Chin Shi Huang

Onde as sommelières bebem? Com Yasmin Yonashiro, sócia do Jojo Ramen, em SP

Já se perguntou onde as sommelières mais badaladas do mundo bebem quando estão fora do trabalho? Yasmin Yonashiro abre o jogo e compartilha seus endereços prediletos na capital paulista

A sommelière Yasmin Yonashiro, um dos nomes mais importantes do país quando o assunto é saquê
A sommelière Yasmin Yonashiro, um dos nomes mais importantes do país quando o assunto é saquê Alex Takaki

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo, SP

A sommelière Yasmin Yonashiro é um dos nomes mais importantes do saquê no Brasil. Com mais de 15 anos de atuação, ela foi uma das primeiras profissionais no país a obter a certificação japonesa de Kikisake-shi pelo Sake Service Institute (SSI), que atesta o título de sommelier de saquê.

Hoje presta consultoria para casas renomadas e possui experiência na elaboração de cartas de saquê, assim com o desenvolvimento de profissionais em restaurantes de alta gastronomia e na hospitalidade baseada na cultura japonesa omotenashi.

Junto de Simone Xirata, é responsável pela hospitalidade e pela gestão do salão do Jojo Ramen, um dos melhores restaurantes para ramen em São Paulo que acabou de abrir uma nova unidade no bairro da Santa Cecília.

Longe de seu trabalho, a expert gosta de experimentar outros goles pela capital paulista, em que frequenta alguns dos balcões mais badalados da cidade, principalmente em Pinheiros. A seguir, confira onde beber bem em São Paulo de acordo com os endereços prediletos de Yasmin Yonashiro:

  • Picco

Picco tem coquetéis clássicos e autorais junto de cardápio de pizzas napolitanas; na foto, pizza zucchini e drinque Daiquiri / Tales Hidequi

No Picco, o sócio fundador Lula Mascella, o Lulinha para os mais chegados, criou um ambiente especial onde a arte de fazer coquetéis encontra a delícia das pizzas.

É um dos raros bares que abre as portas aos domingos. Eu simplesmente adoro passar as noites de fim de semana na calçada, desfrutando de coquetéis bem elaborados e ótimas conversas com amigos.

Picco: Rua Lisboa, 294 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) ️3081-0066 / Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 18h à 0h. 

  • The Liquor Store

Ambiente do The Liquor Stor, bar comandado por Thiago Bañares, o mesmo por trás do Tan Tan / Tati Frison

O bar de Thiago Bañares, nome por trás do grupo Tan Tan e do bar brasileiro mais bem colocado dentre os melhores do mundo, é um verdadeiro exemplo de excelência, tanto na preparação de coquetéis quanto no ambiente e no atendimento.

Minha dica é comer primeiro no balcão do Goya Sushi, omakase do chef Uilian Goya no primeiro andar, e encerrar a noite no bar, no segundo andar, que possui apenas 20 mesas e ambiente bem reservado.

The Liquor Store: Alameda Franca, 1151 – Jardim Paulista, São Paulo – SP / Horário de funcionamento: quinta-feira a sábado, das 19h à 0h15. 

  • Cozinha 212

Cozinha 212 serve cardápio sazonal pautado no fogo e em ingredientes orgânicos / Reprodução/ Instagram/@cozinha212

No Cozinha 212, na Rua dos Pinheiros, a Chula Barmaid assina a carta de coquetéis do restaurante, em que incorpora ingredientes frescos da natureza cultivados por Stefan, o proprietário da casa.

O bar fica aberto até tarde e é onde costumo desfrutar de clássicos como o Bamboo, um dos meus drinques favoritos e raramente bem feito em outros lugares, ou ainda uma versão de martini que a Chula criou com Awamori, um destilado produzido em Okinawa, uma região do Japão com grande significado para minha família.

Cozinha 212: Rua dos Pinheiros, 174 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2478-6612 / Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 19h à 1h; sábado, das 13h às 16h e das 19h à 1h. 

  • Caledônia

Caledônia possui grande variedade de whisky e mais de 250 rótulos de destilados / Maurício Porto

No Caledônia, a especialidade é whisky e coquetéis. A carta de bebidas é assinada por Rodolfo Bob e nos oferece uma ampla variedade de doses de diferentes tipos de whisky, proporcionando uma visão abrangente do mundo dos whiskies e dos bourbons.

Sempre que vou lá gosto de experimentar algo novo para explorar o potencial incrível que o whisky oferece, muitas vezes, desconhecido para mim. Vale dizer ainda que a casa possui mais de 250 rótulos de destilados para escolhermos.

Caledônia: Rua Vupabussu, 309 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3031-0840 / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 18h à 0h; loja de terça a sábado, das 14h à 0h. 

  • Boca de Ouro

Drink Macunaima do Boca de Ouro
Drinque Macunaíma, um clássico do Boca de Ouro, leva cachaça, limão e Fernet / Pablo Lobo

Também em Pinheiros, o Boca de Ouro é o lugar que todos os meus amigos do setor de restaurantes adoram visitar no final da noite, principalmente para degustar o famoso Macunaíma, drinque ícone da casa que aprecio muito e que leva cachaça, limão e Fernet.

Além dos coquetéis autorais e dos acepipes, a diversão no Boca de Ouro é sempre garantida.

Bar Boca de Ouro: Rua Cônego Eugênio Leite, 1121 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 4371-3933 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: terça e quarta-feira, das 18h à 0h; quinta-feira a sábado, das 18h às 2h; fechado domingo e segunda-feira. 

Chin Shi Huang Mapa do site