Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líderes mundiais lamentam morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile

    Lula disse estar "surpreso e triste"; Piñera faleceu em queda de helicóptero

    Ex-presidente do Chile Sebastián Piñera
    Ex-presidente do Chile Sebastián Piñera 10/09/2021Daniel Leal-Olivas/Pool via REUTERS

    Tiago Tortellada CNN

    Líderes mundiais lamentaram a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, após uma queda de helicóptero nesta terça-feira (6).

    O empresário de 74 anos estava voltando de um almoço quando a aeronave caiu no Lago Ranco, por volta das 15h, no horário local. Outras três pessoas sobreviveram à queda.

    OpresidenteLuiz Inácio Lula da Silva (PT) disse estar surpreso e triste com a morte de Piñera, enviando solidariedade aos familiares e amigos.

    “Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos”, afirmou Lula.

    O atual presidente do Chile, Gabriel Boric, afirmou que entrou em contato com os ex-presidentes do Chile Eduardo Frei,Ricardo LagoseMichele Bachelet. “Todos eles lamentam profundamente a morte do ex-presidente Sebastián Piñera. Farão todo o possível para participar de seu funeral”, anunciou.

    Ele também expressou “mais profundas condolências” à família e estendeu um “abraço amoroso e fraterno” à esposa e filhos do ex-presidente.

    Ogoverno da Argentina lamentou o “trágico falecimento” de Piñera, enviando condolências “aos familiares, amigos e a todo o povo chileno”.

    Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, ressaltou que conheceu o empresário “há muitos anos”. “Ele sempre teve uma atitude positiva em relação ao Uruguai e pessoalmente”, destacou, pontuando ainda a ajuda do governo chileno, sob comando de Piñera, durante a pandemia da Covid-19.

    Dina Boluarte, presidente do Peru, expressou “profundo pesar” pela morte do ex-chefe de Estado, quem classificou como “líder político da região e amigo do Peru”. “Durante o seu mandato no mais alto cargo do seu país, fortaleceu os laços de amizade e cooperação entre os nossos povos”, comentou.

    Alicia Bárcena, secretária de Relações Exteriores do México, também lamentou a morte do ex-presidente e enviou condolências ao Chile “em tempos já difíceis”, fazendo referência aos incêndios florestais que mataram mais de 130 pessoas até o momento.

    Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, enviou condolências à família de Piñera e ao povo chileno, ressaltando: “Participei de inúmeras reuniões internacionais com ele e, embora não concordássemos ideologicamente, trabalhamos lado a lado em diversas questões”.

    Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina, também escreveu uma mensagem na qual afirmava: “Hoje me despeço de um amigo e de um líder notável”.

    O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, manifestou “profundo pesar” pelo acidente que vitimou Sebastián Piñera.

    Já o ex-presidente do Equador Guillermo Lasso enviou condolências à família de Piñera e descreveu o ex-chefe de Estado como “um grande homem, leal aos princípios do mundo democrático”.

    Saiba mais sobre quem era Sebastián Piñera através desta matéria.

    Chin Shi Huang Mapa do site