Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sutiã esportivo adequado pode aumentar desempenho na corrida, aponta estudo

    Peça de alto suporte pode melhorar o desempenho de corrida de uma mulher em 7% e reduzir riscos de lesões

    Sutiã esportivo de alto suporte pode melhorar o desempenho de corrida
    Sutiã esportivo de alto suporte pode melhorar o desempenho de corrida Alvaro Medina Jurado/Getty Images

    Lucas Rochada CNN

    em São Paulo

    Como prática regular de exercício, a corrida requer alguns cuidados básicos para potencializar os benefícios e reduzir os riscos de lesões.

    Para as mulheres, um sutiã esportivo bem projetado protege contra dores nos seios induzidas por exercícios, o que pode ser uma barreira significativa para a prática de esportes. Até 72% das mulheres sentem dor nos seios durante a corrida.

    Os dados da nova pesquisa, publicados no periódico Frontiers in Sports and Active Living, são resultado de uma análise do efeito de um bom sutiã esportivo na biomecânica da corrida.

    “A biomecânica referente ao melhor desempenho de corrida com maior suporte para os seios não é bem compreendida. Nosso estudo representa um de uma série de pesquisas sobre o tema do suporte da mama e da biomecânica do corpo inteiro”, explicou Douglas Powell, pesquisador do Centro de Pesquisa em Biomecânica da Mama da Universidade de Memphis, nos Estados Unidos, em comunicado.

    “Queríamos identificar estratégias para reduzir a dor mamária induzida por atividades para mulheres, um grupo que representa aproximadamente 50% da população.”

     

    Biomecânica da corrida

    Os pesquisadores analisaram a influência do suporte da mama na rigidez da articulação do joelho durante a corrida em esteira. A medida indica a resistência da articulação do joelho ao movimento quando a força é aplicada. Essa rigidez tem sido associada a menor consumo de oxigênio, melhor desempenho e lesões relacionadas à corrida.

    A análise contou com a participação de 12 mulheres, com idades entre 18 e 35 anos, que costumam correr como uma atividade de lazer. Foram utilizados dois tipos de sutiãs esportivos diferentes, um de alta e outro de baixa sustentação. Para fins de comparação, elas também realizaram o experimento sem o uso de sutiã. Cada participante realizou sessões de corrida de três minutos em cada uma das três condições de suporte de mama.

    Para coletar os dados, os pesquisadores usaram um sistema de captura de movimento de 10 câmeras e uma esteira instrumentada. Os movimentos das participantes foram rastreados usando marcadores individuais colocados em diferentes partes do corpo. Os pesquisadores usaram uma ferramenta de modelagem em 3D para calcular os impactos da articulação do joelho. Um software personalizado foi usado para calcular a rigidez da articulação e os deslocamentos da mama durante a corrida.

    O que diz o estudo

    O experimento mostrou que o aumento dos níveis de suporte da mama foi associado a uma maior rigidez da articulação do joelho. Em comparação com a condição de controle (sem uso de sutiã), as condições de baixo e alto suporte foram associadas a aumentos de 2% e 5% na rigidez da articulação do joelho, respectivamente.

    No geral, levando em consideração esses resultados e os resultados de pesquisas anteriores, um sutiã esportivo de alto suporte pode melhorar o desempenho de corrida de uma mulher em 7%.

    “As descobertas mostram que o suporte dos seios não apenas influencia o movimento dos seios, mas também que as compensações ocorrem em todo o corpo”, disse Powell. Essas compensações podem levar à redução do desempenho na corrida, aumento do risco de lesões e até mesmo ao desenvolvimento de dores crônicas, como dores nas costas e no peito.

    “Nos últimos 50 anos, ocorreu uma evolução limitada no design do sutiã. Nossas descobertas, em conjunto com pesquisas anteriores, mostram que os sutiãs esportivos devem ser considerados não apenas como vestuário, mas também como equipamentos esportivos que podem melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões, desempenhando um papel importante na saúde da mulher”, conclui.

    Leia também sobre os benefícios da caminhada.

    Chin Shi Huang Mapa do site