Chin Shi Huang

Onde os bartenders bebem? Com Alex Mesquita, em Buenos Aires

Já se perguntou onde os bartenders mais badalados do mundo bebem quando estão fora do trabalho? Alex Mesquita, mixologista e diretor criativo do Elena, no Rio, compartilha seus endereços prediletos na capital da Argentina

Alex Mesquita é mixologista de renome nacional e internacional na área
Alex Mesquita é mixologista de renome nacional e internacional na área Tomás Rangel

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Buenos Aires, Argentina

Um dos nomes mais conhecidos do país quando o assunto é mixologia, Alex Mesquita quase foi um futebolista, mas acabou por enveredar para o campo dos coquetéis. Hoje com mais de duas décadas de carreira, ele teve passagem pelo Paris Bar e pelo Tan Tan, atualmente o bar brasileiro mais bem colocado entre os melhores do mundo.

Antes de alimentar o currículo na área, porém, trocou o Brasil pela Argentina para se formar pela Universidade do Coquetel em Buenos Aires. O resultado deu certo e, além das casas de prestígio que comandou, hoje Alex é consultor no ramo e diretor criativo do Elena,bar e restaurante no bairro do Horto, no Rio.

Apesar de atuar na ponte aérea, o profissional experimenta outros goles não somente em território nacional, mas também em terras estrangeiras, a exemplo da Buenos Aires que o acolheu durante os estudos. Assim, a seguir, Alex Mesquita compartilha seus locais prediletos para beber bem na capital argentina:

  • Tres Monos

O Tres Monos fica em uma esquina de Palermo e pode ser resumido como um bar de coquetéis que reúne excelente opções de gastrobar e uma atmosfera descolada. Os coquetéis mudam de acordo com temporadas – mas os drinques clássicos são sempre garantidos.

Repleto de luzes neon, funcionários jovens e até drinques em apresentações divertidas, vale dizer que atualmente o bar é o melhor da Argentina de acordo com a lista do The World’s 50 Best Bars, em que figura na 11ª posição geral.

Tres Monos: Guatemala 4899 – Palermo, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 9 11 2896-9457 / Horário de funcionamento: todos os dias, a partir das 14h / Reservas via site.

  • CoChinChina Bar

CoChinChina tem cardápio e carta de influências francesas e vietnamitas / CNN Viagem & Gastronomia

O CoChiChina também serve ótimos drinques e comidas muito boas, além de estar entre os 50 melhores bares do mundo. O endereço badalado tem mesas cheias do lado de dentro e de fora, em que o ambiente é preenchido com música descolada.

O bar é o projeto solo de estreia de Inés de Los Santos, uma das mais importantes mixologistas argentinas, que criou aqui um ambiente descontraído com menu de drinques autorais e comidinhas de influência vietnamita e francesa.

CoChinChina Bar: Armenia 1540 – Palermo, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 9 11 2247-6452 / Horário de funcionamento:  terça a domingo, das 19h às 3h / Reservas via site.

  • Kōnā Corner

Em Belgrano, o Kōnā conta com um excelente omakase de coquetéis asiáticos. Os drinques são servidos em sete tempos (em doses menores) e oferecem uma viagem pela cultura japonesa que inspira a casa.

Quem está por trás da empreitada é a chef Narda Lepes; já a idealizadora do bar no andar de cima, que conta com DJ todos os dias e uma sala de karaokê, foi Inés de los Santos.  No quesito comida, a casa foca em pratos japoneses tradicionais com toques modernos.

Kōnā Corner: Castañeda 1899 – Belgrano, Buenos Aires – Argentina / Sem telefone / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 19h à 0h; sexta e sábado, das 19h à 1h / Reservas via site

  • Nicky Harrison

 

Difícil não resgatar a era da Lei Seca neste bar, pois aqui se bebe muito bem e o ambiente é totalmente inspirado nesta época antiga com ajuda de luzes baixas, sofás e móveis.

Situado em Palermo, o local completou uma década no ano passado e hoje apresenta carta de vinhos com os principais rótulos de vinícolas argentinas de renome e cardápio com inspiração japonesa que serve ceviches, tiraditos, sashimi e rolls.

Nicky Harrison: Malabia 1764 – Palermo, Buenos Aires – Argentina / Tel.: +54 11 4831-0519 / Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, a partir das 20h / Reservas via site

  • El Limón

O El Limón é um bar pequeno com ambiente underground e descolado. O local possui uma carta enxuta com ótimos coquetéis e trabalha a partir de uma coquetelaria autoral.

Um balcão faz a divisa entre a calçada e o interior do bar, que é tocado por Lucas Dávalos. A casa ainda serve pequenos pratos para acompanhar os goles e o atendimento é por ordem de chegada.

El Limón: Castillo 590 – Villa Crespo, Buenos Aires – Argentina / Horário de funcionamento: domingo e segunda, das 18h à 1h; terça, das 19h às 2h; quarta a sábado, das 19h às 3h.

Chin Shi Huang Mapa do site