Chin Shi Huang

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    TikToker revela perda severa da visão por coçar o olho; entenda a causa

    O criador de conteúdo digital Juan Guedes alertou para os riscos de coçar os olhos; a perda da visão foi causada por ceratocone

    Reprodução

    Natanael Oliveirada CNN

    Você tem o hábito de coçar constantemente os olhos, mesmo que seja por conta de alguma alergia? Se for o seu caso, melhor tomar cuidado para não desenvolver uma doença ocular chamada ceratocone, que em condições graves, pode ocasionar até mesmo na perda de visão.

    O criador de conteúdo digital Juan Guedes foi surpreendido pelo diagnóstico da doença durante uma consulta com seu oftalmologista e revelou aos seus seguidores a perda severa de visão causada pelo ceratocone.

    @juanpguedes

    estou ficando cego

    ♬ som original – Juan

    A visita ao especialista foi motivada por queixas de Juan ao perceber que não estava enxergando bem nos últimos meses. Durante o relato ao oftalmologista, o influencer admitiu que coçava bastante o olho, principalmente durante crises de rinite.

    Sem imaginar que a coceira poderia ser a responsável pela má visão, Juan foi surpreendido com o diagnóstico de ceratocone. Além disso, ele revelou que enquanto seu olho direito tem meio grau de astigmatismo, o olho esquerdo – mais afetado – tem cinco graus.

    O que é ceratocone?

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), o ceratocone é “uma degeneração do olho, na qual a córnea normalmente redonda e em forma de cúpula (superfície frontal transparente do olho) se torna cada vez mais fina e saliente”.

    A doença genética é considerada rara com uma evolução progressiva e lenta. O ceratocone ocorre em cerca de uma em cada 2 mil pessoas na população em geral, principalmente entre jovens na puberdade ou no final da adolescência.

    A principal característica da doença é a alteração progressiva na espessura da córnea, que forma uma saliência com um formato parecido com um cone – ocasionando uma visão turva e distorcida.

    O que causa a doença?

    Os médicos oftalmologistas ainda não sabem a causa exata do ceratocone, mas diversos fatores podem contribuir para o seu aparecimento, como predisposição genética e histórico familiar.

    O ato de coçar os olhos também é um fator determinante para o surgimento do ceratocone. A ação pode causar um trauma ocular que promove alterações na córnea.

    Pessoas com Síndrome de Down ou com alterações oculares congênitas, como a catarata, também podem apresentar a condição. A doença também ocorre com mais frequência em pessoas com asma e eczema.

    Os sintomas da doença

    Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, entre os principais sintomas das pessoas com ceratocone, estão:

    • Agravamento da miopia e astigmatismo irregular;
    • Visão embaçada, com piora durante o período noturno;
    • Fotofobia (sensibilidade à luz);
    • Visão dupla;
    • Irritação nos olhos.

    Tratamento do ceratocone

    Mesmo não tendo cura, em casos mais leves, o controle da evolução da doença pode ser feito com óculos ou lentes de contato gelatinosas, que recuperam a acuidade visual perdida para o ceratocone.

    Em casos mais graves, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária. Uma dos principais é o crosslinking, técnica que consiste em raspar a superfície da córnea para aplicar um colírio com vitamina B2, fortalecendo o colágeno da estrutura ocular e reduzindo o desenvolvimento da doença.

    Chin Shi Huang Mapa do site