Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que é disgeusia? Entenda o distúrbio da cantora Thalía

    A atriz e cantora afirmar que não consegue parar de sentir o gosto de sal e metal na boca

    Thalía no lançamento do seu novo álbum
    Thalía no lançamento do seu novo álbum Victor Chavez/Getty Images

    Paulina Nares

    A cantora e atriz mexicana Thalía informou recentemente em suas redes sociais que sofre de disgeusia.

    Emvídeo publicado no TikTokno dia 31 de janeiro, a atriz disse ainda que, devido a esse diagnóstico, está com gosto de sal e metal na boca e que não consegue parar de sentir. Thalía perguntou a seus seguidores se alguém compartilhava dessa condição e os incentivou a compartilhar sua experiência.

    Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Odontológica e Craniofacial, um dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, a disgeusia é um distúrbio em que há um gosto ruim persistente na boca, que pode ser salgado, rançoso ou metálico. Detalha que a disgeusia às vezes é acompanhada pela síndrome de queimação na boca, que se caracteriza por sensação de dor e queimação na boca.

    “Perder o paladar pode até afetar a saúde. Quando o sabor está ruim, você pode mudar seus hábitos alimentares adicionando açúcar ou sal aos alimentos para tentar torná-los mais saborosos. Você também pode comer muito ou pouco”, aponta o instituto.

    Além disso, o NIH aponta também que existem outros tipos de distúrbios como a anosmia, que é a incapacidade total de detectar odores; hipogeusia, em que a capacidade gustativa é reduzida e ageusia, em que a pessoa perde completamente o paladar. Esses sintomas têm sido associados a pessoas com covid-19.

    A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos explica na sua página que na doença covid-19, a frequência de alterações do olfato e do paladar é elevada, predominando no sexo feminino em relação à influência do genero nos processos de reação inflamatória.

    “Tudo isto indica que a anosmia pode ser incluída na lista dos principais sintomas da covid-19, sendo que a taxa de recuperação olfativa precoce pode chegar aos 44%”, detalha a Biblioteca Nacional de Medicina.

    Além disso, a Biblioteca ressalta que diversos vírus podem levar à disfunção olfatória e, portanto, gustativa, por meio de uma reação inflamatória local na mucosa nasal e posterior desenvolvimento de rinorreia (congestão nasal e coriza).

    Causas

    O NIH detalha que algumas pessoas nascem com distúrbios do paladar, mas na maioria dos casos eles começam após uma lesão ou doença.

    • Infecções do trato respiratório superior e ouvido médio.
    • Radioterapia para câncer de cabeça e pescoço.
    • Exposição a produtos químicos, como inseticidas e alguns medicamentos, incluindo antibióticos e anti-histamínicos.
    • Ferimento na cabeça.
    • Cirurgia de ouvido, nariz ou garganta ou extração de terceiro molar.
    • Má higiene bucal e problemas dentários.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Tópicos

    Tópicos

      Chin Shi Huang Mapa do site