Chin Shi Huang

Onde os chefs comem? Com Marcelo Malta, do Malta Beef Club, em SP

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Marcelo Malta é o nome por trás de empreitadas cariocas como o Malta Beef Club e o Sabor das Águas
Marcelo Malta é o nome por trás de empreitadas cariocas como o Malta Beef Club e o Sabor das Águas Tomás Rangel

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo, SP

Histórias de pescador não faltaram na infância de Marcelo Malta, que cresceu em Angra dos Reis e aprendeu desde cedo tudo sobre peixes, como garoupa, dentão, olhete e olho de boi. Da pesca até a limpeza, fazia de tudo. Aos seis anos ganhou uma churrasqueira do avô, que pareceu prever o futuro do garoto.

Na adolescência deu os primeiros passos na arte do churrasco e em 2009 veio o primeiro negócio, o fornecimento para pessoas físicas e jurídicas de peixes e carnes de qualidade. Em 2016 foi a vez de tentar a investida como dono de restaurante ao abrir o Sabor Doc, no Leblon.

Menos de dois anos depois nasceu também no Rio o Malta Beef Club, restaurante de carnes que tem como conceito compartilhar carnes e acompanhamentos. E mais uma empreitada veio em 2022: a abertura do Sabor das Águas,onde Marcelo resgata a relação familiar com o mar.

Mas além de seus negócios na Cidade Maravilhosa, Marcelo também nutre uma admiração por restaurantes na ponte aérea, em que frequenta casas diversas em São Paulo. A seguir, o assador e especialista em carnes compartilha seus endereços prediletos para comer bem na capital paulista:

  • Restaurante Osso

Osso, das mãos do chef Renzo Garibaldi, está entre os melhores restaurantes de carne de SP / Can Fotografia

A seleção de cortes e raças da casa é incrível. Esta é a primeira filial do premiado Osso fora do Peru, que é um verdadeiro deleite para amantes de carnes maturadas. O chef e açougueiro Renzo Garibaldi trabalha com diversos cortes de caprinos, suínos e, principalmente, bovinos com diferentes estágios de maturação.

Do cardápio, quase tudo é grelhado na churrasqueira. Vale dizer ainda que a carta de vinhos é uma das melhores que eu já vi.

Restaurante Osso: Rua Bandeira Paulista, 520 – Itaim Bibi, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3167-3816 / Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 12h às 15h30 e das 19h30 às 23h; sexta-feira, das 12h às 15h30 e das 19h30 à 0h; sábado, das 12h à 0h; domingo, das 12h às 18h. 

  • Goya Zushi

Futomaki do Goya Zushi
Futomaki do Goya Zushi; balcão opera com omakase / Tati Frison

A experiência no Goya é inesquecível. Criado pelas mãos do chef Uilian Goya, a casa fica nos Jardins e opera um balcão em que nos serve somente omakase, ou seja, uma refeição em etapas ao gosto do chef e com os melhores ingredientes selecionados do dia.

Durante as etapas é possível experimentar cinco tipos de sushi e três cortes de sashimi, com toro, chutoro e akami, por exemplo. Eu tenho vontade de ir toda semana. É bom lembrar que o restaurante funciona só de terça a sábado no jantar.

Goya Zushi: Alameda Franca, 1151 – Jardins, São Paulo – SP / Tel.: (11) 97482-8400 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: omakase de terça e quarta-feira a partir das 19h e de quinta às 19h e às 21h / Somente com reservas

  • A Casa do Porco

A grande estrela d'A Casa do Porco, o Porco San Zé
A grande estrela d’A Casa do Porco, o Porco San Zé; restaurante está entre os melhores do mundo / Mauro Holanda

A casa liderada pelos chefs Janaina Torres RuedaeJefferson Rueda dispensa comentários. Na minha opinião, o restaurante é simplesmente perfeito.

No menu, criações nada óbvias e criativas com porco ganham as páginas, como os clássicos sushi de papada com tucupi negro e nori, torresmo de pancetta com goiabada e a porcopoca, uma pururuca servida em saquinho de pipoca, além do Porco San Zé, em que a carne é assada lentamente entre seis e oito horas.

Situado bem no centro da capital, na República, é simplesmente o melhor restaurante brasileiro mundo afora, status dado por importantes premiações como o 50 Best Restaurants e o La Liste.

A Casa do Porco: Rua Araújo, 124 – República, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3258-2578 e (11) 99813-5414 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 23h; domingo, das 12h às 17h; janela de comida rápida das 11h às 23h.

  • Z Deli

Burger Joint do Z Deli
Versão do cheeseburger do Z Deli, com quatro unidades por São Paulo / Amanda Francelino

Sem dúvidas é a melhor sanduicheria de São Paulo. Para mim, a Z Deli é uma fonte de inspiração para o preparo de sanduíches.

Eleita várias vezes uma das melhores hamburguerias de São Paulo, as unidades costumam acumular filas na porta, já que os clientes vão em busca dos discos de burger frescos montados em lanches com pães de qualidade.

Z Deli: unidades no Centro, Itaim, Pinheiros e nos Jardins. Consulte site para horários, contato e cardápios. 

  • De Segunda Restaurante

A comida da casa comandada pelos chefs Júlia TricateeGabriel Coelho é muito bem feita, além de ser repleta de sabor.

Eles se propõem a fazer uma cozinha brasileira sem rótulos, com uso de ingredientes frescos e sazonais. Aberto também às segundas-feiras, a casa ainda oferece menu executivo e opções especiais toda semana.

De Segunda Restaurante: Rua Prof. Tamandaré Toledo, 160 – Itaim Bibi, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3078-2900 / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (fechado às terças), das 12h às 15h e das 19h às 23h; sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h; domingo, das 12h às 16h. 

Chin Shi Huang Mapa do site