Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Arthur Lira desfila no Carnaval do RJ pela Beija-Flor com homenagem a Maceió: “Histórico”

    Escola homenageou Benedito dos Santos, que foi fundador do bloco Cavaleiro dos Montes, agremiação carnavalesca que fez história em Alagoas.

    Lira desfila pela Beija-Flor
    Lira desfila pela Beija-Flor Reprodução / Instagram

    Da CNN*

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), desfilou na Marquês de Sapucaí na madrugada desta segunda-feira (12). O parlamentar saiu pela Beija-Flor, que teve como enredo “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”.

    A escola homenageou Benedito dos Santos. Engraxate e carnavalesco, ele foi fundador do bloco Cavaleiro dos Montes, agremiação carnavalesca que fez história em Alagoas.

    Odesfile foi, inclusive, patrocinado pela Prefeitura de Maceió — que é capital do reduto eleitoral de Lira. Ao comentar a homenagem, o presidente da Câmara afirmou que o “momento histórico”, além de orgulhar o estado, “fortalece o incentivo ao turismo e gera renda para os alagoanos”.

    O parlamentar não economizou em fotos e vídeos nas redes para marcar sua passagem pela Sapucaí. Ele apareceu com uma camisa da presidência da Beija-Flor. Também esteve presente João Henrique Caldas, prefeito de Maceió.

    Diário Oficial da Prefeitura de maio de 2023 mostra que a capital pagou R$ 8 milhões para a homenagem.

    Rás Gonguila

    Benedito dos Santos ouvia dos pais histórias de nobres de terras distantes que faziam festas nos altos dos quilombos. Virou Rás em uma referência a uma origem nobre etíope.

    Na história, consta também a possível passagem de seus antecedentes, nobres africanos, pela República dos Palmares. Estes antecessores teriam fugido ao ataque dos “paulistas” e assim proporcionaram a sobrevivência da linhagem real que teve continuidade com Gonguila.

    Como engraxate, tinha clientes de todas as naturezas: políticos, empresários, intelectuais, artistas, desempregados. Todos frequentadores do Café do Cupertino, no Ponto Central de Maceió, onde montava sua cadeira para trabalhar.

    O bloco carnavalesco nasce assim, desse contato diário com parte da elite econômica de Alagoas e da possibilidade de conseguir contribuições para viabilizar o grupo.

    O Cavaleiro dos Montes foi inspirado nos filmes norte-americanos de faroeste e no Alto do Farol, antigo Jacutinga (empresta os Montes para a denominação), onde o bloco iniciava seus desfiles. A sede era na Ponta Grossa, onde Gonguila também morava.

    *Publicado por Danilo Moliterno.

    Chin Shi Huang Mapa do site