Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Terminais de ônibus voltam a funcionar em SP após paralisação

    Segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores, a interrupção do serviço foi motivada por um protesto das chapas de oposição na entidade, que está em meio a uma eleição presidencial

    Movimentação de ônibus no terminal Praça da Bandeira após paralisação em São Paulo
    Movimentação de ônibus no terminal Praça da Bandeira após paralisação em São Paulo Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo - 21.nov.2023

    Da CNN

    Ouvir notícia

    Oito terminais de ônibus na cidade de São Paulo tiveram o funcionamento afetado por uma paralisação na manhã desta terça-feira (21). A SPTrans informa que as operações já foram normalizadas

    Segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de São Paulo, a paralisação foi motivada por um protesto das chapas de oposição na entidade, que está em meio a uma eleição presidencial.

    De acordo com a SPTrans, os terminais João Dias, Campo Limpo, Capelinha, Parque D. Pedro II, Pinheiros, Santana, Santo Amaro e Vila Nova Cachoeirinha tiveram suas saídas bloqueadas. A empresa diz que fará um boletim de ocorrência para responsabilizar as pessoas que impedem as saídas dos veículos.

    Ainda segundo a SPTrans, 17 veículos tiveram as chaves subtraídas, enquanto dois ônibus foram depredados e outros dois tiveram os pneus furados.

    Quatro chapas participam da eleição no sindicato. Segundo a atual direção, as três chapas de oposição estão “querendo criar imbróglio” para a votação. A direção da entidade acusa a oposição de tentar, inclusive, acionar a Justiça para impedir o pleito.

    Imagens obtidas pelo portal “Diário do Transporte” mostram o momento em que um homem atira pedras nas janelas de um ônibus articulado no terminal Santo Amaro, na zona sul.

    A Polícia Militar foi acionada, mas, até o momento, não há informações sobre presos.

    A eleição no sindicato será entre hoje e amanhã (22). Os associados podem votar em todas as garagens do sistema municipal e na sede da entidade.

    ACNN tenta contato com representantes das chapas de oposição, mas ainda não obteve resposta.

    Veja o que diz a SPTrans:

    A SPTrans irá registrar Boletim de Ocorrência junto à polícia para que sejam responsabilizados aqueles que impedem o acesso da população a terminais de ônibus na cidade de São Paulo nesta terça-feira (21).

    A SPTrans repudia os atos que privam a população de São Paulo de acessar o serviço essencial de transporte público nos terminais João Dias, Campo Limpo, Capelinha, Parque D. Pedro II, Pinheiros, Santana, Santo Amaro e Vila Nova Cachoeirinha, sem qualquer aviso prévio aos passageiros.

    A SPTrans está deslocando suas equipes de campo e os guinchos do sistema de transporte municipal para prestar apoio à operação dos terminais da cidade e solicitou auxílio do policiamento para atuar nestes locais.

    Rodízio suspenso

    A Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio de veículos na capital paulista nesta terça-feira por conta da paralisação dos ônibus. A Prefeitura informou que o rodízio está suspenso tanto para carros como para caminhões nesta terça-feira (21/11), em razão do impacto das paralisações em terminais de ônibus nesta manhã. A suspensão do Rodízio vale para os picos da manhã (7h às 10h) e da tarde (17h às 20h). Leia a nota na íntegra:

    “A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que o Rodízio Municipal de Veículos está suspenso tanto para carros como para caminhões nesta terça-feira (21/11), em razão do impacto das paralisações em terminais de ônibus nesta manhã. A suspensão do Rodízio vale para os picos da manhã (7h às 10h) e da tarde (17h às 20h).”

    As demais restrições existentes na cidade estão mantidas em vigor hoje:

    • Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
    • Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);
    • Faixas e corredores exclusivos de ônibus;
    • Zona Azul


    (Publicada por Fábio Munhoz. Com informações de Felipe Souza e Vital Neto, da CNN)

    Mais Recentes da CNN

    Chin Shi Huang Mapa do site