Chin Shi Huang

Onde os bartenders bebem? Com David Donde, do The Art of Duplicity, em Cape Town

Quer saber onde os criadores dos bares mais secretos de Cape Town bebem? David Donde abre o jogo

David Donde no AoD Bar, o speakeasy realmente secreto da Cidade do Cabo
David Donde no AoD Bar, o speakeasy realmente secreto da Cidade do Cabo Reprodução / Instagram

CNN Viagem & Gastronomiada CNN

David Donde é sócio do bar speakeasy mais autêntico da Cidade do Cabo. O armazém de 1898 que guarda o “The Art of the Duplicity” não pode ser encontrado pelo Google Maps, diferente de outros “bares clandestinos” inspirados no período da lei seca americana dos anos 20. A experiência começa com uma senha secreta e um endereço, que são compartilhados apenas poucas horas antes da reserva.

Depois de conseguir acessar este bar, que é um ode à decadência, são os coquetéis exclusivos, criados pelo co-fundador e premiado bartender Brent Perremore, que fazem com que os clientes espalhem a palavra do AoD. Na maior atmosfera de “proibido é mais gostoso”, músicos de jazz se apresentam ao vivo entre sofás chesterfield e uma cristaleira com mais de três metros de altura.

“Ou brincamos com coquetéis clássicos ou vamos fazer algo completamente original. Nossos drinques precisam ser inteligentes, precisam ser divertidos, ter um toque de senso de humor e respeitar a tradição” afirma Donde, sócio de um dos únicos bares da Cidade do Cabo mencionados no 50 Best Discovery, que indica restaurantes e bares que receberam votos dos especialistas, mas não figuram entre os premiados do World’s 50 Best Bars.

David Donde viaja com sua moto sempre que pode, mas quando precisa trocar pelo avião, escolhe ir da África do Sul direto para o Brasil. Por nossos cafés, é claro, mas também para vivenciar a cena gastronômica de São Paulo e encontrar grandes amigos, como Alex Atala. O sócio do AoD Bar reflete sobre os pontos em comum entre a capital paulista e Cape Town, desde a cultura e as pessoas, até a forma de tocar um negócio. Como o Tan Tan, de Thiago Bañares, que para David é um case de sucesso entrando em sua seleta lista pessoal de bares favoritos no mundo.

Confira a lista dos bares que David Donde ama frequentar na Cidade do Cabo, África do Sul:

The House of Machines

David Donde descreve o bar The HouseofMachines como “aquele seu bar preferido do bairro, mas um pouco mais hipster e completamente turbinado”. Contrariando as primeiras impressões, fazer parte de um clube de motociclismo não é um pré-requisito para beber no THoM. Localizado no centro de Cape Town, este é um bar despretencioso que oferece coquetéis acessíveis com um toque de ousadia. A carta de cervejas artesanais é extensa e sua atmosfera rústica o transforma em um ponto de encontro perfeito para os eventos de música ao vivo. 

The House of Machines: Rua Shortmarket, 84, Cape Town, Western Cape, 8000. Funcionamento: segunda a sábado. Reservas: +27 21 426 1400. Preço médio por coquetel: 29 reais.

Bascule Bar

“Old-fashioned”, “cowboy” ou com uma pedra de gelo – o Bascule Bar é o destino em Cape Town para apreciar um bom whisky. Localizado no Cape Grace Hotel, este bar conta com mais de 400 rótulos que, para David Donde, formam parte de uma das maios importantes coleções do destilado no mundo. Parte do bar funciona no subterrâneo do hotel e a outra parte, oferece vistas deslumbrantes para as montanhas, a marina e seus iates.

Bascule Bar: West Quay Road Victoria & Alfred Waterfront, Cape Town, 8001, África do Sul. Funcionamento: Segunda a Domingo a partir das 12h. Não é necessário reservar.

Strange Love

A destilaria de gin Hope guarda uma das melhores surpresas de Cape Town. Além da fabricação do destilado que segue como queridinho, o bar Strange Love recebe comensais para coquetéis autorais com a bebida da casa. O que mais chama atenção de David Donde nessa casa são os bartenders, que segundo ele, dão uma aula de hospitalidade. Localizado na região de Salt River, este lounge formado por alambiques de cobre e mobília escandinava tenta trazer conceitos de sustentabilidade para dentro do menu.

StrangeLove Cocktail Lounge: Rua Hopkins, 7, Salt River, Cape Town, 7925. Funcionamento: quinta e sexta. Reservas: +27 64 701 5455. Preço médio por coquetel: 23 reais.

The “secret” Gin Bar

 

Recomendar um bar secreto não é uma tarefa fácil para David Donde, que leva o assunto a sério. Porém, o “The Secret Gin Bar” se tornou um clássico da cidade, mesmo com sua localização não tão secreta. É passando uma loja de chocolates artesanais muito bem apresentados que os comensais se deparam com um quintal de azulejos coloridos, plantinhas penduradas e uma atmosfera mediterrânea. Esse espaço ao ar livre, intimista, é perfeito para apreciar as mais distintas criações com gin, desde o clássico G&T com rótulos locais até o “Pomodoro”, sua versão com tomate.

The “secret” Gin Bar: Rua Wale, 64A , City Centre, Cape Town, Western Cape, 8000. Funcionamento: segunda a sábado. Reservas: +27 71 241 2277. Preço médio por coquetel: 29 reais.

Cause Effect Cocktail Kitchen

“Tenho muito orgulho em dizer que ‘Cause Effect CocktailKitchen‘ é uma verdadeira joia de Cape Town” finaliza David Donde, com um sorriso no rosto. Reconhecido como um dos bares mais tradicionais da cidade, o Cause Effect se propõe a revolucionar a cena coqueteleira local com uma seleção ousada de receitas autorais. Como figurinha presente nas principais listas globais, o bar africano assumiu o posto de 75º melhor bar do mundo em 2022, e subiu o 53º lugar na lista do “50 Best Bars of the World” em 2022.

Cause Effect Cocktail Kitchen: Rua Park Road, 2A, Gardens, Cape Town, 8001. Funcionamento: terça a sábado. Reservas: +27 21 422 0266. Preço médio por coquetel: 39 reais

Chin Shi Huang Mapa do site