Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carnaval: veja 5 dicas para preparar o corpo para a folia

    Para aguentar os dias de muita dança, pulos e diversão, o corpo precisa estar bem preparado; veja o que pode ajudar

    No Carnaval, é comum passar muito tempo em pé e o corpo precisa estar preparado para a folia
    No Carnaval, é comum passar muito tempo em pé e o corpo precisa estar preparado para a folia Pollyana Ventura/GettyImages

    Gabriela Maraccinida CNN

    OCarnaval já está chegando e, com ele, as festas, os bloquinhos, os desfiles e muitas horas de dança – se você for do time que gosta de “pular Carnaval”, claro. Porém, apesar de ser uma época festiva, os cuidados com a saúde não devem ser deixados de lado, e isso inclui o preparo físico.

    “Uma pessoa que vai em algum evento de Carnaval costuma ficar muito tempo em pé, pulando e se movimentando. Quando se tem uma musculatura forte e um bom condicionamento físico, se tem mais resistência para tudo isso”, afirma o personal trainer Caio Signoretti.

    Mas como e por onde começar? Primeiro de tudo, é importante fazer uma avaliação com um profissional de saúde para entender se há alguma restrição antes de começar os exercícios físicos. Feito esse check-up e com aval médico, é hora de começar de forma gradual, aumentando a intensidade aos poucos. Não vá com muita sede ao pote, ainda mais se você está começando a se exercitar agora: a evolução demanda tempo.

    “É muito difícil a pessoa conseguir algum tipo de melhora significativo de resistência, condicionamento ou, até mesmo, estético até o Carnaval, pois faltam poucos dias. Mas a ideia é que ela inicie agora o preparo físico já pensando em algo para se levar para o resto da vida”, observa o profissional de educação física. Com isso em mente, vamos às dicas.

    1. Aposte em exercícios de fortalecimento muscular

    Para aproveitar bem as longas horas em pé é preciso ter os músculos fortes para protegerem as articulações. “O que vai dar base para o corpo ter capacidade de absorver impactos em outras atividades e no Carnaval é o fortalecimento”, afirma Caio.

    Esse fortalecimento é feito através da musculação, que pode ser feita em academias ou em casa, com uso de aparelhos ou itens adaptados para simular halteres e barras, por exemplo. Porém, é muito importante se lembrar de começar o treino com o acompanhamento de um profissional de educação física, que irá orientar como fazer cada movimento da maneira correta.

    Além disso, é importante começar aos poucos. Os iniciantes devem focar, primeiro, em fazer o movimento do jeito certo para, depois, focar na progressão de carga e no aumento da intensidade.

    2. Invista em treinos aeróbicos

    Além do treino de força, é interessante investir também em atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, pedaladas ou natação. Esse tipo de exercício ajuda a aumentar o condicionamento físico e fortalece o sistema cardiovascular – por isso, ele é popularmente conhecido como “cardio”.

    No entanto, a dica para evoluir nesse tipo de treino é sempre se desafiar a fazer mais e, aos poucos, aumentar a intensidade do treino. Por exemplo: se um dia você andou 2 km (quilômetros) por 30 minutos, no próximo treino, experimente percorrer 2,5 km nos mesmos 30 minutos. “É importante a pessoa sempre tentar melhorar a performance de alguma maneira. É uma dica para a pessoa não se sentir desmotivada e começar a ver resultado”, explica Caio.

    É possível, inclusive, intercalar treinos de força com treinos aeróbicos: se você faz musculação quatro vezes na semana, que tal encaixar o “cardio” em outros dois dias, por exemplo?

    3. Faça alongamentos

    Oalongamento é benéfico em qualquer hora do dia e pode ser incluído na rotina durante o Carnaval. Se você já tem o costume de se alongar diariamente, nos dias de folia esse cuidado não deve ser deixado de lado. “O alongamento pode ser feito duas ou três vezes por semana. É possível, até mesmo, incluir a ioga na rotina, que trabalha bem a parte da mobilidade e de alongamento”, afirma o personal.

    Pensando no Carnaval, uma dica é apostar em exercícios de mobilidade que trabalham bem os joelhos e os tornozelos, que são articulações que recebem bastante impacto durante movimentos como pulos, corridas e caminhadas, bastante comuns durante as festas de Carnaval.

    4. Alimente-se e hidrate-se bem

    Para além dos cuidados físicos, é importante cuidar da alimentação e da hidratação. Afinal, esses são dois pilares importantes para fornecer a energia e resistência necessária para aguentar os dias de folia. Durante o Carnaval, aposte em refeições leves, com carboidratos, proteínas e vegetais e evite frituras e comidas gordurosas.

    Se for beber álcool, intercale os drinks ou cervejas com uma boa dose de água. Essa dica é fundamental para evitar a ressaca e para poder curtir os dias restantes do Carnaval com saúde e energia. Além disso, se for um dia de muito sol, esse cuidado com a hidratação deve ser ainda maior. Lembre-se também de passar protetor solar.

    5. Mantenha uma boa noite de sono e respeite o descanso

    Para aguentar todos esses dias de folia, o corpo precisa descansar bem. Por isso, entre os dias de Carnaval, procure ter uma boa noite de sono, dormindo entre 7 e 9 horas por noite. Evite mexer em telas antes de se deitar e se alimentar antes de dormir – respeite um intervalo de, pelo menos, duas horas entre a última refeição e o momento de se deitar, se possível.

    Além disso, o descanso entre os treinos é fundamental para que o corpo se recupere bem e se mantenha forte para os próximos estímulos físicos. Procure intercalar os grupos musculares que vão ser trabalhados (por exemplo, em um dia treine músculos superiores e, no outro, inferiores) e respeite o descanso entre as séries. Com isso, será possível evoluir e manter um bom preparo físico para o Carnaval e depois também.

    Chin Shi Huang Mapa do site