, disse Chomphuphuang.
“Durante a nossa expedição, caminhamos à tarde e à noite durante a maré baixa, conseguindo recolher apenas dois deles”, acrescentou.
De acordo com o trabalho de pesquisa, Chilobrachys natanicharum já havia sido avistado no mercado comercial de tarântulas, conhecido apenas como “Chilobrachys sp. Electric Blue Tarantula”, mas sem qualquer informação sobre suas características ou habitats naturais.
Normalmente, as tarântulas são terrestres ou arbóreas, mas o Chilobrachys natanicharum pode viver em ambos os ambientes, disseram os pesquisadores, demonstrando sua adaptabilidade.
No entanto, com o declínio das florestas de mangais — em grande parte causado pelo desmatamento — Chomphuphuang diz que a tarântula azul elétrica é também uma das tarântulas mais raras do mundo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Espécie de tarântula azul elétrica é descoberta na Tailândia no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça de São Paulo proíbe uso do Fonfon pela Carreta Furacão no site Chin Shi Huang.
]]>Desde 2016, o uso do Fofão precisa ser autorizado pelos donos de seus direitos autorais, conforme a decisão.
A sentença determina ainda que a “F. de S. C. Dameto Eventos Turísticos”, responsável pela alegoria, pague uma indenização de R$ 70 mil por danos morais aos proprietários do personagem.
Além disso, qualquer publicação com imagens do “Fonfon” deve ser removida de seus canais de divulgação. Do contrário, uma multa de R$ 2 mil será aplicada por dia de permanência.
Em nota, a empresa afirmou respeitar a decisão, mas disse que “a sentença não reflete adequadamente o contexto e a natureza da expressão artística em questão”, que visava “prestar uma homenagem” ao personagem.
A CNN procurou também a agência que moveu a ação e aguarda retorno.
Publicado por Leonardo Rodrigues
Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça de São Paulo proíbe uso do Fonfon pela Carreta Furacão no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Hacker, plano de golpe, ditadura e Brilhante Ustra: as perguntas que general Heleno não respondeu à CPMI no site Chin Shi Huang.
]]>Heleno usou o direito de ficar calado ao ser questionado sobre o plano de golpe, encontro com o hacker Walter Delgatti, ditadura militar e sobre o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-comandante do DOI-Codi.
Todas as perguntas a que Heleno se recusou a responder foram feitas por parlamentares da esquerda. O ex-ministro ficou calado ao ser questionado pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) se ele havia participado da reunião entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e comandantes da Aeronáutica, Marinha e Exército para tratar da tentativa de um golpe de Estado, conforme trecho da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens.
Pereira Junior também questionou se Heleno estava na reunião em que Bolsonaro conversou com o hacker Walter Delgatti, que alega ter se encontrado com o ex-presidente e integrantes do governo entre julho e dezembro de 2022. “Eu vou me valer do direito de ficar em silêncio”, disse Heleno.
A pergunta sobre o hacker também foi feita pelo deputado Rogério Correia (PT-MG).
“Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro) diz que o senhor estava lá, na reunião, que tomou café com o hacker. O senhor estava também?”, indagou o parlamentar. Heleno permaneceu em silêncio e também não respondeu quando o mesmo deputado perguntou porque o então ministro recebeu no GSI pessoas que foram presas nos atos de 8 de janeiro.
A senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) fez uma série de perguntas sobre a ditadura militar. No período, Augusto Heleno, então um capitão, foi ajudante de ordens do ministro do Exército, Sylvio Frota, no governo do general Ernesto Geisel. Questionado se havia ocupado a função, o general não respondeu.
“Isso não está no escopo da minha convocação aqui.” Diante da insistência da senadora, Heleno retrucou: “Respondo se eu quiser, eu tenho direito de ficar calado.”
Ana Paula Lobato perguntou se Heleno conhecia o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-comandante do DOI-Codi, e se sabia das “atividades dele como torturador de presos políticos.” Brilhante Ustra comandou sessões de tortura contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e foi homenageado por Bolsonaro na sessão que aprovou o processo de impeachment contra a petista. “Vou ficar em silêncio”, insistiu Heleno.
Um dos principais auxiliares de Bolsonaro, o general também silenciou quando foi questionado pelo deputado Duarte Junior (PSB-MA) como se sentia sobre a derrota nas urnas. “O que que aconteceu no dia 8? Foi terrorismo? Foi um ato terrorista? Foi um golpe?’”, questionou o deputado. “Eu prefiro ficar calado”, disse Heleno.
A defesa de Heleno ingressou com um pedido no STF para que ele não fosse obrigado a comparecer ao depoimento e, caso fosse obrigado a ir, deveria ser tratado como investigado, e não como testemunha.
O ministro Cristiano Zanin, porém, determinou que o general comparecesse ao depoimento na condição de testemunha e respondesse sobre fatos que tem conhecimento. Todavia, Zanin assegurou a Heleno “a garantia de não autoincriminação.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Hacker, plano de golpe, ditadura e Brilhante Ustra: as perguntas que general Heleno não respondeu à CPMI no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula, Chávez, Kennedy, Stalin: relembre políticos que esconderam problemas de saúde no site Chin Shi Huang.
]]>Omitir problemas de saúde para evitar seu impacto político negativo tem sido uma prática recorrente ao longo da história, das democracias mais escrutinadas até as ditaduras mais fechadas.
Hugo Chávez, amigo próximo de Lula, foi diagnosticado com câncer em junho de 2011. A doença se tornou segredo de Estado.
Ele visitava Cuba com regularidade, para receber tratamento, e os rumores foram crescendo. Só em julho daquele ano, em Havana, o então presidente assumiu publicamente a doença, anunciando que um tumor “do tamanho de uma bola de beisebol” (seu esporte favorito) havia sido retirado de sua região pélvica.
Chávez trocou a imagem de incansável defensor dos pobres pela de um messias em contato com o sobrenatural. Em julho de 2012, três meses antes de sua reeleição, anunciou: “Estoy libre del cáncer”.
No poder desde 1999, Chávez se reelegeu, graças a sucessivas mudanças e reinterpretações da Constituição que lhe garantiram esse direito. Uma semana antes de sua eleição de 7 de outubro, desmentiu rumores e disse que sua saúde ia bem, ainda que “trabalhando a meia máquina”.
Em fevereiro do ano seguinte, foi submetido a nova cirurgia em Havana. Em dezembro, anunciou que, caso não se recuperasse, Nicolás Maduro, o vice-presidente, o substituiria até a realização de novas eleições. Na Venezuela o vice não é eleito, mas nomeado pelo presidente.
Na cerimônia, Maduro foi “ungido” por Chávez com uma espada que teria pertencido ao seu ídolo, Simón Bolívar, herói da independência. Depois da quarta cirurgia em Cuba, Chávez morreu em março de 2013.
Um dos casos mais intrigantes foi o de Franklin Delano Roosevelt, que presidiu os Estados Unidos de 1933 até sua morte em 1945, e
portanto conduziu o país nos períodos turbulentos da Grande Depressão e da 2ª Guerra Mundial.
Em 1921, aos 39 anos, Roosevelt foi acometido de um ataque de poliomielite que o deixou paralisado da cintura para baixo.
Ele tinha acabado de ser derrotado como candidato a vice-presidente na chapa do democrata James Cox nas eleições de 1920, e não pretendia encerrar ali sua carreira política. Roosevelt sumiu de cena.
Ao longo de anos, ele aprendeu a caminhar curtas distâncias usando braçadeiras metálicas nas pernas, e com o apoio de pessoas que caminhavam ao seu lado. Ele nunca foi visto em público nas cadeiras de rodas que usava privadamente.
Roosevelt se elegeu três vezes. Sua morte súbita, por derrame cerebral, e a chegada à presidência de seu vice, Harry Truman, sem nenhuma experiência internacional, no fim da 2ª Guerra, provocou a aprovação da 22.ª Emenda da Constituição, que prevê o limite de dois mandatos para presidente.
Esse limite era observado desde o primeiro presidente americano, George Washington, mas não estava definido em lei.
Mesmo o jovem presidente John Fitzgerald Kennedy, assassinado em novembro de 1963 aos 46 anos, quando se preparava para lançar sua campanha à reeleição, sofria de várias doenças, que ocultava com o consumo intensivo de remédios.
O super longevo presidente François Mitterrand, que ocupou o Palácio do Eliseu de 1981 a 1995, ocultou um câncer ao longo de uma década, de acordo com seu médico.
De acordo com Claude Gubler, o então presidente francês soube já no começo de seu primeiro mandato, em 1981, que seu câncer havia se espalhado para seus ossos, mas mentiu sobre sua doença ao longo de suas sucessivas eleições.
Mitterrand morreu aos 79 anos, oito meses depois do fim de seu segundo mandato. A duração dos mandatos presidenciais franceses foi reduzida por um referendo em 2000, de sete para cinco anos.
O líder da Revolução Russa, Vladimir Lenin, foi o único governante soviético cujo estado de saúde não era tratado como segredo de Estado.
Seu sucessor, Josef Stalin, um tabagista contumaz, sofria de arteriosclerose. Teve um ataque cardíaco leve por volta do dia da rendição da Alemanha nazista perante as forças soviéticas, em 9 de maio de 1945, e depois um mais grave, em outubro.
Em 1951, o médico de Stalin lhe recomendou diminuir as atividades de governo. O ditador não recebeu bem o conselho. Três décadas antes, fingindo preocupar-se com a saúde de Lenin, ele lhe havia recomendado afastar-se das funções de governo, enquanto ocupava espaços para sucedê-lo e tentava acelerar sua morte.
Paranoico, Stalin mandou prender o médico sob acusação de espionar para o Reino Unido.
Dois anos mais tarde, com a saúde bastante debilitada, Stalin lançou uma nova campanha de perseguição aos judeus, focada nos médicos, entre outras categorias. Ele responsabilizava os médicos judeus pela morte de vários membros do Kremlin.
Stalin sofreu um ataque cardíaco fulminante na noite de 28 de fevereiro para 1º de março, um domingo, depois de uma noitada de comida, bebida e tabaco (ele fumava charuto e cachimbo) com Nikita Kruchev, Georgy Malenkov, Lavrentiy Beria e Nikolai Bulganin, integrantes do alto escalão com quem costumava jantar e
assistir filmes em sua dacha de Kuntsevo, perto de Moscou.
Os sensores no seu quarto não detectaram movimentos, e ele não telefonou para nenhum dos quatro camaradas, como de costume.
Mesmo assim, os funcionários o deixaram várias horas sozinho, sem cuidados, com receio de perturbá-lo.
O Kremlin não estava preparado para sua morte, considerada até então impensável, e a sucessão não estava definida. Nos quatro dias entre o ataque cardíaco e sua morte, dia 5 de março, Stalin praticamente não recebeu nenhum cuidado, enquanto os integrantes de seu entorno disputavam seu cargo, finalmente conquistado por Kruchev. A morte foi anunciada só um dia depois.
Stalin foi vítima do ambiente de terror que ele mesmo havia criado.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula, Chávez, Kennedy, Stalin: relembre políticos que esconderam problemas de saúde no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Partidos e frentes parlamentares repudiam STF por “contínua usurpação de competência” no site Chin Shi Huang.
]]>No documento, os partidos e as Frentes Parlamentares manifestam “seu firme e integral repúdio às decisões que invadem as competências do Parlamento”.
“Ressalvado o nosso respeito às competências do STF como Corte Constitucional, não aceitaremos qualquer interferência na prerrogativa legislativa do Congresso Nacional. Tomaremos as devidas medidas para restabelecer o equilíbrio entre os Poderes”, afirma o documento.
Além do PL e do Novo, assinam o documento as seguintes Frentes Parlamentares:
ACNN entrou em contato com o STF sobre a nota e aguarda retorno.
Publicado por Daniel Fernandes.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Partidos e frentes parlamentares repudiam STF por “contínua usurpação de competência” no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Líder da oposição no Senado protocola proposta de plebiscito sobre aborto no site Chin Shi Huang.
]]>A pergunta que ele propõe que seja feita no plebiscito é: “Você é a favor da legalização do crime de aborto?”.
O texto vai começar a tramitar e precisa ser aprovado tanto pelo Senado quanto pela Câmara. Se aprovado, o plebiscito tem que ser promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O projeto conta com o apoio de cerca de 40 senadores. Marinho defendeu que o apoio significativo é por conta do tema “transcender os partidos políticos”.
Na justificativa da proposta, o parlamentar alega que o objetivo é dar “ao povo brasileiro a oportunidade de decidir livre e soberanamente sobre o tema”.
A ação é uma reposta ao julgamento que acontece no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização da interrupção voluntária da gravidez (aborto), nas primeiras 12 semanas da gestação. O processo foi movido pelo PSOL em 2017.
A presidente do STF e relatora do processo, ministra Rosa Weber, que deixa a Corte até a próxima segunda-feira (2) devido à aposentadoria compulsória, foi a primeira a votar. Ela se posicionou a favor da ampliação do aborto no país.
O caso vai ser analisado pelo plenário físico do Supremo, mas ainda sem data para ser retomado.
“A presidente Rosa Weber sai do Supremo Tribunal Federal e deixa como legado um voto em que permite que crianças, no ventre das mães, até 12 semanas, possam ser sacrificadas de acordo com a discricionariedade da mãe. Nós entendemos que esse assunto precisa, necessariamente, passar pela discussão dentro do Legislativo, que representa em última instância o povo brasileiro”, declarou Rogério Marinho.
O parlamentar afirmou ainda que há uma interferência por parte do Judiciário em ações que são de competência do Poder Legislativo e que este tema é mais um exemplo disso.
“Esse é o assunto que não pode simplesmente ser resolvido por 11 juízes, com toda a legitimidade que porventura tenham. É um assunto que, necessariamente, precisa ser discutido neste Parlamento e referendado pela população brasileira, através de uma consulta popular, e é o que nós estamos propondo”, declarou.
Procurado pela CNN, o Supremo informou que não vai comentar as declarações do senador.
No Brasil, o aborto é considerado crime, exceto em três situações:
O que o STF começou a julgar na semana passada e teve voto favorável da relatora Rosa Weber é descriminalizar mais uma exceção: a de tempo, que, caso o Judiciário vote favoravelmente, será de até 12 semanas de gestação, cerca de três meses.
Com isso, nenhuma gestante que queira realizar o aborto dentro desse período poderia ser penalizada criminalmente, ser presa ou responder judicialmente pelo ato. Bem como os profissionais que realizarem o aborto dentro dessa nova exceção.
A descriminalização é diferente da legalização. Legalizar qualquer assunto no país é algo que cabe somente ao Poder Legislativo e significa determinar normas e procedimentos oficiais de como algo pode ou não ocorrer.
É com a legalização, por exemplo, que se determina quais profissionais e estabelecimentos de saúde poderiam realizar o aborto, se pais ou cônjuge da gestante precisam ser informados, entre outros pontos.
O plebiscito proposto pelo senador Rogério Marinho trata, então, de algo diferente do que o Judiciário está discutindo, questionando sobre algo mais abrangente em relação ao aborto.
O senador Rogério Marinho declarou também que, no dia 12 de outubro, data em que se celebra oficialmente o Dia de Nossa Senhora Aparecida e popularmente o Dia das Crianças, está previsto para acontecer um movimento de manifestação nas ruas do país contra a legalização do aborto e chegou a convocar a presença da população.
“Nós esperamos que haja uma grande mobilização nas ruas no dia 12, em favor da vida, de uma forma ordeira, pacífica, democrática, e que a população faça a ver aos seus legisladores, ao Poder Judiciário, àqueles que de fato vão decidir os destinos deste país, de que esse tema precisa ser olhado com muito cuidado, defendendo as crianças defendendo as mães e defendendo o nosso futuro”, finalizou o senador.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Líder da oposição no Senado protocola proposta de plebiscito sobre aborto no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Após diagnóstico de celulite ocular, filho de Sthefany Brito recebe alta; entenda doença no site Chin Shi Huang.
]]>Em seu perfil no Instagram, a artista agradeceu as boas energias enviadas pelos fãs e amigos e disse que o pequeno foi diagnosticado com uma celulite ocular.
“[…] No sábado, um mosquitinho picou perto do olho dele e ele ficou o olhinho um pouco inchado, nada demais. Dei um antialérgico, porque isso já tinha acontecido algumas vezes e isso era o suficiente. No domingo ele acordou com o olhinho direito completamente inchado, vermelho e fechado. Não conseguia abrir”, iniciou a atriz.
Na sequência, Sthefany contou que, ao conversar com a pediatra, recebeu a indicação de ir para o hospital. “Lembro da sensação, minhas pernas bambeavam quando ouvi a palavra hospital”, acrescentou.
“Ela falou isso é celulite ocular. Com a picada do mosquito, virou porta de entrada de bactéria. Ele deve ter coçado com a mãozinha suja e aí, dito e feito. Fomos e lá ficamos até hoje”, continuou.
Em outro vídeo, a atriz deu outros detalhes sobre o diagnóstico e afirmou que ter ido até o hospital foi a melhor opção.
“Primeiro que eu nunca tinha ouvido falar de celulite ocular, existem também em outras regiões, mas o dele foi no olho. E é sério, não é brincadeira. É bactéria né […] Talvez se tivesse segurado em casa com antibiótico não teria dado certo”, acrescentou.
“Parece que nem aconteceu nada, criança é uma benção. Eles caem, ficam doentes, eles se levantam, se recuperam muito rápido”, tranquilizou os seguidores.
Ao final, Sthefany, que é irmã de Kayky Brito, também se emocionou ao comentar a boa evolução no quadro clínico do ator, atropelado no início do mês.
“É impossível não falar do meu irmão, quando a pediatra falou hospital por dois segundos eu pensei que poderia ser o mesmo para eu poder visitar o meu irmão […]”, disse .
“Deus é maravilhoso, nem eu sei de onde eu tiro força, mas acho que é do amor, do amor pelo meu irmão, do amor pelo meu bem mais precioso que é o meu filho e precisou de mim em um momento em que eu achava que não tinha mais forças”, afirmou e finalizou dizendo que assim como Enrico já está em casa se recuperando, Kayky está indo pelo mesmo caminho.
Vale lembrar que, segundo boletim médico divulgado na sexta-feira (22), Kayky deixou a UTI, está consciente, conversando com a família e com os médicos, e tendo boa evolução na reabilitação.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Após diagnóstico de celulite ocular, filho de Sthefany Brito recebe alta; entenda doença no site Chin Shi Huang.
]]>Este conteúdo foi originalmente publicado em Instituições financeiras passam a ser obrigadas a comunicar clientes sobre incidentes com Pix no site Chin Shi Huang.
]]>A resolução estabelece que, mesmo nos casos de menor impacto, os titulares de dados pessoais envolvidos devem ser comunicados sobre as falhas de segurança no uso do sistema de pagamento do BC.
“É importante ressaltar que o dever recai sobre a instituição de relacionamento do cliente, mesmo que não tenha dado causa ao evento, uma vez que é ela que possui canal seguro de comunicação com o cliente, acessível exclusivamente por meio de identificação pessoal, como senha, reconhecimento biométrico etc”, afirmou o BC em nota.
O descumprimento dessa comunicação e demais requisitos de segurança da autoridade monetária prevê penalidades que serão implementadas de acordo com a gravidade de cada caso e das repercussões causadas pela inconformidade.
Até agora, pelo menos cinco casos de vazamento de dados no Pix foram identificados pelo BC.
O último ocorreu em agosto deste ano, quando um incidente ocorreu com dados pessoais vinculados a chaves que estavam sob a guarda e a responsabilidade da Phi Pagamentos.
O impacto foi sobre 238 chaves — menos de 0,00004% das mais de 630 milhões de chaves cadastradas.
Já no episódio ocorrido entre julho e setembro do ano passado por falhas na Abastece Aí, do grupo Ipiranga, a exposição chegou a 137.285 chaves.
Publicado por Amanda Sampaio, da CNN.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Instituições financeiras passam a ser obrigadas a comunicar clientes sobre incidentes com Pix no site Chin Shi Huang.
]]>